Autor Tópico: Memória cheia com Ubuntu 7.10  (Lida 1348 vezes)

Offline Evandro demuth

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
  • Quanto mais aprendo mais descubro que eu menos sei
    • Ver perfil
Memória cheia com Ubuntu 7.10
« Online: 27 de Fevereiro de 2008, 15:55 »
Pessoal eu tenho um notebook Acer Aspirion 3690 Celeron M420 1.6Ghz, com 1Gb Ram e HD de 60Gb. Instalei o Ubuntu 7.10 pois quero muito aprender a trabalhar com Linux e também porque o notebook veio com o lixo do XP Starter. Recentemente comecei a estudar a apostila Foca Linux, e treinei alguns comandos basicos, quando executei o comando top percebi que minha memória estava totalmente ocupada e olha que eu nem estava com muitos programas abertos, estava apenas com o Firefox e o terminal aberto. Insatisfeito eu desabilitei os recursos avançados do compiz-fusion e do Screenlets. Reiniciei o note e quando voltei a memoria estava com 50% de uso, rodei o Eclipse e ela subiu para 60% , fechei o programa e continuou com o mesmo valor, abri o firefox, evolution, totem e logo subiu para os 90% de uso.



Minha pergunta é: Isto é normal?

O Ubuntu consome tanta memória assim?

Ele deveria usar a Swap? Pois nao estava usando nada da Swap; mesmo com a memória no talo ele não utilizava!

Observação: No gadget do Screenlets que monitora o uso da CPU e Memória, nunca atingiu o nível de 100% de uso de Memória. Oscilava entre 23% a 50%, enquanto que no mesmo instante o comando top me mostrava uma utilização de 90% da memória.

Isto tem explicação.

Desde já agradeço. ??? ??? ??? ???

Offline gpr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
    • www.gpr.ppg.br
Re: Memória cheia com Ubuntu 7.10
« Resposta #1 Online: 20 de Outubro de 2008, 12:26 »
li aqui no forum, o ubuntu usa uma "memoria cache" que seria uma especie de memoria pré-preparada para liberação mais rapida.

eu estou usando um notebook turion64, nunca consegui chegar a mais de 40% de CPU, mas de memória, liguei todos os programas que tinha no menu do XFCE4 + programas graficos do ubuntustudio-graphics e ficou com memória de 950mb sendo que eu tenho 1gb. deixei ligado a noite toda e não travou. ainda não instalei a placa de video 7400GO NVIDIA, vou testar agora que problemas vou ter com a placa de video instalada.

abraços,
gpr.
« Última modificação: 25 de Outubro de 2008, 22:42 por gpr »
Ubuntu Studio