Ajuda permissões de pastas através de rede

Iniciado por profdias, 25 de Março de 2008, 20:48

tópico anterior - próximo tópico

profdias

Olá

O meu problema é o seguinte.

Tenho em rede 3 computadores a trabalhar Ubuntu 7.10 ;D

Num computador (pc1) fiz uma pasta partilhada com todas as permissões (o dono, o grupo e outros podem "criar e apagar ficheiros").

A partir de outro computador (pc2) envio pastas com todas as permissões também para a pasta partilhada do pc1.

Estas pastas chegam ao pc1 com um cadeado. Posso abrir os ficheiros (só leitura), mas não os posso apagar. Só os consigo apagar através do pc2.

??? Como faço para ter permissões nestas pastas no pc1?  ???

Obrigado pelas respostas.

arlei

Olá profdias, seja bem vindo amigo.

Favor especificar detalhes deste tipo de compartilhamento, é SMB ou NFS? Muito provavelmente esta questão esta relacionada diretamente as configurações do seu compartilhamento.

T+
Arlei

profdias

Fiz o seguinte:

Em Pc1:

Sistema->Administração->Pastas Partilhadas->Adicionar->Caminho (aqui criei a pasta no ambiente de trabalho, deixei ficar a opção Redes Windows (SMB) e no fundo desmarquei a opção "Apenas leitura")->Nas Pastas Partilhadas->Propriedades Gerais->Dominio/ Grupo de Trabalho escrevi "CASA".

Depois fui à pasta criada ->lado direito do rato->Propriedades->Permissões->Pus todos (Dono, Grupo e Outros) com "Acesso à Pasta" "Criar e apagar ficheiros"

Em Pc2:

Na pasta que tem pastas que quero enviar para Pc1->lado direito do rato ->Propridades->Permissões-> Pus todos (Dono, Grupo e Outros) com "Acesso à Pasta" "Criar e apagar ficheiros" e carreguei na opção "Aplicar as permissões aos ficheiros contidos".

Depois:

Locais->Rede->Rede Windows->casa->pc1->Pasta criada em pc1

Peguei em pastas dentro da pasta de pc2 e enviei para a pasta de pc1.

No pc2 estas pastas têm todas as permissões, quando chegam ao pc1 aparece um cadeado e nas permissões está tudo cinzento com Dono:nobody e Acesso à Pasta:Criar e apagar ficheiros.

Abro um ficheiro de texto e só o posso visualizar, não o posso alterar nem apagar.

Devo estar a fazer qualquer coisa de resolução muito simples, mas ainda sou um principiante no Linux  ::)

Agradeço as respostas.