GForce Mx4000

Iniciado por hykaruz, 10 de Abril de 2008, 02:04

tópico anterior - próximo tópico

hykaruz

Caros amigo, sou novo na comunidade e leigo em ubuntu (versão 7.10).

A um certo tempo eu venho lendo tópicos que possam me ajudar a instalar a placa gforce mx4000, mas sempre ocorrem uma série de imprevistos. Como meus problemas são variados eu achei mais correto criar um tópico novo, desculpem-me se procedi de maneira erronea.

Bom vamos lá,

- Primeiramente a minha maior dificuldade esta sendo em desativar o gdm, eu tentei os comandos:
sudo gdm stop
gdm stop
entre outros...
criei a senha pro root para tentar fazer isso utilizando ele...
Mas o maximo que consigo é que ele finalize uma tela e abra outra automaticamente (ele abre uma tela muito estranha fazendo uma pergunta, na qual eu respondendo sim ou nao ele nao finaliza o x).
Logo nao consigo fazer a instalaçao usando sh Nvidia~ porque ele acusa que o servidor x está ativo.

A solução que achei foi iniciar no modo seguro para proceder a instalação, mas quando dou o comando sh Nvidia~  ele fala que seria ideal faze-lo no modo nivel 3, e mesmo continuando, ele pede pra fazer ou não o download do kernel (coloquei não como indicado em todos os founs que li) ele diz que eu nao tenho kernel instalado e para a instalação.

Tentei tambem utilizar o Evye (ele nao consegui instala todos pacotes da lista inicial de instalação dele), mas ele nao obteve sucesso.

Entao, visto estes problemas, como devo proceder para parar o modo grafico sem reiniciar no modo seguro e como faço para instala esse kernel que o pacote da nvidia está pedindo?

Desde já, estou super agradecido pela atenção de todos.
Hyk~

ps.: E por favor tenham paciência quanto a minha "ignorância" em linux =/ .

pinduvoz

Eu tenho uma MX-4000 que foi instalada pelo Gerenciador de Drivers Restritos no Feisty (não fiz update para o Gutsy naquela máquina). Vc não conseguiu instalar por ele?

Bom, para instalar na mão vc precisa baixar a versão compatível com a placa no site da nVidia (não é a última, pois o suporte dessa é para a série 5 em diante e a sua é série 4).

Depois vc vai precisar dos pacotes instalados por este comando:

sudo apt-get install build-essential gcc make linux-headers-`uname -r`
(copie e cole a linha no terminal, pois é isto o "kernel que o driver está pedindo")

Depois é possível ir para "texto" com o atalho "Ctrl + Alt + F1" (e retornar para o X com "Ctrl + Alt + F7"). Logue-se lá (em texto, sendo que a sua senha "não aparece" enquanto vc a digita) como seu usuário e só então pare o GDM com o comando:

sudo /etc/init.d/gdm stop

Então rode o script da nVidia respondendo não para download do Kernel como vc mesmo disse.

Os comandos para isso seriam (não copie, pois são "modelos"):

cd /diretório/onde/está/o/driver
sh NVIDIA-Linux-(...).run (use TAB para completar e evitar erros).

Se vc não tiver mensagens de erro, recomendo reiniciar imediatamente com o comando:

sudo reboot

Boa sorte.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

velox256

O Envy tem duas versões, uma pro .10 e outra pro .04, a versão antiga do Envy pro .10 tinha que ser usada 'no gato', mas já foi resolvido, vc baixou a versão certa? Vc também tem que estar com todos os repositórios ativados na sua sources.list pro Deb Installler poder baixar o que falta automaticamente, se for fazer no terminal vai aparecer todas as dependências que faltam mas não vai instalá-las.
Esse aqui é o Envy para a sua versão : http://albertomilone.com/ubuntu/nvidia/scripts/legacy/envy_0.9.10-0ubuntu10_all.deb

faz o bagulho aí que até hj nas minhas instalações, nunca falhou.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

hykaruz

Olá,

Bom eu me deparei com uma série de erros aqui no ubuntu e to vendo que por ter tentado em demasia a noite passada eu devo ter feito alguma besteira maior...

Ao exercutar o primeiro comando aparece:

Lendo lista de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Reading state information... Pronto
gcc já é a versão mais nova.
make já é a versão mais nova.
Você deve querer executar `apt-get -f install' para corrigir isso:
Os pacotes a seguir têm dependências desencontradas:
  build-essential: Depende: libc6-dev mas não vai ser instalado ou
                            libc-dev
                   Depende: g++ (>= 4:4.1.1) mas não vai ser instalado
                   Depende: dpkg-dev (>= 1.13.5) mas não vai ser instalado
  envy: Depende: xserver-xorg-dev mas não vai ser instalado
        Depende: module-assistant mas não vai ser instalado
        Depende: fakeroot mas não vai ser instalado
        Depende: dh-make mas não vai ser instalado
        Depende: debhelper mas não vai ser instalado
        Depende: libstdc++5 mas não vai ser instalado
        Depende: dpkg-dev mas não vai ser instalado
        Depende: dpatch mas não vai ser instalado
E: Dependências desencontradas. Tente `apt-get -f install' sem nenhum pacote (ou especifique uma solução).

Eu tentei executar os comandos que ele pediu e tambem nao foi bem sucessido poir estou sem o cd do ubuntu no momento.

Logo os outros passos nao funcionaram tambem.
Visto isso eu vou reinstalar tudo assim que terminar de baixa o ubuntu de novo e começar do zero. =/

Obs.: Eu nao sei porque, mas eu consegui dessa vez parar o gdm ^^ , muito obrigado a todos. E realmente o envy que eu utilizei foi a versão errada.