Autor Tópico: [RESOLVIDO] Prompt de comando e Terminal  (Lida 15301 vezes)

Offline brunopsycho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
    • Causos e Cousas
[RESOLVIDO] Prompt de comando e Terminal
« Online: 07 de Abril de 2008, 10:22 »
Gostaria de saber se há diferença entre os dois termos ou se são a mesma coisa dita de forma diferente. Se houver diferença alguém sabe me dizer qual é?

Desde já agradeço.
« Última modificação: 07 de Abril de 2008, 14:02 por brunopsycho »

Offline Lex Luthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Prompt de comando e Terminal
« Resposta #1 Online: 07 de Abril de 2008, 10:59 »
Mesma coisa. O terminal é onde aparece o prompt de comando, onde você vai digitar os comandos.

Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Prompt de comando e Terminal
« Resposta #2 Online: 07 de Abril de 2008, 12:05 »
Prompt significa mostrar o texto, prontamente, rápido, ligeiro em Português, entre outros termos, dependendo de como é aplicado na frase.
« Última modificação: 07 de Abril de 2008, 12:07 por kErNeL_sCrIpT »

Offline brunopsycho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
    • Causos e Cousas
Re: [RESOLVIDO] Prompt de comando e Terminal
« Resposta #3 Online: 07 de Abril de 2008, 14:02 »
Obrigado.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] Prompt de comando e Terminal
« Resposta #4 Online: 07 de Abril de 2008, 17:12 »
Devo até falar besteira, mas para mim prompt de comando é o sinal que o sistema usa para informar que esta apto a receber comandos, ou seja, seria o simbolo $ _ (com o cursor piscando... ) no terminal, que é o ambiente caracter.

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Lex Luthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] Prompt de comando e Terminal
« Resposta #5 Online: 08 de Abril de 2008, 10:01 »
Essa confusão, para variar, vem do Ruindows. No Linux sempre foi Terminal ou Console (uma leve diferença apenas), mas lá no Ruindows eles inventaram esse tal de Prompt de Comandos... só para atrapalhar...
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] Prompt de comando e Terminal
« Resposta #6 Online: 08 de Abril de 2008, 10:16 »
Essa confusão, para variar, vem do Ruindows. No Linux sempre foi Terminal ou Console (uma leve diferença apenas), mas lá no Ruindows eles inventaram esse tal de Prompt de Comandos... só para atrapalhar...

Mas o prompt de comando é apenas o aviso do sistema que esta apto a receber comandos.

Terminal (ou console) continuam sendo o mesmo, mas digamos que você execute um find em todo seu disco procurando algo, e ele vá demorar, então como saber que o comando terminou e esta apto a um próximo comando?

Pois é... prompt de comando é apenas o simbolo $ (# para root) avisando que o terminal espera que digite algo.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Lex Luthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] Prompt de comando e Terminal
« Resposta #7 Online: 08 de Abril de 2008, 10:26 »
clcampos,

 Eu sei disso, mas para os leigos, principalmente os que vieram do Ruindows recentemente, fica essa confusão, pois lá terminal é o Hyperterminal, para mexer com modem, etc... o terminal que sempre foi do Linux lá é Prompt de Comandos MSDOS, que abre a janela MSDOS. Isso confunde as pessoas, e acho que foi por isso que surgiu a pergunta inicial, então respondi que sim para simplificar.
  Eu falei que terminal e console tem diferença apenas no sentido contextual, pois console normalmente é configurada para receber as notificações do sistema do syslog. Não sei se ainda tem essa separação no Linux, mas sempre que usei (como adm de redes) abrindo a console é como se tivéssemos um terminal onde os logs são impressos na tela. Já no terminal é a nível de usuário, não aparece os logs a não ser que você configure para isso. De resto é tudo igual.
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] Prompt de comando e Terminal
« Resposta #8 Online: 08 de Abril de 2008, 10:30 »
Eu não sabia da diferença de nomes no windows.

Como me formei originalmente no Unix, e quando vou abrir um terminal no windows usa a opção Iniciar > Executar e digito o comando cmd não me lembrava mesmo disto.

Bom saber.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: [RESOLVIDO] Prompt de comando e Terminal
« Resposta #9 Online: 08 de Abril de 2008, 16:36 »
Lembrando que o MS-DOS™ é um Sistema Operacional. O que não tem absolutamente nada a ver com o Bash/Terminal (GNOME Terminal)/Konsole (KDE Konsole), termos usados no GNU/Linux para identificar os diferentes métodos utilizados para se interagir com o Sistema Operacional GNU/Linux.


Windows™

Prompt de Comando = Sistema Operacional MS-DOS™
Executar = O real Prompt de Comandos do Sistema Operacional Windows™, porém o MS-DOS™ embutido no Windows™ também pode realizar essas tarefas e é o mais usado para tal, causando muita confusão devido a ser referido como Prompt de Comandos.


GNU/Linux

Shell - "O termo Shell é mais usualmente utilizado para se referir aos programas de sistemas do tipo Unix que podem ser utilizados como meio de interação entre o usuário e o computador. Este é um programa que recebe, interpreta e executa os comandos de usuário, aparecendo na tela como uma linha de comandos, representada por um prompt, que aguarda na tela os comandos do usuário."

Bash - "O bash é um interpretador de comandos, uma espécie de tradutor entre o sistema operacional e o usuário, normalmente conhecido como shell. Permite a execução de seqüências de comandos direto no prompt do sistema ou escritas em arquivos de texto, conhecidos como shell scripts."

"O Bash é o shell desenvolvido para o projecto GNU, da Free Software Foundation, que se tornou padrão nas várias distribuições Linux. Pode ser usado também com outros sistemas operacionais, como o Unix. É compatível com o Bourne shell (sh), incorporando os melhores recursos do C shell (csh) e do Korn Shell (ksh)."

Interpretador de comandos - "Interpretadores de comandos são programas de computador responsáveis por tomar as ações efetivas conforme a orientação do usuário através de comunicação textual."

Console de Sistema - "The system console, root console or simply console is the text entry and display device for system administration messages, particularly those from the BIOS or boot loader, the kernel, from the init system and from the system logger."

O Console de Sistema, Cosole Root ou simplesmente Console é a entrade de texto e dispositivo de amostra para as mensagens administrativas do sistema, particularmente aquelas da BIOS ou Boot Loader [Carregador de Boot], do Kernel, do sistema init e do System Logger ["Logador" do sistema]

Emulador de Terminal - "A terminal emulator inside a graphical user interface is often called a terminal window".

Um Emulador de Terminal dentro de uma interface gráfica de usuário é muitas vezes chamado de Janela de Terminal.
No caso do GNU/Linux, seria o GNOME Terminal e o KDE Konsole entre outros.

GNOME Terminal - É o Emulador de Terminal padrão encontrado em Sistemas Operacionais GNU/Linux com Ambientes Gráficos GNOME.

KDE Konsole - É o Emulador de Terminal padrão encontrado em Sistemas Operacionais GNU/Linux com Ambientes Gráficos KDE.



Resumindo
Windows™ > Executar > MS-DOS™.

GNU/Linux > Shell > Bash > GNOME Terminal ou outro.

Explicando:

Sistema Operacional

>

Shell  - O "Tradutor" entre o usuário que irá passar os comandos no Prompt e o Computador.

>

Bash - Shell do GNU/Linux.

>

GNOME Terminal ou outro - Interface Gráfica de Usuário para o Bash que apresentará um Prompt de Comandos para espera-los serem digitados pelo usuário do sistema, em seguida irá executa-los através do Bash.



Retirei o texto no GNU/Linux da Wikipedia por ser muito completo e objetivo com as informações.

Se eu falei alguma besteira, por favor me corrijam, nunca parei antes para pensar sobre tudo isso :P

Fontes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bash
http://pt.wikipedia.org/wiki/Shell
http://pt.wikipedia.org/wiki/Interface_de_linha_de_comando
http://en.wikipedia.org/wiki/Computer_console
http://en.wikipedia.org/wiki/Terminal_emulator
http://en.wikipedia.org/wiki/Gnome_Terminal
http://en.wikipedia.org/wiki/Konsole
« Última modificação: 08 de Abril de 2008, 17:49 por kErNeL_sCrIpT »