lentidão com sites PHP

Iniciado por ricardodf2, 04 de Abril de 2008, 17:21

tópico anterior - próximo tópico

ricardodf2

Caros amigos, em minha rede, após a instalação do ubuntu como servidor e do squid como proxy, noto que os sites desenvolvidos em PHP estão lentos ou nem sequer carregam.
O Proxy tem alguma coisa a ver com este problema??

muito grato a quem puder me esclarecer melhor.  :)

csat

Citação de: ricardodf2 online 04 de Abril de 2008, 17:21
Caros amigos, em minha rede, após a instalação do ubuntu como servidor e do squid como proxy, noto que os sites desenvolvidos em PHP estão lentos ou nem sequer carregam.
O Proxy tem alguma coisa a ver com este problema??

muito grato a quem puder me esclarecer melhor.  :)

Geralmente o "proxy" representa uma espécie de procuração que você passa a terceiros para agir em nome do navegador.  Se não houver uma razão muito forte para isso a recomendação minha é a de usar a conexão direta e evitar o uso de proxy.  Tem um software chamado TOR que utiliza o proxy transparente e serve para ocultar seu real IP mas, em consequência, a velocidade cai drasticamente.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

ricardofantin

O squid serve para guardar algumas coisas em cache (na memória) para acessar mais rápido, eu não me lembro dele diminuir a velocidade. Por exemplo, se você esta em uma empresa e todos entram em sites de notícias como o terra, você armazena em no proxy uma cópia do site do terra, assim quando outra pessoa for entar no site, o proxy lança a cópia e você não usa a internet. O squid gera log (para fazer relatórios procure por um programa chamado sarg) e pode bloquear alguns sites, assim até a máquina analisar se o conteúdo é próprio, quem requisitou a página vai ficar esperando. Da para substituir o squid pelo iptable,  para isso você tem que pesquisar. Um exemplo que eu achei em uma anotação minha:
iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERAD

Tem material sobre isso no guia da Foca avançado.

csat

Citação de: ricardofantin online 05 de Abril de 2008, 21:06
O squid serve para guardar algumas coisas em cache (na memória) para acessar mais rápido, eu não me lembro dele diminuir a velocidade. Por exemplo, se você esta em uma empresa e todos entram em sites de notícias como o terra, você armazena em no proxy uma cópia do site do terra, assim quando outra pessoa for entar no site, o proxy lança a cópia e você não usa a internet. O squid gera log (para fazer relatórios procure por um programa chamado sarg) e pode bloquear alguns sites, assim até a máquina analisar se o conteúdo é próprio, quem requisitou a página vai ficar esperando. Da para substituir o squid pelo iptable,  para isso você tem que pesquisar. Um exemplo que eu achei em uma anotação minha:
iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERAD

Tem material sobre isso no guia da Foca avançado.

Ok.  Leia o detalhe que coloquei acima:  "Proxy transparente".  Não é uso de proxy para fazer cache.  Proxy para fazer cache acelera.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

ricardodf2

agradeço as considerações. vou fazer as correções necessárias. abraços.