Autor Tópico: Tem problema cancelar a verificação de disco no boot?  (Lida 22843 vezes)

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Tem problema cancelar a verificação de disco no boot?
« Online: 15 de MAR?O de 2008, 10:43 »
Queria saber se desabilitar a verificação de disco no boot (aquele fscheck ou algo assim) é prejudicial ao sistema, agora que estou com hd grande, demora pra cacete a verficação do disco. Editei o fstab e botei 1 em todas as partições, tem problema?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Tem problema cancelar a verificação de disco no boot?
« Resposta #1 Online: 15 de MAR?O de 2008, 13:04 »
Queria saber se desabilitar a verificação de disco no boot (aquele fscheck ou algo assim) é prejudicial ao sistema, agora que estou com hd grande, demora pra cacete a verficação do disco. Editei o fstab e botei 1 em todas as partições, tem problema?

Pense bem!  Se os desenvolvedores colocaram lá é porque é necessário.  Deixe o computador trabalhando e vá tomar um café ou então compre uma CPU mais poderosa.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Tem problema cancelar a verificação de disco no boot?
« Resposta #2 Online: 15 de MAR?O de 2008, 13:48 »
Não concordo com essa dos desenvolvedores fazerem pq é necessário, há muita coisa, de acordo com a necessidade de cada um, que pode ser dispensada e não apenas deixar funcionando ou instalada simplesmente pq o desenvolvedor acha que deva, hehehehe...
Em todo caso, já está ativada de novo pra partição de sistema e desabilitei pra home ou pra do Windows. Vou ver se descolo um jeito de dar uma 'cronzada' nesse lance de verificação de disco, mesmo pq não gosto de tomar café e a minha CPU é essa da minha assinatura...

Queria saber se desabilitar a verificação de disco no boot (aquele fscheck ou algo assim) é prejudicial ao sistema, agora que estou com hd grande, demora pra cacete a verficação do disco. Editei o fstab e botei 1 em todas as partições, tem problema?

Pense bem!  Se os desenvolvedores colocaram lá é porque é necessário.  Deixe o computador trabalhando e vá tomar um café ou então compre uma CPU mais poderosa.


Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Tem problema cancelar a verificação de disco no boot?
« Resposta #3 Online: 15 de MAR?O de 2008, 14:18 »
Citar
Não concordo com essa dos desenvolvedores fazerem pq é necessário, há muita coisa, de acordo com a necessidade de cada um, que pode ser dispensada e não apenas deixar funcionando ou instalada simplesmente pq o desenvolvedor acha que deva, hehehehe...
Em todo caso, já está ativada de novo pra partição de sistema e desabilitei pra home ou pra do Windows. Vou ver se descolo um jeito de dar uma 'cronzada' nesse lance de verificação de disco, mesmo pq não gosto de tomar café e a minha CPU é essa da minha assinatura...

É necessário principalmente para desktop... Vc pode por exemplo aumentar o intervalo de checagens de 30 para 150 por exemplo... É claro que se for reiserfs eu não sei como se faz...

Mas caso as suas partições sejam ext3:

Eu fiz o seguinte:

IDE

sudo tune2fs -c150 /dev/hdax

SATA
sudo tune2fs -c150 /dev/sdax

Se vc usa hd ide que é reconhecido como hda use o comando hda se ele é reconhecido como SATA use o segundo comando, o x é o número da partição.
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Tem problema cancelar a verificação de disco no boot?
« Resposta #4 Online: 15 de MAR?O de 2008, 17:11 »
É, velox256, você pode desligar o computador na tomada, no botão de desligar ou dar shutdown no software.  Para que perder tempo com o software se pode ser mais rápido simplesmente tirando ele da tomada?  Podemos pensar que nada acontece com o disco ou com os programas abertos, ora, eles que fiquem contando os bytes e os endereços de onde estavam alocados.  Tudo pela simplicidade.  É nesse raciocínio que não gravamos log de nada pois diminui a velocidade dos sistemas e quando queremos saber o que aconteceu ficamos olhando e olhando e não achamos nada.  Ora, para que log?  O usuário pode reclamar que está lento o computador... e por aí vai.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Tem problema cancelar a verificação de disco no boot?
« Resposta #5 Online: 15 de MAR?O de 2008, 17:37 »
Citar
Não concordo com essa dos desenvolvedores fazerem pq é necessário, há muita coisa, de acordo com a necessidade de cada um, que pode ser dispensada e não apenas deixar funcionando ou instalada simplesmente pq o desenvolvedor acha que deva, hehehehe...
Em todo caso, já está ativada de novo pra partição de sistema e desabilitei pra home ou pra do Windows. Vou ver se descolo um jeito de dar uma 'cronzada' nesse lance de verificação de disco, mesmo pq não gosto de tomar café e a minha CPU é essa da minha assinatura...

Citar
É, velox256, você pode desligar o computador na tomada, no botão de desligar ou dar shutdown no software.  Para que perder tempo com o software se pode ser mais rápido simplesmente tirando ele da tomada?  Podemos pensar que nada acontece com o disco ou com os programas abertos, ora, eles que fiquem contando os bytes e os endereços de onde estavam alocados.  Tudo pela simplicidade.  É nesse raciocínio que não gravamos log de nada pois diminui a velocidade dos sistemas e quando queremos saber o que aconteceu ficamos olhando e olhando e não achamos nada.  Ora, para que log?  O usuário pode reclamar que está lento o computador... e por aí vai.

Entendi...

Tem certas coisas que não podem ser alteradas pois podem prejudicar o funcionamento geral do sistema (fsck a checagem de disco...) e outras que podem alteradas com o objetivo de otimizar mas que não prejudicam em nada (se não usa bluetooth, impressora, módulos restritos, etc vai deixar ativado para roubar recursos do sistema para quê??).

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Tem problema cancelar a verificação de disco no boot?
« Resposta #6 Online: 15 de MAR?O de 2008, 18:18 »
Então, foi justamente por isso que perguntei se daria algum galho desligar o fscheck, na minha modesta opinião de usuário burro eu acho um desperdício de tempo o fscheck entrar a todo boot da máquina verificando a partição do Linux e só de tempos em tempos a partição do Windows. Talvez eu tenha esquecido de mencionar isso, a checagem da partição Linux a todo santo boot que se dê na máquina. Era isso que eu queria fazer, postergar a verificação da partição Linux do mesmo modo que acontece com a partição Windows, que ocorre a cada 30 ciclos. Mesmo pq, no caso do Windows, o sacandisk dele só entra qdo a máquina é desligada de forma errada e não a todo boot da máquina...

O amigo Hqxriven já me deu a resposta que eu precisava e entendeu o que eu quis dizer que há serviços, programas e recursos que podem ser dispensados de acordo com as necessidades do usuário e não apenas pq o desenvolvedor quer.

Ah, sim, há situações em que desligar da tomada é mais prático do que pelo modo certo. Um dia de tempestade de raios inesperada ou uma casa pegando fogo, por exemplo, hehehehe... Melhor na tomada do que ficar esperando pelo modo certo e acabar perdendo a máquina ou, pior, a vida... Além do mais, qdo eu disse que
Citar
programas e recursos que podem ser dispensados de acordo com a necessidade do usuário e não qdo o desenvolvedor quer
vc já está levando pro lado sarcástico com o exemplo de desligar na tomada...



É, velox256, você pode desligar o computador na tomada, no botão de desligar ou dar shutdown no software.  Para que perder tempo com o software se pode ser mais rápido simplesmente tirando ele da tomada?  Podemos pensar que nada acontece com o disco ou com os programas abertos, ora, eles que fiquem contando os bytes e os endereços de onde estavam alocados.  Tudo pela simplicidade.  É nesse raciocínio que não gravamos log de nada pois diminui a velocidade dos sistemas e quando queremos saber o que aconteceu ficamos olhando e olhando e não achamos nada.  Ora, para que log?  O usuário pode reclamar que está lento o computador... e por aí vai.


Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Tem problema cancelar a verificação de disco no boot?
« Resposta #7 Online: 16 de MAR?O de 2008, 00:59 »
Citar
Entendi...

Tem certas coisas que não podem ser alteradas pois podem prejudicar o funcionamento geral do sistema (fsck a checagem de disco...) e outras que podem alteradas com o objetivo de otimizar mas que não prejudicam em nada (se não usa bluetooth, impressora, módulos restritos, etc vai deixar ativado para roubar recursos do sistema para quê??).

Hqx

Essa estória de "roubar recursos do sistema" me fez lembrar meu primeiro computador que tinha 8 Kb de memoria e o sistema "roubava" uns 6 Kb.  Nesse caso, com poucos recursos, os programadores daquele tempo se preocupavam em poupar recursos até que um dia alguem inventou colocar uma memória sobre a outra e ligar alguns pinos uns nos outros com um processo chamado de "piggy-back" e ganhamos os incriveis 16 Kb que custavam bem caro.  Hoje em dia minha máquina tem 4 GB de RAM e 600 GB de HD com um core 2 duo o que não me faz preocupar nem um pouco com recursos ativados ou não e muito menos alguns minutos que o fscheck vai demorar na partição de um SATA 2.  Deixo tudo no original porque entendo que a equipe que desenvolveu o Ubuntu entende do assunto pois fez e continua fazendo um bom trabalho que tanto roda em maquinas possantes quanto em máquinas mais antigas com segurança.

Valeu!
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Tem problema cancelar a verificação de disco no boot?
« Resposta #8 Online: 16 de MAR?O de 2008, 03:46 »
Eu desligo a checagem das partições do Windows no fstab porque acho que quem tem que cuidar delas é o próprio Windows.

E faço isso porque aqui é diferente: o Ubuntu checa as partições Windows todo santo boot (e o bootsplash some e vejo aquela sopa de letrinhas) e a partição dele, formatada em ext3, somente a cada 30 boots.

Já uso assim desde o Dapper e nunca tive problemas com as partições do Windows (nem com a partição Linux, que nem sempre foi do Ubuntu).
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Tem problema cancelar a verificação de disco no boot?
« Resposta #9 Online: 16 de MAR?O de 2008, 05:03 »
Citar
Essa estória de "roubar recursos do sistema" me fez lembrar meu primeiro computador que tinha 8 Kb de memoria e o sistema "roubava" uns 6 Kb.  Nesse caso, com poucos recursos, os programadores daquele tempo se preocupavam em poupar recursos até que um dia alguem inventou colocar uma memória sobre a outra e ligar alguns pinos uns nos outros com um processo chamado de "piggy-back" e ganhamos os incriveis 16 Kb que custavam bem caro.  Hoje em dia minha máquina tem 4 GB de RAM e 600 GB de HD com um core 2 duo o que não me faz preocupar nem um pouco com recursos ativados ou não e muito menos alguns minutos que o fscheck vai demorar na partição de um SATA 2.  Deixo tudo no original porque entendo que a equipe que desenvolveu o Ubuntu entende do assunto pois fez e continua fazendo um bom trabalho que tanto roda em maquinas possantes quanto em máquinas mais antigas com segurança.

Valeu!

Compreenda amigo que nem todo mundo tem 4 GB de RAM e uma super máquina... Por causa de problemas do Windows vista "roubar muitos recursos" que muitos voltaram para o Windows Xp ou então até migraram para o Linux (meu caso).

Se existem os programas que fazem a otimização (afinal nós não inventamos nada) e temos poucos recuros (tem gente com Pentium 3 nesse fórum) pq não alterar se é possivel reverter???

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Tem problema cancelar a verificação de disco no boot?
« Resposta #10 Online: 16 de MAR?O de 2008, 07:39 »
É, chefe, fica difícil argumentar com quem não quer entender determinados pontos de vista óbvios, eu tenho uma ótima máquina e não custa nada eu espremê-la até o talo do que ela pode me dar, assim como há pessoas (como vc mesmo disse) nesse fórum com máquinas modestas e também procuram por meios de otimizar o funcionamento delas. E é por causa de pensamentos desse jeito ("eu tenho pinto grande e que se exploda os outros") que tem tantos usuários que experimentam o Linux e logo depois o abandonam, ou compram máquinas com Linux e depois instalam o XP.

Se mulheres bonitas (grosseiramente comparando, lógico...) com tudo em cima cismam de colocar silicone dos seios e na poupança ou fazer lipoaspiração sem precisar, porque não turbinar uma máquina já tida como boa? Isso deve ser medo de experimentar as coisas, de que dê algum defeito; afinal de contas, se foi o desenvolvedor que fez deve ter utilidade, assim como Deus fez o apêndice e pra quê ele serve pra nós?

Uma pena que haja usuários que não pensam no todo e apenas em si. Ainda bem que a maioria (a grande maioria) não são desse jeito, hehehehe...


Citar
Compreenda amigo que nem todo mundo tem 4 GB de RAM e uma super máquina... Por causa de problemas do Windows vista "roubar muitos recursos" que muitos voltaram para o Windows Xp ou então até migraram para o Linux (meu caso).

Se existem os programas que fazem a otimização (afinal nós não inventamos nada) e temos poucos recuros (tem gente com Pentium 3 nesse fórum) pq não alterar se é possivel reverter???

Hqx
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Tem problema cancelar a verificação de disco no boot?
« Resposta #11 Online: 16 de MAR?O de 2008, 10:26 »
Eu desligo a checagem das partições do Windows no fstab porque acho que quem tem que cuidar delas é o próprio Windows.

Hummm onde fica isso definido no /etc/fstab   ? 

Seria isso explicitado por comando para não assumir o default?  Com certeza esse parâmetro de não verificar partições Windows aceleraria o boot.



Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Tem problema cancelar a verificação de disco no boot?
« Resposta #12 Online: 16 de MAR?O de 2008, 11:12 »
Basta mudar de "0" para "1" no arquivo /etc/fstab na linha correspondente à partição Windows, saca só:

Citar
# /dev/sda1
UUID=1F61-1AE7  /media/sda1     vfat    defaults,utf8,umask=007,gid=46 0       0

para

Citar
# /dev/sda1
UUID=1F61-1AE7  /media/sda1     vfat    defaults,utf8,umask=007,gid=46 0       1

isso cancela a verificação do disco na partição Windows.


Eu desligo a checagem das partições do Windows no fstab porque acho que quem tem que cuidar delas é o próprio Windows.

Hummm onde fica isso definido no /etc/fstab   ? 

Seria isso explicitado por comando para não assumir o default?  Com certeza esse parâmetro de não verificar partições Windows aceleraria o boot.




Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Tem problema cancelar a verificação de disco no boot?
« Resposta #13 Online: 16 de MAR?O de 2008, 13:24 »
Obrigado pela informação.  Desliguei no meu notebook que tem o Linux Mint 4.0.  Vamos ver no que dá.  Tomara que faça o boot hoje rápido ficar mais rápido não verificando a partição do Vista.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Tem problema cancelar a verificação de disco no boot?
« Resposta #14 Online: 16 de MAR?O de 2008, 21:45 »
O meu Kde usa 44 de ram depois do boot...



Acho que qualquer otimização desde que ela não interfira no bom funcionamento do sistema é valida!!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois