Autor Tópico: Ant-virus  (Lida 5141 vezes)

Offline Flaviors

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Ant-virus
« Online: 03 de Junho de 2008, 19:47 »
Ola pessoal boa noite.
Tem algum Ant-vírus pro Ubuntu...

Offline scan-soft

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
« Última modificação: 03 de Junho de 2008, 20:07 por scan-soft »

Offline Flaviors

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ant-virus
« Resposta #2 Online: 03 de Junho de 2008, 20:37 »
Valeu scan-soft.
pior que eu pesquisei mas não achei nada sobre ant-virus .
desculpa é falta de pratica tanto com linux como com o  forum 
obrigado pela paciência.

Offline scan-soft

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: Ant-virus
« Resposta #3 Online: 03 de Junho de 2008, 20:59 »
Valeu scan-soft.
pior que eu pesquisei mas não achei nada sobre ant-virus .
desculpa é falta de pratica tanto com linux como com o  forum 
obrigado pela paciência.

Sem problemas, estamos aqui para ajudar, mas como falei não esqueça de uma boa pesquisa antes de postar.  :)

Offline Flaviors

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ant-virus
« Resposta #4 Online: 03 de Junho de 2008, 21:04 »
ok vou tentar melhorar a minha pergunta .
eu tenho o winXP no C:/   ok tenho a unidade D:/  como Bachup e o ubuntu em uma outra partição ok.
to baixando ums arquivos no ubuntu mas vou usar no winxp. como estou salvando em D. gostaria de pasar
um ant-virus antes de usar no XP .
no linux eu to tranquilo sei que não vou pegar virus
acho que agora ficou melhor.....

Offline scan-soft

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: Ant-virus
« Resposta #5 Online: 03 de Junho de 2008, 21:07 »
ok vou tentar melhorar a minha pergunta .
eu tenho o winXP no C:/   ok tenho a unidade D:/  como Bachup e o ubuntu em uma outra partição ok.
to baixando ums arquivos no ubuntu mas vou usar no winxp. como estou salvando em D. gostaria de pasar
um ant-virus antes de usar no XP .
no linux eu to tranquilo sei que não vou pegar virus
acho que agora ficou melhor.....

Após instalar o anti-vírus poderás efetuar está operação sem problemas.

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Ant-virus
« Resposta #6 Online: 03 de Junho de 2008, 21:27 »
use o avast, ele esta em pacote .deb, assim, é de facil instalação, basta executar, ele não tem proteção residente no linux, por isso não consome memória e vc pode utiliza-lo somente para scanear arquivos quando necessário.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline Flaviors

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ant-virus
« Resposta #7 Online: 04 de Junho de 2008, 00:44 »
use o avast, ele esta em pacote .deb, assim, é de facil instalação, basta executar, ele não tem proteção residente no linux, por isso não consome memória e vc pode utiliza-lo somente para scanear arquivos quando necessário.

valeu por responder .
 instalei o avast. 
E agora to perdido não sei como usar o avast não tem nenhum icone.
já mexeriqueiro  em tudo e não o acho.......

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Ant-virus
« Resposta #8 Online: 04 de Junho de 2008, 03:20 »
Eita nóis, pessoal quando sai do windows fica perdidinho.
o avast esta em /usr/bin , essa é a pasta padrão, praticamente tudo o que vc instala, o executavel esta armazenado la dentro, criar um atalho na area de trabalho como o caminho /usr/lib/nome_do_programa.
Muita coisa vc vai instalar no linux e o atalho não sera criado, procure la dentro quando isso ocorrer.

MAS ISSO NÃO FUNCIONA PARA O AVAST

se vc baixou o avast do site, ele lhe obrigou a se registrar, ai, ele mandou pro seu e-mail uma chave como essa:
W78161657H5500A1106-EET56AH4
essa é minha chave de registro do avast.

abra o terminal e digite: avast
ele vai pedir a key
Copie e cole no terminal a chave que consta no seu email, email que vc informou ao se cadastrar no site para baixar o programa.
se vc não tem a chave, cadastre-se no site do avast eles lhe mandar a chave pro e-mail, para se cadastrar, basta selecionar o programa, a versão do Sistema e antes de baixar, ele vai pedir para se cadastrar, ou então, tente essa minha, pode passar na boa.

feito isso, digite no terminal avast-updade para atualizar, se ele não conseguir vai aparecer uma mensagem de erro, se ele conseguir se atualizar, não vai aparecer nada.

Por fim, digite: man avast
Vai abrir um manual para vc aprender a utilizar o avast, os comandos.
Para sair do man, basta pressionar a tecla "q" do teclado.

Exemplo de como utilizar o avast, eu tenho em minha pasta home a pasta porcarias e dentro dela, centenas de pastas e minlhares de subpastas e arquivos, então, eu vou no terminal e digito:
avast -c /home/raidicar/porcarias/
e pronto, scaneamento completo de tudo o que tem dentro da minha pasta porcaria.
detalhe: ao digitar man avast, veja que o parametro -c significa testfull, ou seja, avast -c é = a teste completo.

SIM, É ISSO MESMO, esquece a interface grafica, acostume-se com o modeo texto.
Boa sorte e que os virus não estejam com vc.
abraço
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

alarcon

  • Visitante
Re: Ant-virus
« Resposta #9 Online: 04 de Junho de 2008, 10:14 »
Bem você já instalou o Avast, entretanto tem um mais simples e que usa uma gui (interface gráfica) para o antivírus que também roda por terminal que é o F-Prot.

Mais detalhes aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,35869.msg214690.html#msg214690

Offline Flaviors

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ant-virus
« Resposta #10 Online: 04 de Junho de 2008, 21:44 »
Eita nóis, pessoal quando sai do windows fica perdidinho.
o avast esta em /usr/bin , essa é a pasta padrão, praticamente tudo o que vc instala, o executavel esta armazenado la dentro, criar um atalho na area de trabalho como o caminho /usr/lib/nome_do_programa.
Muita coisa vc vai instalar no linux e o atalho não sera criado, procure la dentro quando isso ocorrer.

MAS ISSO NÃO FUNCIONA PARA O AVAST

se vc baixou o avast do site, ele lhe obrigou a se registrar, ai, ele mandou pro seu e-mail uma chave como essa:
W78161657H5500A1106-EET56AH4
essa é minha chave de registro do avast.

abra o terminal e digite: avast
ele vai pedir a key
Copie e cole no terminal a chave que consta no seu email, email que vc informou ao se cadastrar no site para baixar o programa.
se vc não tem a chave, cadastre-se no site do avast eles lhe mandar a chave pro e-mail, para se cadastrar, basta selecionar o programa, a versão do Sistema e antes de baixar, ele vai pedir para se cadastrar, ou então, tente essa minha, pode passar na boa.

feito isso, digite no terminal avast-updade para atualizar, se ele não conseguir vai aparecer uma mensagem de erro, se ele conseguir se atualizar, não vai aparecer nada.

Por fim, digite: man avast
Vai abrir um manual para vc aprender a utilizar o avast, os comandos.
Para sair do man, basta pressionar a tecla "q" do teclado.

Exemplo de como utilizar o avast, eu tenho em minha pasta home a pasta porcarias e dentro dela, centenas de pastas e minlhares de subpastas e arquivos, então, eu vou no terminal e digito:
avast -c /home/raidicar/porcarias/
e pronto, scaneamento completo de tudo o que tem dentro da minha pasta porcaria.
detalhe: ao digitar man avast, veja que o parametro -c significa testfull, ou seja, avast -c é = a teste completo.

SIM, É ISSO MESMO, esquece a interface grafica, acostume-se com o modeo texto.
Boa sorte e que os virus não estejam com vc.
abraço


Cara valeu mesmo agora deu uma clareada.. se vc fosse uma mulher eu de dava um beijo heheheh.
Na hora de atualizar..... avast-updade comando não encontrado........
Por fim, digite: man avast
Vai abrir um manual para vc aprender a utilizar o avast, os comandos.
Para sair do man, basta pressionar a tecla "q" do teclado.
Até ai beleza.

avast -c /home/raidicar/porcarias/
Aqui que complico..... é que eu quero escanear a unidade E: renomeada como E :Flavio.

Na pasta /usr/bin eu achei tres arquivo .... avast....avastgui.....avast-update !!!!
Criei um atalho na area de trabalho com este arquiva ok" Avastgui " não sei se esta certo .
é isto a trancos e barrancos eu vou levando e tentando aprender.


Bem você já instalou o Avast, entretanto tem um mais simples e que usa uma gui (interface gráfica) para o antivírus que também roda por terminal que é o F-Prot.

Mais detalhes aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,35869.msg214690.html#msg214690


Obrigado pela dica vou conferir ...
mova-a ( como root, sudo nautilus) para este local: /usr/local .
Agora eu pergunto como faço isto !!!!!!
Caracas apos 4 horas quebrando a cabeça eu descobri como.
Valeu..


« Última modificação: 05 de Junho de 2008, 00:56 por Flaviors »

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Ant-virus
« Resposta #11 Online: 05 de Junho de 2008, 05:34 »
OK, diispenso o beijo ;)

1 - O avast-update não rodou? mas ele esta la nas pasta bin, deveria ter rodado, entre na pasta bin e o execute, ele deve rodar.
abra o terminal e digite:
cd /usr/bin
avast-update

2 - para scanear o E, o E esta montado em algum lugar, ao acessa-lo ele mostra o caminho, coloque esse caminho no comando, por exemplo, Tenho um hd, quando o acesso, ele me mostra o caminho: /media/disk então, para scanear ele eu dou o comando:
avast -c /media/disk/
Por padrão, as unidades são montadas em /media então, abra qualquer pasta e na barra de endereços digite /media e na pasta que abrir, veja que seu HD, CD, Disquete, PENDRIVE, MP4 e o que mais tiver estara la, verifique a unidade que quer scanear, abra o terminal e de o comando avast -c /media/UNIDADE A SER SCANEADA/

Para mover algo como root, ex: pasta tatu para a pasta tmp: sudo mv /home/raidicar/tatu /tmp

Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.