Copiar arquivos via Samba

Iniciado por jdn76, 03 de Abril de 2008, 16:04

tópico anterior - próximo tópico

jdn76

Olá em uma máquina tenho o Windows XP e em outra o Ubuntu 7.10. Já andei fuçando na internet mas não encontrei resposta ao que pretendo...

A maquina com Ubuntu em modo gráfico enxerga e copia os arquivos do Windows.
O Windows também enxerga o Ubuntu e consegue enviar arquivos.
Tudo isto em modo gráfico.

A questão é:
Eu queria agendar uma tarefa para copiar os arquivos da partição H do windows para o usuário no ubuntu pela linha de comandos.

já tentei:

cp * smb://192.168.1.101/H /home/usuario (que é o ip da máquina windows e H a partição que quero copiar)

só que dá erro.

cp: impossível fazer stat em `smb://prnethost2/H': Arquivo ou diretório inexistente

---------------------------------------------

Como resolver a situação???

Grato desde já pela ajuda.

csat

Citação de: jdn76 online 03 de Abril de 2008, 16:04
Olá em uma máquina tenho o Windows XP e em outra o Ubuntu 7.10. Já andei fuçando na internet mas não encontrei resposta ao que pretendo...

A maquina com Ubuntu em modo gráfico enxerga e copia os arquivos do Windows.
O Windows também enxerga o Ubuntu e consegue enviar arquivos.
Tudo isto em modo gráfico.

A questão é:
Eu queria agendar uma tarefa para copiar os arquivos da partição H do windows para o usuário no ubuntu pela linha de comandos.

já tentei:

cp * smb://192.168.1.101/H /home/usuario (que é o ip da máquina windows e H a partição que quero copiar)

só que dá erro.

cp: impossível fazer stat em `smb://prnethost2/H': Arquivo ou diretório inexistente

---------------------------------------------

Como resolver a situação???

Grato desde já pela ajuda.

Já pensou usar o FTP?  Existe um software freeware chamado Filezilla.  Em um lado seria SERVER (Windows), então teria que instalar o Filezilla Server no Windows.  Lá vc pode configurar a pasta que quer acessar.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

jdn76

FTP? Não pensei... pois minha ideia era usar mesmo a conexão de rede MSHOME. Assim como dois Windows podem fazer a cópia de dados via backup "puxando" os arquivos do outro PC.

Sem ser via servidor FTP... não dá para fazer no linux, tipo /mnt/samba/h e depois montar o disco e copiar os arquivos?

csat

Citação de: jdn76 online 03 de Abril de 2008, 19:34
FTP? Não pensei... pois minha ideia era usar mesmo a conexão de rede MSHOME. Assim como dois Windows podem fazer a cópia de dados via backup "puxando" os arquivos do outro PC.

Sem ser via servidor FTP... não dá para fazer no linux, tipo /mnt/samba/h e depois montar o disco e copiar os arquivos?

Na minha rede local eu uso muito FTP mas se for de linux para linux eu uso o openssh da seguinte forma:  ssh usuario@ip_destino

Caso eu queira copiar algo entre maquinas linux na mesma rede eu faço:  scp usuario_destino@ip_destino:~/pasta/arquivo  pasta_local_maquina_onde_estou.

Usando o SAMBA também dá para fazer.  Ja instalei certa vez o SAMBA no Desktop Ubuntu e configurei um notebook com wireless para acessar mapeando a rede.  Tenho um passo a passo em Ingles que ensina com detalhes mas você pode tentar achar aqui no forum dicas de uso do SAMBA em Portugues mesmo.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

jdn76

Olá... resolvi fazer de outra forma... ao inves de tentar o linux puxar os arquivos do windows... coloquei o windows a enviar para o linux... "quando a montanha não vai a maomé, vai maomé até à montanha".

Resumindo... o windows faz backup direto no /home/usuario/backupwindows e depois o linux ainda faz mais uma cópia de segurança na partição /backup do ubuntu.

Já que não achei outro meio...