Autor Tópico: Suporte a hardware no Linux  (Lida 2437 vezes)

arlei

  • Visitante
Suporte a hardware no Linux
« Online: 29 de Fevereiro de 2008, 15:25 »
Olá amigos.

Não raramente nos deparamos com usuários "perdidos" em função de problemas com algum componente do seu hardware. Normalmente são usuários recém vindos do windows, sistema este que somos sabedores que os fabricantes sempre fazem drivers para seus hardwares. Portanto no CD que acompanha o dispositivo, lá esta o EXE para que você "facilmente" instale e configure o mesmo em seu computador.

Então ao instalar o Linux, seja na distribuição Ubuntu ou outra qualquer, ficam tristes e bravos porque o Linux não reconheceu o seu dispositivo, achando que a culpa deve ser do sistema operacional e entregam os pontos sem nem ao menos tentarem buscar uma solução.

Lógico, o usuário final não quer saber de compilar isso, carregar aquilo, enfim ele quer apenas ter seu computador a disposição funcionando para poder executar suas tarefas, e isso é compreensível. Mais se com um pouco de paciência e boa vontade nos esforçarmos para entender um pouco que seja, de como as coisas funcionam e as diferenças entre os diferentes sistemas, veremos que a "coisa" não é este "bicho-de-sete-cabeças" que as vezes vemos estampados por ai.

Sendo assim venho compartilhar com a comunidade o ótimo artigo do link abaixo, justamente desvendando este sempre emblemático assunto de como funciona o suporte ao hardware nos sistemas GNU/Linux.

"A principal diferença entre Windows e Linux com relação a drivers e suporte a dispositivos é que no Windows os drivers são desenvolvidos pelos fabricantes e precisam ser instalados manualmente, após a instalação do sistema, enquanto no Linux os drivers são incorporados diretamente ao Kernel e vêm pré-instalados no sistema."

http://www.guiadohardware.net/artigos/suporte-hardware-linux/

Tenho certeza que assim como para mim foi de grande utilidade me ajudando a resolver algumas questões, simplesmente pelo fato de entender melhor seu funcionamento, poderá ser também de grande valia para muitos outros.

T+
Arlei

Offline Lex Luthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Suporte a hardware no Linux
« Resposta #1 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 16:05 »
Amigo dinossauro... realmente, não é lá bicho de sete cabeças, mas ainda em vários pontos o Linux está muito atrás, mas não é culpa dele, e sim dos fabricantes, que se preocupan em lançar os Drivers para apenas o Ruindows.

Um exemplo que dou é minha WebCam, comprei tem 1 ano, e descobri que não é suportada no Linux. Já tentei recompilar o módulo, e até hoje ela não funciona. Acho que vou ter que vendê-la e comprar uma outra inferior para fazê-la funcionar...

Agora, fora isso, é uma maravilha, não é Plug and Pray, mas é o verdadeiro Plug and Play !
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -