Autor Tópico: {sondagem} Comprariam um computador económico com software livre?  (Lida 7378 vezes)

Offline nuno_nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 328
  • Linux Ubuntu 12.04 / Windows 7 Ultimate
    • Ver perfil
    • Nuno Nunes Blog
{sondagem} Comprariam um computador económico com software livre?

Hoje, enquanto escovava os dentes, eram umas 07h30m, comecei a pensar para com as minhas gengivas: se fosse lançado um computador económico com software livre em Portugal, tipo Everex gPC, qual a aceitação que teria junto dos consumidores?

Esta questão ocupou-me a mente durante boa parte da manhã, entre os imensos bocejos. A dada altura, pensei: porque não colocar esta questão junto dos melhores leitores do mundo, os leitores do Webtuga?

É precisamente isso que vou fazer. Se fosse lançado, em Portugal, um computador económico com software livre, vocês compravam um ou aconselhavam alguém a comprar? Deixem a vossa resposta neste questionário.

Fonte: webtuga.com

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: {sondagem} Comprariam um computador económico com software livre?
« Resposta #1 Online: 15 de MAR?O de 2008, 15:37 »
No Brasil existe esta opção. Tem uma excelente saída, entretanto, na maioria das vezes, o sistema operacional e aplicativos são substituídos por softwares piratas? Até porque várias distros instaladas são tão mal configuradas que inibe o funcionamento correto para o usuário.

Existe incentivo fiscal para micros com software livre.

Pergunta: Em Portugal são vistos micros com software livres nas lojas de informática?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: {sondagem} Comprariam um computador económico com software livre?
« Resposta #2 Online: 15 de MAR?O de 2008, 16:05 »
Concordo com o agente. Aqui no Brasil temos um problema sério com a péssima qualidade das distribuições usadas nos computadores populares. Mas se fosse indicar eu levaria em consideração algum que vem com Mandriva, Ubuntu ou outra distribuição decente, que o usuário tenha acesso ao material de apoio.

Em Portugal a situação deve ser diferente pois é mais difícil o acesso ao software Pirata. Mesmo assim na Europa a diferença de preço não deve ser um fator tão grande que impulsione a venda de um computador com Linux. Tanto é que o Green PC do gOS não está dando certo, assim como a Assus espera vender mais Eeepcs com Windows do que Linux.

No caso do Brasil o mesmo vendedor do computador popular com Linux, formata e instala o Windows Pirated Edition.

O Linux deve ser vendido por suas qualidade, não pelo preço. O melhor modo de adoção é a natural em que o usuário migra pelas qualidades não pelo preço. É o caso da Dell que vende computadores com Ubuntu em configurações mais altas e não só na linha mais básica.

Offline greylica

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: {sondagem} Comprariam um computador económico com software livre?
« Resposta #3 Online: 15 de MAR?O de 2008, 17:56 »
Estou a te ver !

Script Interessante...

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: {sondagem} Comprariam um computador económico com software livre?
« Resposta #4 Online: 15 de MAR?O de 2008, 19:03 »
Nuno acho que não ia pegar moda porque aqui em portugal quem ouve falar em linux?? Só quem se intressa pelo sistema e o tem instalado no seu computador, é impressionante nem na escola nem no trabalho em lugar nenhum ouves falar de linux, talvez apenas com aquele seu amigo nerd
Acho muito estupido empresas e até mesmo o governo não usar linux, só de pensar naquilo que se iria poupar até dava para comprar um ministro ou dois decentes. A sociedade está programada para usar windows e não é facil mudar a mentalidade do portugues que passa mais tempo fazendo greves e se queixando do governo do que a fazer alguma coisa para mudar de facto o país.
Conclusão, o governo nao sabe ensinar o portugues a pescar e o portugues nao quer aprender.(por isso cada vez mais o povo se afunda)
acrescentando só mais uma coisa, e porque não um computador topo de gama com o linux porque tem de ser sempre economico ??? acho que os linuxers não tem obrigação de ser pobre ou ter hardware de bost*
Ubuntu e QuadCore+Nvidia 8800 para toda a gente 

Offline nuno_nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 328
  • Linux Ubuntu 12.04 / Windows 7 Ultimate
    • Ver perfil
    • Nuno Nunes Blog
Re: {sondagem} Comprariam um computador económico com software livre?
« Resposta #5 Online: 15 de MAR?O de 2008, 20:46 »
Pois eu tambem não sei se vai pegar...

Pois eu vou arranjar um Portátil da campanha e-escola, vem com windows vista e divido o disco ao meio e meto linux lá dentro...

Offline greylica

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: {sondagem} Comprariam um computador económico com software livre?
« Resposta #6 Online: 15 de MAR?O de 2008, 20:52 »
...só de pensar naquilo que se iria poupar até dava para comprar um ministro ou dois decentes.

Jesus...
Não sabia que daria para obter um ministro comercialmente.  :o
Me passa o endereço da loja, precisamos resolver uns por aqui também... ;)

Hahahahahah...... ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Offline flsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
    • pp.fls.10
Re: {sondagem} Comprariam um computador económico com software livre?
« Resposta #7 Online: 15 de MAR?O de 2008, 20:59 »
Pois eu tambem não sei se vai pegar...

Pois eu vou arranjar um Portátil da campanha e-escola, vem com windows vista e divido o disco ao meio e meto linux lá dentro...

Duvido que pegue, e sim existem algumas marcas que vendem pcs com linux, mas muito poucas.

Quanto à e-escola, sempre tens o fujitsu com a caixa mágica. (Mas pelo que eu li, é o pior computador do pacote, mais uma distro com pouca fama - mas agora que mudou a base para madriva não sei como está).



Offline nuno_nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 328
  • Linux Ubuntu 12.04 / Windows 7 Ultimate
    • Ver perfil
    • Nuno Nunes Blog
Re: {sondagem} Comprariam um computador económico com software livre?
« Resposta #8 Online: 15 de MAR?O de 2008, 23:24 »
A operadora que eu vou-me inscrever é a kanguru... pois a kanguru só tem o toshiba satellite L40

http://www.kanguru.pt/de+o+salto/Produtos/E-Iniciativas/portatil.htm
« Última modificação: 15 de MAR?O de 2008, 23:27 por nuno_nunes »

Piras

  • Visitante
Re: {sondagem} Comprariam um computador económico com software livre?
« Resposta #9 Online: 16 de MAR?O de 2008, 15:16 »
Citar
comecei a pensar para com as minhas gengivas

rsrsrsrsrs...

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: {sondagem} Comprariam um computador económico com software livre?
« Resposta #10 Online: 16 de MAR?O de 2008, 15:27 »
Nuno acho que não ia pegar moda porque aqui em portugal quem ouve falar em linux?? Só quem se intressa pelo sistema e o tem instalado no seu computador, é impressionante nem na escola nem no trabalho em lugar nenhum ouves falar de linux, talvez apenas com aquele seu amigo nerd
Acho muito estupido empresas e até mesmo o governo não usar linux, só de pensar naquilo que se iria poupar até dava para comprar um ministro ou dois decentes. A sociedade está programada para usar windows e não é facil mudar a mentalidade do portugues que passa mais tempo fazendo greves e se queixando do governo do que a fazer alguma coisa para mudar de facto o país.
Conclusão, o governo nao sabe ensinar o portugues a pescar e o portugues nao quer aprender.(por isso cada vez mais o povo se afunda)
acrescentando só mais uma coisa, e porque não um computador topo de gama com o linux porque tem de ser sempre economico ??? acho que os linuxers não tem obrigação de ser pobre ou ter hardware de bost*
Ubuntu e QuadCore+Nvidia 8800 para toda a gente 

Achava que em Portugal o linux estava bem mais distribuído, divulgado, sendo usado,  em relação ao Brasil.

Agora eu fiquei surpreso.
7355
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline flsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
    • pp.fls.10
Re: {sondagem} Comprariam um computador económico com software livre?
« Resposta #11 Online: 16 de MAR?O de 2008, 16:03 »
Quem me dera que em Portugal o linux tivesse metade da divulgação que no Brasil...



Offline nuno_nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 328
  • Linux Ubuntu 12.04 / Windows 7 Ultimate
    • Ver perfil
    • Nuno Nunes Blog
Re: {sondagem} Comprariam um computador económico com software livre?
« Resposta #12 Online: 16 de MAR?O de 2008, 20:09 »
Quem me dera que em Portugal o linux tivesse metade da divulgação que no Brasil...

Pois eu tambem sou da mesma opinião...

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: {sondagem} Comprariam um computador económico com software livre?
« Resposta #13 Online: 16 de MAR?O de 2008, 20:33 »
Quem me dera que em Portugal o linux tivesse metade da divulgação que no Brasil...

Pois eu tambem sou da mesma opinião...

até pouco tempo antes de instalar o ubuntu pensava que só havia um linux (não é de todo mentira pois o kernel é quase igual em todos) nem sabia que havia distros muito menos tinha noçao que havia cerca de 40 ou 50 distros
até temos o Caixa Mágica mas ninguem usa e acho muito estranho ser tão pouco falado porque o governo devia fazer uma força para que usa-se o caixa magica porque era só falar com o developers e dizer que queriam que o sistema fizesse isto ou aquilo o que dava muito jeito nas escolas e nas instituiçoes do governo
MAS
eles não querem tambem acho que temos outros problemas mais serios do que andar a escolher que SO devemos usar  ;D ;D

Offline nuno_nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 328
  • Linux Ubuntu 12.04 / Windows 7 Ultimate
    • Ver perfil
    • Nuno Nunes Blog
Re: {sondagem} Comprariam um computador económico com software livre?
« Resposta #14 Online: 16 de MAR?O de 2008, 20:48 »
Quem me dera que em Portugal o linux tivesse metade da divulgação que no Brasil...

Pois eu tambem sou da mesma opinião...

até pouco tempo antes de instalar o ubuntu pensava que só havia um linux (não é de todo mentira pois o kernel é quase igual em todos) nem sabia que havia distros muito menos tinha noçao que havia cerca de 40 ou 50 distros
até temos o Caixa Mágica mas ninguem usa e acho muito estranho ser tão pouco falado porque o governo devia fazer uma força para que usa-se o caixa magica porque era só falar com o developers e dizer que queriam que o sistema fizesse isto ou aquilo o que dava muito jeito nas escolas e nas instituiçoes do governo
MAS
eles não querem tambem acho que temos outros problemas mais serios do que andar a escolher que SO devemos usar  ;D ;D

Ai tens toda a razão...