Autor Tópico: [PROBLEMA] Ubuntu 7.10 + WPA-TKIP  (Lida 5083 vezes)

Offline Rox_Thiaguin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
  • "The owls are not what they seem"
    • Ver perfil
    • Linux
[PROBLEMA] Ubuntu 7.10 + WPA-TKIP
« Online: 07 de MAR?O de 2008, 15:18 »
Olá pessoal!

Negocio é o seguinte..
Estou no meu notebook Acer 5672WLMi como Ubuntu 7.10
Ele instalou o driver da wireless e esta funcionando perfeitamente! tanto sem cryptografia como com WEP
agora, quando eu tento colocar ele para conectar em uma WPA, ele tenta conectar, mas não consegue...

Ele chega a mostrar no manager as conexões WPA que ele enxerga, mas não conecta..
já procurei sobre isso em vários lugares mas não consigo achar uma solução..alguém pode me ajudar?

grato =D
Linux - Linux para Todos, O maior portal sobre Linux do Brasil!

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: [PROBLEMA] Ubuntu 7.10 + WPA-TKIP
« Resposta #1 Online: 08 de MAR?O de 2008, 23:37 »
Olá pessoal!

agora, quando eu tento colocar ele para conectar em uma WPA, ele tenta conectar, mas não consegue...


O que você quer dizer com "conectar em uma WPA" ?????


Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Rox_Thiaguin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
  • "The owls are not what they seem"
    • Ver perfil
    • Linux
Re: [PROBLEMA] Ubuntu 7.10 + WPA-TKIP
« Resposta #2 Online: 10 de MAR?O de 2008, 03:08 »
Conectar em uma rede wireless com encriptamento WPA-TKIP  :)
Linux - Linux para Todos, O maior portal sobre Linux do Brasil!

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: [PROBLEMA] Ubuntu 7.10 + WPA-TKIP
« Resposta #3 Online: 10 de MAR?O de 2008, 11:25 »
Ok

Seu roteador wireless está configurado com um determinado ESSID e uma chave WPA-TKIP-PSK.  No Ubuntu tem que ter a mesma configuração.  WPA2 é diferente de WPA.

O sudo iwlist scan mostra o ESSID de seu roteador ou você deixou ele oculto para reforçar a segurança?

As maiores dificuldades de quem usa wireless é "apenas" fazer o hardware funcionar o que geralmente ocorre com o uso do ndiswrapper um um driver da placa mas, pelo visto, você já passou dessa fase pois consegue o funcionamento com WEP e sem WEP.

Portanto, estando o driver da placa funcionando (que pode ser confirmado com a leitura do sudo iwlist scan) o resto é apenas configuração correta da chave e do ESSID no sistema de gerenciamento de redes do Ubuntu.

Comente.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Rox_Thiaguin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
  • "The owls are not what they seem"
    • Ver perfil
    • Linux
Re: [PROBLEMA] Ubuntu 7.10 + WPA-TKIP
« Resposta #4 Online: 13 de MAR?O de 2008, 15:01 »
então..

eu deixei o ESSID escondido
não faço broadcast dele com o router

para conectar, eu uso o modo roaming: clico em "Conectar em outra rede sem fio"
coloco o ESSID, escolho WPA pessoal, coloco a senha, coloco TKIP...ele fica tentando conectar, mas não consegue..=/

você sabe qual pode ser o problema?
Linux - Linux para Todos, O maior portal sobre Linux do Brasil!

Darcamo

  • Visitante
Re: [PROBLEMA] Ubuntu 7.10 + WPA-TKIP
« Resposta #5 Online: 13 de MAR?O de 2008, 15:21 »
Tenta mudar no roteador para fazer o broadcast do ESSID para ver se assim dá certo.
Uso WPA e casa e consigo conectar sem problemas, mas no meu caso eu faço o broadcast do ESSID.

De qualquer forma, ocultar o ESSID não é uma medida de segurança muito eficas e o WPA por si só já é bem seguro, acredito.

Ocutar o ESSID fazia sentido como medida de segurança no começo do wifi, mas acho que hoje em dia não oferece mais quase nenhum ganho.

Offline Raphael Barros

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: [PROBLEMA] Ubuntu 7.10 + WPA-TKIP
« Resposta #6 Online: 26 de Agosto de 2008, 09:48 »
Eu tenho esse mesmo problema, só que com o Ubuntu Hardy Heron.

Aqui no meu trabalho eu tenho que trocar o Windows pelo Ubuntu, mas sempre é esse drama de fazer a placa de rede funcionar e conectar na rede WPA. Ele conecta normal, agora estou escrevendo de uma rede sem proteção. Também como iwlist scan ele acha as redes que têm no prédio. O ESSID da rede não está oculto.

minha placa de rede:

00:08.0 Ethernet controller: Atheros Communications Inc. AR2413 802.11bg NIC (rev 01)

Tentei usar o WPA supplicant mas nada também!

Offline jr.paran

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: [PROBLEMA] Ubuntu 7.10 + WPA-TKIP
« Resposta #7 Online: 20 de Setembro de 2008, 18:01 »
Olá pessoal,
Veja se isso ajuda:
Tenho o Debian Lenny e também não conseguia conectar apesar do dispositivo wireless ath0 estar corretamente configurado e identificado pelo iwconfig.

Resolvi com o seguinte tutorial: http://wiki.forumdebian.com.br/index.php/Instalando_o_NetworkManager_no_Debian

Precisei apenas executar a parte final do tutorial:
Acrescentei meu usuário ao grupo netdev com o comando:
sudo adduser jrparan netdev
Em seguida editei o arquivo /etc/network/interfaces e deixei ele apenas com o seguinte conteúdo:
auto lo
iface lo inet loopback

Reiniciei meu notebook, daí só cliquei no ícone do aplett do NetworkManager, no painel. Apareceu todas as redes sem fio próximas. Cliquei no nome da minha rede, abriu uma janelinha para eu digitar minha senha de acesso ao roteador wireless. Pronto.

Minha placa:
lspci |grep Atheros
02:00.0 Ethernet controller: Atheros Communications Inc. AR242x 802.11abg Wireless PCI Express Adapter (rev 01)