Menu aplicativos

Iniciado por Juninho Bill, 29 de Fevereiro de 2008, 12:30

tópico anterior - próximo tópico

Juninho Bill

Boa tarde pessoal, sou novo aqui no fórum e também não manjo tanto de linux, já usei algumas distros e essa semana instalei o Ubuntu 7.10 aqui no trampo e estou adorando, é tudo muito funcional e fácil.

Só tenho uma dúvida, gostaria de saber se existe uma forma de colocar os icones dos programas que eu instalo no menu principal de aplicativos, muitos programas que eu instalei ele não colocou automaticamente, a exemplo do Netbeans 6 e eu tenho uma leve dificuldade para descobrir o comando para abrir tais programas via console...  :D

Muito obrigado!!!

Lex Luthor

Juninho,
   Abre o editor de menus. Acho que é só clicar o botão direito no botão do menu e selecionar editar.
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

Juninho Bill

Legal Lex, é isso mesmo, só que ainda tem um problema... eu instalei o Netbeans aqui e ele não aparece no diretório dos executáveis (/usr/bin), o engraçado é que quando logo como root, ele mostra os icones no desktop e no menu...

Alguma sugestão???

Muito obrigado!!!

Lex Luthor

É Porque ele instalou os ícones nos diretórios do Root.

Você pode copiar manualmente os arquivos dos ícones para seu Desktop, devem estar em /root/Desktop...Se não estiver, procure por todos os arquivos .desktop lá que um deles é, deve ter o nome da aplicação. Se você copiar para o seu /home/usuario/desktop ele vai aparecer no seu Desktop também.

Não sei te dizer com certeza se há uma forma mais fácil de compartilhar os ícones, pois como uso o AWN, abandonei o meu gnome-panel, mas o básico é isso mesmo...

Ah, e como você instalou como root, verifique as permissões de execução e acesso aos arquivos. Talvez seja interessante colocar um gksu para iniciar o aplicativo...
Abraço..
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

Juninho Bill

Maravilha amigão, é isso aí, consegui copiar pro meu home e executar ele bunitinho... agora vou tentar colocar ele no menu....  :)

Valeu!!!

Abraço!!!

marcos_vargens

Existe um outro jeito mais cansativo, porém mais eficiente. Eu como sou muito chato faço isso:

Primeiro clicke com o botão direito no seu Desktop e escolha a Opção " Criar Lancador".
Vai abrir uma janelinha com 3 campos.
Preencha Nome com o nome que vc quer darao aplicativo.
Preencha Commando com o shell que executa o arquivo. Se clicar em Navegar elevai abrir uma tela para vc escolher o aplicativo.
Comentario nem sei para que que serve.
Do lado esquedo da tela tem um botão. Esse botão é para vc escolher o icone da aplicação.
No caso do Netbeans 6 por exemplo ele tem um PNG na pasta "etbeans-6.0/nb6.0".

Feito isso de ok e ele cria o icone no seu desktop.

Agora vem a parte trabalhosa.

Abra esse icone que ele criou com gEdti. Para isso, abra  gEdit (Editor de Texto) e arraste o icone para dentro dele.

Vc vai ver um texto como abaixo:

[Desktop Entry]
Version=1.0
Encoding=UTF-8
Name=Netbeans 6.0
Type=Application
Terminal=false
Exec=/opt/java/netbeans-6.0/bin/netbeans
Name[pt_BR]=Netbeans 6.0
Comment[pt_BR]=The Java IDE
Comment=The Java IDE
Icon=/opt/java/netbeans-6.0/nb6.0/netbeans.png
GenericName[pt_BR]=

Esse conteudo diz ao gnome como startar a aplicação. Dessa forma ele só é interessante no Desktop mesmo,
Mas existe um lugar onde esse arquivo pode fazer mais que isso. Esse lugar é na pasta /usr/share/applications
La existem uma porção desses lançadores só que configurados de forma a se organizarem nos menus.
E para isso você só precisa adicionar uma linha a mais nesse arquivo ai.

Categories=Application;Programming;Development

Essa linha diz ao gnome onde o icone deve aparecer no menu. Veja que tem mais de uma instrução,
separados por ponto e virgula. Ele vai dar prioridade sempre da direita para a esquerda. Mas só é preciso usar uma delas.

Depois de adicionar a linha vc precisa abrir o nautilus como root ( aperte alt+F2 e digite gksudo nautilus e digite sua senha)
Com o nautilus como root. Vc copia esse arquivo alterado para la e pronto. Ele aparece altomaticamente no menu.

Sempre que precisar criar um icone para uma categoria  e não souber o que colocar no Categories do arquivo,
você pode abrir outro icone da pasta /usr/share/applications e olhar. Tem város... Network, AudioVideo, etc.

Aprendi a fazer dessa forma porque o meu menu do 7.04 não me deixava alterar nada la. Então descobri outro jeito.

Se vc fizer um programa para ubuntu um dia e precisar distribuir. Ja sabe como criar o icone para ele e inclusive onde tem que jogar.
Creio que dessa forma que ensinei o icone fique disponivel para todos os usuários criados na maquina.

Outra coisa. Ja que você vai usar java, seria interessante saber de uma coisa. Aplicativos como o Netbeans (feitos em swing)
costumam dar uns problemas com o Compiz (efeitos gráficos do ubuntu). Para evitar isso, coloque a linha abaixo no shell da aplicação.
Bem no começo depois do #!/bin/sh

#!/bin/sh[b]
export AWT_TOOLKIT=MToolk[/b]

isso evita que apareça uma tela branca. Eu coloquei no Netbeans e no Azureus. Caso a aplicação que você estiver 
usando for em java mas a mesma não possuir shell, faça um e inclua essa linha antes do comando que chama a aplicação que resolve.

Bom se precisa de mais ajuda é so falar.

Um Abraço.
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity