Confesso que sou um viciado em experimentar distros novas, apesar de me manter sempre com o (K)Ubuntu.
tenho aqui um velhinho laptop de testes (pentium 3 766mhz 192ram) que está sempre a conhecer novas distros no disco.
Esta semana experimentei:
Ubuntu Beta
Kubuntu kde4 beta
Gos beta
Fedora 8 beta
Sidux beta
Na semana passada testei:
Mandriva 2008.1 rc2
Zenwalk
Neste momento estou a baixar o Gentoo Beta e o knoppix.
Destas as distros que mais me impressionaram foi o sidux e o gOS.
O sidux pela velocidade e o gOS pela beleza e simplicidade do E17.
Eu abri este tópico apenas para dizer que apesar de ter experimentado muitas distros beta, todas elas me pareceram muito estáveis.
O inux está a evoluir muito e é bom ver que hoje em dia o Ubuntu não é a única distribuição amigável.
Por incrivel que pareça, hoje em dia até mesmo distros baseadas em slackware são amigáveis e muito fáceis de trabalhar. Se duvidam experimentem a zenwalk! Adorei como o xfce está bem integrado e como é rápida e leve. E ao contrário da hardcore sidux, é muito estável.
No fundo todos estão errados quando entram em guerras entre qual é a melhor ou a pior distribuição.
Tudo depende...do hardware e do gosto pessoal.
No fundo é tudo linux e eu adoro Linux!
EDIT:Ainda ontem um colega meu que é um doente pelos produtos da apple me picou sobre o linux. Que o linux é um sistema de desenrasca quando não há dinheiro para um mac, que é um sistema pouco prático e um sistema de pobre.
Poderia responder-lhe usando muitos motivos porque eu uso linux, tantos que nem me lembraria de todos, mas apenas lhe enviei um link da applemania que dá a noticia de um mac ter sido invadido em menos de dois minutos e o sistema do pobre Linux neste caso o Ubuntu ficou sem ser invadido.