Minha partição linux tá quase estourando (está com 94% da capacidade ocupada - dá uns 400 MB mais ou menos) e também estou querendo passar umas coisas do meu cpu p/ um outro (tipo, Emerald, Plugins de áudio,etc..).
Já li muita coisa por muito tempo, mas ainda não entendi muita coisa claramente... Por exemplo, não tenho segurança em copiar nada pois não entendi direito, mando um cp no terminal, mas não sei se ele vai copiar um certo aplicativo, pois há partes dele espalhadas por outras pastas, no windows pelo menos eu sabia que o aplicativo tava na pasta tal... eu estou querendo copiar pra um pen drive e depois jogar tudo no outro cpu...
A partição tá em 94%, mas o windows tá com 83 %, tenho o Eclipse p/ poder programar (no windows), e estou querendo baixar uma versão pra linux e assim passar mais tempo neste SO. Só isso dá uns 110 MB, então preciso saber como remover, mas isso pelo menos já tenho uma idéia melhor de como fazer (o problema é achar todas as pequenas coisas que eu baixei mas que não me serviram muito - aliás se não me engano a remoção deve ser recursiva, por aí...)
Como não sei exatamente como copiar arquivos, não sei se consigo fazer backup corretamente no linux...
Qualquer coisa dando errado, pelo menos poderia voltar tudo ao normal... mas ainda tenho meus receios sobre estas operações todas...
Se der tudo certo, a tendência é ficar cada vez mais no linux, usando windows apenas para jogos, o que me daria um grande espaço disponível, e assim, teria que aprender a reparticionar o hd de forma a deixar muito mais espaço para o linux...
Resumindo, minha dúvida é : na intenção de liberar espaço p/ o ubuntu, como fazer para copiar PERFEITAMENTE, SEM DEIXAR NENHUM RASTRO NEM ESQUECER NENHUM ARQUIVINHO EM ALGUMA OUTRA PASTA POR AÍ (ou como fazer para recortar, que é um copiar seguido de remover...) ?
É isso, me desculpem, sei que a dúvida é básica mas como disse não entendi muito bem certas coisas que andei lendo por aí...
Ficarei no aguardo de alguma resposta.
Desde já, agradeço...