Autor Tópico: problema com gravador de cd e dvd lg (RESOLVIDO - de outra maneira)  (Lida 43439 vezes)

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: problema com gravador de cd e dvd lg
« Resposta #45 Online: 02 de MAR?O de 2008, 23:08 »
vicenteventura2112,
Como eu disse, era apenas uma tentativa...nesse caso o erro não está no fstab.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: problema com gravador de cd e dvd lg
« Resposta #46 Online: 02 de MAR?O de 2008, 23:44 »
É que no /dev só existe informação sobre partições criadas no HD...não tem nada sobre cdrom ou drive de disquete...isso vc só encontra na pasta /media.
Ele tem que ver então se ao colocar um cd ou dvd no drive ele vai abrir em /media/cdrom0.
Além disso é preciso saber se no /dev dele tem hda ou sda...


Acho que você está equivocado ou não estou entendendo o que quer dizer.

a pasta /dev (dev= Device) é a pasta onde ficam todos os dispositivos controladores do seu hardware. Já a pasta /media ( e em algumas distribuições /mnt) é onde é montado tais dispositivos, no caso as partições, disquetes e os drivers opticos.

Quando você diz para ele mudar de:

/dev/hdc        /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec 0       0

para:

/dev/cdrom    /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec 0       0

na verdade não está fazendo nenhuma mudança, pois dentro da pasta /dev se você for olhar com calma o cdrom que tem lá é um link e que aponta para /dev/hdc, portanto escrever


/dev/hdc ou /dev/cdrom é a mesma coisa, pois o /dev/cdrom é um link apontando para o /dev/hdc

Isso no caso do amigo, pois no seu o link /dev/cdrom pode estar apontando para /dev/sdc0 ou qualquer outro dispositivo.




Vc está totalmente certo...eu sempre liguei o fstab com as pastas /dev/disk e /media mas, realmente na pasta /dev tem os links e, no meu caso todos (cdrom, cdrw, dvd, dvdrw) apontam para /dev/hdd, que é o que eu tenho no fstab.
« Última modificação: 03 de MAR?O de 2008, 08:48 por pintinho »
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

alarcon

  • Visitante
Re: problema com gravador de cd e dvd lg
« Resposta #47 Online: 03 de MAR?O de 2008, 17:21 »

Alarcon,
eu acho que é exatamente isso!
Testei no notebook e funcionou perfeitamente. Todas as midias foram lidas lá!
Uma coisa que achei estranho foi que, outro dia peguei um DVD emprestado de um amigo meu, e simplesmente meu DVD não conseguia lê-lo! Acho que você matou a charada! Só uma dúvida: Como faço a atualização do firmware? ;D
Tem como fazer pelo Linux?
Abração....


Você tem de ir na página de suporte do fabricante do seu equipamento de gravação e verificar se tem atualização para o firmware do mesmo. No site deve ter informações de como instalar.

alarcon

  • Visitante
Re: problema com gravador de cd e dvd lg
« Resposta #48 Online: 03 de MAR?O de 2008, 17:33 »

Vc está totalmente certo...eu sempre liguei o fstab com as pastas /dev/disk e /media mas, realmente na pasta /dev tem os links e, no meu caso todos (cdrom, cdrw, dvd, dvdrw) apontam para /dev/hdd, que é o que eu tenho no fstab.


ok pintinho estava pensando que não tinha lhe entendido direito.

Abraços.

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: problema com gravador de cd e dvd lg
« Resposta #49 Online: 03 de MAR?O de 2008, 21:40 »
Galera,
não sei mais o que fazer! :-[
Entrei no site da LG e baixei o firmware mais recente pro meu driver (1.02).
Fiz a instalação pelo windows e, entrando no ubuntu e indo no propriedades do driver, dá pra ver que o firmware foi atualizado (consta 1.02 agora).
Pois bem, tentei utilizar as midias que estava com problema e continuam sem ser lidas (DVD-RW).
Peguei 3 DVDs-R da mesma marca hoje (smartbuy) e testei no meu driver. Não consegue ler NADA!!!
Agora, eu coloco qualquer midia minha (DVD-R Samsung), qualquer mídia de CD e qualquer mídia original e o filhote de cruz-credo do meu driver lê normalmente!!!

Já testei todas essas midias no meu notebook (as que não funcionam) e TODAS elas estão rodando perfeitamente no laptop!
Só tenho uma coisa a dizer: LG NUNCA MAIS!

O Alarcon falou algo certo, cada midia tem um pacote que é sempre lido pelos drivers para serem reconhecidos. Por que será que esse driver não consegue ler algumas midias? O mais interessante é que antigamente ela lia todas as mídias normalmente. Estou tendo esse problema depois de 1 ano de uso...


Offline vicenteventura2112

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: problema com gravador de cd e dvd lg
« Resposta #50 Online: 04 de MAR?O de 2008, 00:53 »
pessoal, eu dei uma olhadinha mas fique na dúvida...
se eu comprar um outro gravador de dvd e instalá-lo no meu computador, o ubuntu reconhecerá ele automaticamente?

Será que fazendo isso eu resolvo o meu problema?
Eu deveria tentar outra marca diferente da LG?

Obrigado novamente,
Vicente
estou sem computador pessoal no momento...

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: problema com gravador de cd e dvd lg
« Resposta #51 Online: 04 de MAR?O de 2008, 08:50 »
Não posso dizer pra vc comprar mas, eu só uso LG desde o Dapper...nunca tive nenhum problema.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline vicenteventura2112

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: problema com gravador de cd e dvd lg
« Resposta #52 Online: 04 de MAR?O de 2008, 10:04 »
Na verdade eu quis dizer outra coisa pintinho,

Se eu instalar um novo drive de CD, o Ubuntu o reconhecerá automaticamente (supondo que haja compatibilidade) ou eu terei que re-instalar o ubuntu?
estou sem computador pessoal no momento...

alarcon

  • Visitante
Re: problema com gravador de cd e dvd lg
« Resposta #53 Online: 04 de MAR?O de 2008, 17:12 »
Galera,
não sei mais o que fazer! :-[
Entrei no site da LG e baixei o firmware mais recente pro meu driver (1.02).
Fiz a instalação pelo windows e, entrando no ubuntu e indo no propriedades do driver, dá pra ver que o firmware foi atualizado (consta 1.02 agora).
Pois bem, tentei utilizar as midias que estava com problema e continuam sem ser lidas (DVD-RW).
Peguei 3 DVDs-R da mesma marca hoje (smartbuy) e testei no meu driver. Não consegue ler NADA!!!
Agora, eu coloco qualquer midia minha (DVD-R Samsung), qualquer mídia de CD e qualquer mídia original e o filhote de cruz-credo do meu driver lê normalmente!!!

Já testei todas essas midias no meu notebook (as que não funcionam) e TODAS elas estão rodando perfeitamente no laptop!
Só tenho uma coisa a dizer: LG NUNCA MAIS!

O Alarcon falou algo certo, cada midia tem um pacote que é sempre lido pelos drivers para serem reconhecidos. Por que será que esse driver não consegue ler algumas midias? O mais interessante é que antigamente ela lia todas as mídias normalmente. Estou tendo esse problema depois de 1 ano de uso...



Se o problema é tanto no windows quanto no linux mesmo com a atualização do firmware, talvez seja o caso do seu equipamento de gravação está com problemas, mas existe outras variáveis que vão desde memória ram com algum problema até HD com problema (por exemplo, badblocks).

Se você conseguir gravar com alguma marca, o duro é testar várias até encontrar alguma que funcione bem, fique comprando só desta marca, se possível. Aqui eu consigo com DVDs das marcas LG, Elgin, Nipponic, Maxprint e TDK.

Esta marca, smartbuy, para DVDs eu não consegui gravar nenhum dos 5 que tentei, tanto no windows como no linux, com o meu gravador.

Offline vicenteventura2112

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: problema com gravador de cd e dvd lg
« Resposta #54 Online: 09 de MAR?O de 2008, 16:37 »
Olá pessoal, só para dar um fim a minha saga... comprei um outro gravador de DVD R-RW/cd R-RW:
PIONEER DVR-212D.

O aparelho funcionou normalmente no ubuntu e teve um desempenho melhor do que o LG no windows.
Curiosamente, o aparelho só funcionou com o Gnome Baker e o K3b. O Brasero não conseguiu finalizar os cds.

Não culpo o brasero, pois eu fiz muitas outras tentativas antes de comprar o gravador novo, inclusive instalei o Ubuntu 8.04 (que infelizmente não resolveu o problema)...

Obrigado pela ajuda de todos... e uma pergunta:
Eu deveria acrestentar "RESOLVIDO" neste tópico, visto que ele não foi exatamente resolvido?

Vicente Ventura
estou sem computador pessoal no momento...

alarcon

  • Visitante
Re: problema com gravador de cd e dvd lg
« Resposta #55 Online: 09 de MAR?O de 2008, 16:41 »
Olá pessoal, só para dar um fim a minha saga... comprei um outro gravador de DVD R-RW/cd R-RW:
PIONEER DVR-212D.

O aparelho funcionou normalmente no ubuntu e teve um desempenho melhor do que o LG no windows.
Curiosamente, o aparelho só funcionou com o Gnome Baker e o K3b. O Brasero não conseguiu finalizar os cds.

Não culpo o brasero, pois eu fiz muitas outras tentativas antes de comprar o gravador novo, inclusive instalei o Ubuntu 8.04 (que infelizmente não resolveu o problema)...

Obrigado pela ajuda de todos... e uma pergunta:
Eu deveria acrestentar "RESOLVIDO" neste tópico, visto que ele não foi exatamente resolvido?

Vicente Ventura

Dúvida interessante. ;)

Que tal: resolvido de outra forma. rsrsrs

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: problema com gravador de cd e dvd lg
« Resposta #56 Online: 09 de MAR?O de 2008, 21:35 »
Já cheguei a ler em algum tópico perdido no fórum algo semelhante.

O Lg da pessoa também não funcionava a ponto de ser trocado por outra marca, e voltar ao normal.

Complicado.

Abraços.
7355
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: problema com gravador de cd e dvd lg (RESOLVIDO - de outra maneira)
« Resposta #57 Online: 09 de MAR?O de 2008, 23:01 »
Meus problemas com o meu driver LG provavelmente se resolverão também desta maneira.
Comprarei outro driver (Sony ou Pioneer) e descartarei esse LG para o cemitério dos computadores.
Que bola fora da LG. Perdeu um bom consumidor! :-[

Offline veganbas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: problema com gravador de cd e dvd lg (RESOLVIDO - de outra maneira)
« Resposta #58 Online: 01 de Junho de 2008, 20:53 »
Acho que o tópico tá meio antigo, mas como o tema é semelhante...se alguém puder me ajudar...

Tentei reparticionar meu hd e depois disso fiquei sem o windows. Na partição do linux não houve problema algum, mas a do windows nem reconhece.

Depois que perdi o windows, curiosamente fiquei sem internet e meu dvd somente LÊ as mídias, não chega a gravar. Melhor, os programas (k3b e gnomebaker) gravam porém qd tento ler essas mídias aparece "mídia vazia", embora não acuse erro nenhum durante a gravação.

Qt à internet...rodando o live ubuntu aparecem os IPs certinhos na janelinha do DNS, bem como o link do virtua. Porém, nem abre o firefox nem nada...Será que tem alguma relação com o funcionamento do ruindows?