Autor Tópico: [PHP] Trabalhando com os mesmos fontes no Fedora 8 e Ubuntu Gutsy Gibbon/7.10  (Lida 2583 vezes)

Offline Dead_Thinker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Opa galera blz?
Seguinte, no trampo, padronizaram o uso do Fedora 8, não é minha distro preferida mas fazer o que...
Bem, quando trago os fontes pra casa (Ubuntu Gutsy Gibbon), alguns caracteres ficam estranho, já ouvi falar que o Fedora diverge no tratamento de caracteres/charsets em comparação com várias outras distros.

Alguém tem alguma idéia?

Obs.: Não sei se é relevante, mas uso como IDE o Eclipse PDT.

Abraço!  8)

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: [PHP] Trabalhando com os mesmos fontes no Fedora 8 e Ubuntu Gutsy Gibbon/7.1
« Resposta #1 Online: 16 de MAR?O de 2008, 17:18 »
Se entendi direito, depende de como você mesmo configura, o Ubuntu, por padrão usa a codificação UTF-8, enquanto que o Windows faz uso da ISO-8859-15 (se não me engano, já faz algum tempo que não utilizo tal SO), já o Fedora eu não sei qual usa, mas desconfio que também seja o UTF-8... a mesma coisa acontece em  meus HTML's/PHP's da vida sempre especifico um <meta http-equiv="Content-type" value="text/html; charset=utf-8"> no início de meus arquivos, caso contrário os acentos e outros sinais gráficos se perdem todos.

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: [PHP] Trabalhando com os mesmos fontes no Fedora 8 e Ubuntu Gutsy Gibbon/7.1
« Resposta #2 Online: 16 de MAR?O de 2008, 18:37 »
Tenho alguns videos e ficheiros mp3 gravados com o  ubuntu que funcionam bem no debian, opensuse mandriva e mesmo no windows e apenas no fedora os ficheiros não podiam ser lidos. Também nunca soube o porquê.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Dead_Thinker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: [PHP] Trabalhando com os mesmos fontes no Fedora 8 e Ubuntu Gutsy Gibbon/7.1
« Resposta #3 Online: 19 de MAR?O de 2008, 14:02 »
Bem, o que fiz foi na minha IDE (Eclipse) configurei os charsets para os arquivos do meu projeto serem tratados como UTF-8, e nos cabeçalhos HTML usei UTF-8 também, aparentemente até agora está resolvendo ehhe.

Apesar de ter que converter muitos caracteres novamente.

Falando nisso, alguem conhece algum programa que converta charset de arquivos para outro?

Valew!

Offline brunei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
    • Ver perfil
    • Ubuntu Brasil - Wiki
Re: [PHP] Trabalhando com os mesmos fontes no Fedora 8 e Ubuntu Gutsy Gibbon/7.1
« Resposta #4 Online: 20 de MAR?O de 2008, 10:51 »
Uso Fedora Core 6 no trabalho e a codificação padrão do sistema é ISO-8859-1. Creio que o Fedora adote essa codificação por padrão (ao menos para português). O seu problema parece ser levar arquivos ISO-8859-1 para um ambiente UTF-8. Se esse é o caso, você pode converter os arquivos de uma codificação para outra de forma a te-los na codificação da máquina que irá trabalhar. A conversão pode ser feita com o programa iconv (iconv --help para mais detalhes).

Exemplo: converte de ISO-8859-1 para UTF-8
Código: [Selecionar]
iconv -f ISO-8859-1 -t UTF-8 fonte.php
Quanto aos nomes dos arquivos estarem estranhos, comigo acontece também passando arquivos com nomes acentuados do Fedora (ISO-8859-1) para o Ubuntu (UTF-8). A solução é mudar a codificação de um deles para ficarem iguais ou não usar acentos :D
Bruno Ribeiro