Autor Tópico: Repassar vírus sem querer, pode acontecer ?  (Lida 1982 vezes)

Offline Alzotta

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Repassar vírus sem querer, pode acontecer ?
« Online: 05 de Abril de 2008, 02:34 »
Dúvida que ainda não encontrei comentários à respeito. Supondo que eu abra um arquivo no Ubuntu, cujo arquivo esteja infectado por algum tipo de vírus (muito comum nos e-mail com apresentações tipo PowerPoint, P2P e outros) "se é que é possível", e eu não tenha detectado e ele tenha ficado alí neste arquivo sem me incomodar, mesmo que eu tenha executado este arquivo e num momento qualquer eu decido enviar este arquivo para outra pessoa que não use Linux, o que pode ocorrer?
Estou abrindo qualquer arquivo ou páginas da Internet sem a menor preocupação e nunca tive problemas, o que não quero é repassar e prejudicar outras pessoas.

Offline csat

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Repassar vírus sem querer, pode acontecer ?
« Resposta #1 Online: 05 de Abril de 2008, 12:02 »
Dúvida que ainda não encontrei comentários à respeito. Supondo que eu abra um arquivo no Ubuntu, cujo arquivo esteja infectado por algum tipo de vírus (muito comum nos e-mail com apresentações tipo PowerPoint, P2P e outros) "se é que é possível", e eu não tenha detectado e ele tenha ficado alí neste arquivo sem me incomodar, mesmo que eu tenha executado este arquivo e num momento qualquer eu decido enviar este arquivo para outra pessoa que não use Linux, o que pode ocorrer?
Estou abrindo qualquer arquivo ou páginas da Internet sem a menor preocupação e nunca tive problemas, o que não quero é repassar e prejudicar outras pessoas.

Pode. Não haverá contaminação de sua máquina Linux mas você pode repassar um arquivo contaminado sem saber razão pela qual, quem se utiliza de máquinas com a outra plataforma comercial devem utilizar um anti-virus e manter atualizados os respectivos arquivos de proteção.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Alzotta

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 06 de Abril de 2008, 18:03 »

Pode. Não haverá contaminação de sua máquina Linux mas você pode repassar um arquivo contaminado sem saber razão pela qual, quem se utiliza de máquinas com a outra plataforma comercial devem utilizar um anti-virus e manter atualizados os respectivos arquivos de proteção.

Sr. Csat
Obrigado por responder. Confirmou minha dúvida, resolvi ativar o ClamAV que vem por padrão no Ubuntu apenas por curiosidade, instalei a interface gráfica (GUI front-end for ClamAV - Clamtk) só pra ver como ele é, já que eu não tenho muita habilidade com comandos, gostei mas não que seja nescessário, fiz isso porque vou fazer uma instalação limpa do Ubuntu 8.04, só não consegui configura-lo para saida dos e-mail's. Preciso pesquisar mais, porque para carreguar as vacinas ainda é preciso de permissão e uso do terminal.

Offline csat

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 06 de Abril de 2008, 18:17 »
Algumas distribuições  - não tenho certeza se o Ubuntu faz  - configuram o anti-virus em conjunto com o Evolution (correio eletrônico).  Como não utilizo o Evolution (uso o Thunderbird) não configurei nenhum anti-virus no meu Ubuntu e nem em outras distribuições que também utilizo.

Tendo em vista que não abro nada que vem anexado em e-mail pois utilizo uma outra conta que raramente visito e que recebe qualquer e-mail com arquivos anexados (criei um filtro sobre amigos que me mandam coisas anexadas), eu acho que diminui bastante meu risco.

Parece-me que a prevenção é o melhor remédio.  Arquivos anexados que circularm pela internet são alvos potenciais de conterem algum tipo de virus ou cavalos de Troia.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086