Autor Tópico: problema com gravador de cd e dvd lg (RESOLVIDO - de outra maneira)  (Lida 43632 vezes)

alarcon

  • Visitante
Re: problema com gravador de cd e dvd lg
« Resposta #30 Online: 02 de MAR?O de 2008, 15:11 »
acho que o pintinho quis dizer /dev/sdc0 ou /dev/sdc1 e não apenas /dev/sdc, procure ver se na pasta /dev existe o sdc0 e/ou sdc1.

Você tem espaço suficiente na sua partição Ubuntu, pode ser algo relativo a espaço temporário que o gravador necessita durante a gravação.

Sua partição do Ubuntu não tem qualquer defeito (badblocks e etc) também pode atrapalhar no processo de gravação.

Offline vicenteventura2112

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: problema com gravador de cd e dvd lg
« Resposta #31 Online: 02 de MAR?O de 2008, 15:20 »
não tem, em /dev tem apenas
sda, sda1, sda2, sda3, sda4...

Problema de espaço não é....
tenho um hd sata de 200 gigas....

30 para windows

25 para o linux
131 para home
4 swap

Citar
Sua partição do Ubuntu não tem qualquer defeito (badblocks e etc) também pode atrapalhar no processo de gravação.
Se há algum destes problemas eu nunca identifiquei! E nem saberia como!!
estou sem computador pessoal no momento...

alarcon

  • Visitante
Re: problema com gravador de cd e dvd lg
« Resposta #32 Online: 02 de MAR?O de 2008, 15:24 »
Bem, como disse antes, são só especulações de hipóteses mais absurdas que possam estar influindo no seu problema, pois como os gravadores usam espaços temporários no HD durante o processo de gravação, se estes espaços usados no Hd tivessem com algum problema iriam causar erro de gravação assim como a falta de espaço, entretanto creio que realmente este não seja o seu caso.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: problema com gravador de cd e dvd lg
« Resposta #33 Online: 02 de MAR?O de 2008, 15:38 »
vicenteventura2112,

Seu fstab estava assim :


/dev/hdc        /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec 0       0

O que eu sugeri foi que vc mudasse para :

/dev/cdrom    /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec 0       0

ou :

/dev/sdc       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec 0       0

Vc fez desse jeito?

Além disso o seu cdrom está na pasta /media e não na /dev...   
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

alarcon

  • Visitante
Re: problema com gravador de cd e dvd lg
« Resposta #34 Online: 02 de MAR?O de 2008, 15:39 »
vicenteventura2112,

Seu fstab estava assim :


/dev/hdc        /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec 0       0

O que eu sugeri foi que vc mudasse para :

/dev/cdrom    /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec 0       0

ou :

/dev/sdc       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec 0       0

Vc fez desse jeito?

Além disso o seu cdrom está na pasta /media e não na /dev...   

pintinho o /dev/cdrom nada mais é do que um link apontando para o /dev/hdc e segundo o vicenteventura2112 não existe no /dev o dispositivo sdc

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: problema com gravador de cd e dvd lg
« Resposta #35 Online: 02 de MAR?O de 2008, 15:55 »
É que no /dev só existe informação sobre partições criadas no HD...não tem nada sobre cdrom ou drive de disquete...isso vc só encontra na pasta /media.
Ele tem que ver então se ao colocar um cd ou dvd no drive ele vai abrir em /media/cdrom0.
Além disso é preciso saber se no /dev dele tem hda ou sda...
« Última modificação: 02 de MAR?O de 2008, 15:59 por pintinho »
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: problema com gravador de cd e dvd lg
« Resposta #36 Online: 02 de MAR?O de 2008, 16:02 »
Senhores,
já tenho um tópico aberto sobre problemas no meu gravador de DVD da LG, mas como esse aqui está bem mais populoso, postarei o meu problema com o DVD da mesma marca.
Eu tenho 3 mídias de DVD-RW, onde duas delas eu já usei "n" vezes. Sempre funcionaram tanto no Ubuntu quanto no Windows, só que, de algumas semanas pra cá, meu driver não lê e nem grava esse tipo de mídia.
O engraçado é que ele lê e grava qualquer mídia de CD e DVD, mas as que são regraváveis ele simplesmente não lê!

Esse problema ocorre em ambos SOs então acredito que seja algo físico. O que me intriga é: se ele usa o mesmo canhão laser para ler as mídias, e consegue ler tanto CD quanto DVDs, por que será que ele não lê de jeito nenhum as mídias RWs? Ou era pra ler tudo ou não era pra ler nada, correto?

Vou aproveitar e mandar essa mensagem pra própria LG e, caso receba alguma resposta, postarei aqui no fórum! É muito esquisito isso! :-[


alarcon

  • Visitante
Re: problema com gravador de cd e dvd lg
« Resposta #37 Online: 02 de MAR?O de 2008, 16:12 »
É que no /dev só existe informação sobre partições criadas no HD...não tem nada sobre cdrom ou drive de disquete...isso vc só encontra na pasta /media.
Ele tem que ver então se ao colocar um cd ou dvd no drive ele vai abrir em /media/cdrom0.
Além disso é preciso saber se no /dev dele tem hda ou sda...


Acho que você está equivocado ou não estou entendendo o que quer dizer.

a pasta /dev (dev= Device) é a pasta onde ficam todos os dispositivos controladores do seu hardware. Já a pasta /media ( e em algumas distribuições /mnt) é onde é montado tais dispositivos, no caso as partições, disquetes e os drivers opticos.

Quando você diz para ele mudar de:

/dev/hdc        /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec 0       0

para:

/dev/cdrom    /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec 0       0

na verdade não está fazendo nenhuma mudança, pois dentro da pasta /dev se você for olhar com calma o cdrom que tem lá é um link e que aponta para /dev/hdc, portanto escrever


/dev/hdc ou /dev/cdrom é a mesma coisa, pois o /dev/cdrom é um link apontando para o /dev/hdc

Isso no caso do amigo, pois no seu o link /dev/cdrom pode estar apontando para /dev/sdc0 ou qualquer outro dispositivo.


« Última modificação: 02 de MAR?O de 2008, 16:21 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: problema com gravador de cd e dvd lg
« Resposta #38 Online: 02 de MAR?O de 2008, 16:18 »
Senhores,
já tenho um tópico aberto sobre problemas no meu gravador de DVD da LG, mas como esse aqui está bem mais populoso, postarei o meu problema com o DVD da mesma marca.
Eu tenho 3 mídias de DVD-RW, onde duas delas eu já usei "n" vezes. Sempre funcionaram tanto no Ubuntu quanto no Windows, só que, de algumas semanas pra cá, meu driver não lê e nem grava esse tipo de mídia.
O engraçado é que ele lê e grava qualquer mídia de CD e DVD, mas as que são regraváveis ele simplesmente não lê!

Esse problema ocorre em ambos SOs então acredito que seja algo físico. O que me intriga é: se ele usa o mesmo canhão laser para ler as mídias, e consegue ler tanto CD quanto DVDs, por que será que ele não lê de jeito nenhum as mídias RWs? Ou era pra ler tudo ou não era pra ler nada, correto?

Vou aproveitar e mandar essa mensagem pra própria LG e, caso receba alguma resposta, postarei aqui no fórum! É muito esquisito isso! :-[



No seu caso eu continuo pensando que como você já usou os RW muitas vezes, no linux ele começa a dar problemas pois sempre pensa que a mídia está cheia, mesmo que você tenha acabado de apagar. Sei que as mídias RW tem uma quantidade de vezes que pode ser apagada e gravada e o que estou querendo afirmar é que talvez para o linux esta quantidade de vezes seja menor do que no Windows e portanto a falha que ocorre no seu caso é por ele pensar sempre que a mídia está cheia e não vazia, por isso você pode ler, mais não consegue gravar.

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: problema com gravador de cd e dvd lg
« Resposta #39 Online: 02 de MAR?O de 2008, 17:12 »
Senhores,
já tenho um tópico aberto sobre problemas no meu gravador de DVD da LG, mas como esse aqui está bem mais populoso, postarei o meu problema com o DVD da mesma marca.
Eu tenho 3 mídias de DVD-RW, onde duas delas eu já usei "n" vezes. Sempre funcionaram tanto no Ubuntu quanto no Windows, só que, de algumas semanas pra cá, meu driver não lê e nem grava esse tipo de mídia.
O engraçado é que ele lê e grava qualquer mídia de CD e DVD, mas as que são regraváveis ele simplesmente não lê!

Esse problema ocorre em ambos SOs então acredito que seja algo físico. O que me intriga é: se ele usa o mesmo canhão laser para ler as mídias, e consegue ler tanto CD quanto DVDs, por que será que ele não lê de jeito nenhum as mídias RWs? Ou era pra ler tudo ou não era pra ler nada, correto?

Vou aproveitar e mandar essa mensagem pra própria LG e, caso receba alguma resposta, postarei aqui no fórum! É muito esquisito isso! :-[



No seu caso eu continuo pensando que como você já usou os RW muitas vezes, no linux ele começa a dar problemas pois sempre pensa que a mídia está cheia, mesmo que você tenha acabado de apagar. Sei que as mídias RW tem uma quantidade de vezes que pode ser apagada e gravada e o que estou querendo afirmar é que talvez para o linux esta quantidade de vezes seja menor do que no Windows e portanto a falha que ocorre no seu caso é por ele pensar sempre que a mídia está cheia e não vazia, por isso você pode ler, mais não consegue gravar.

Alarcon,
Na verdade, eu não consigo nem ler e nem gravar. Esse é o grande problema.
Eu coloco  qualquer midia RW no driver e ele simplesmente não entende que tem um DVD lá dentro.

Eu concordo que existe uma vida útil do DVD-RW, mas nesse caso eu cheguei até a utilizar uma mídia DVD-RW virgem e ainda sim o meu driver não leu a mídia.
É só com RW! Nunca vi algo parecido... Talvez ter comprado o driver mais barato (LG) não tenha sido um bom negócio.
 :-\

alarcon

  • Visitante
Re: problema com gravador de cd e dvd lg
« Resposta #40 Online: 02 de MAR?O de 2008, 17:25 »

Alarcon,
Na verdade, eu não consigo nem ler e nem gravar. Esse é o grande problema.
Eu coloco  qualquer midia RW no driver e ele simplesmente não entende que tem um DVD lá dentro.

Eu concordo que existe uma vida útil do DVD-RW, mas nesse caso eu cheguei até a utilizar uma mídia DVD-RW virgem e ainda sim o meu driver não leu a mídia.
É só com RW! Nunca vi algo parecido... Talvez ter comprado o driver mais barato (LG) não tenha sido um bom negócio.
 :-\


Esta mídia RW nova não funciona nem no Ubuntu quanto no Windows?

O que percebo, tanto no windows quanto no Linux, é que dependendo da marca da mídia e do seu dispositivo de gravação, umas marcas funcionam e outras não. Talvez seja coisa de atualizar o firmware do driver cd/dvd para o reconhecimento de um maior número de marcas de mídia.
« Última modificação: 02 de MAR?O de 2008, 17:53 por alarcon »

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: problema com gravador de cd e dvd lg
« Resposta #41 Online: 02 de MAR?O de 2008, 17:28 »

Alarcon,
Na verdade, eu não consigo nem ler e nem gravar. Esse é o grande problema.
Eu coloco  qualquer midia RW no driver e ele simplesmente não entende que tem um DVD lá dentro.

Eu concordo que existe uma vida útil do DVD-RW, mas nesse caso eu cheguei até a utilizar uma mídia DVD-RW virgem e ainda sim o meu driver não leu a mídia.
É só com RW! Nunca vi algo parecido... Talvez ter comprado o driver mais barato (LG) não tenha sido um bom negócio.
 :-\


Esta mídia RW nova não funciona nem no Ubuntu quanto no Windows?
Nenhuma das três mídias estão funcionando tanto no Ubuntu quanto no Windows...
Perai entao que vou testar no notebook da minha esposa.... Tenho que pedir permissão antes! ;D

Você ta achando que as mídias estão ruins? Seria muito azar... Mas entendi o que você quis dizer e vou testar aqui... Ja volto!

alarcon

  • Visitante
Re: problema com gravador de cd e dvd lg
« Resposta #42 Online: 02 de MAR?O de 2008, 17:34 »

Alarcon,
Na verdade, eu não consigo nem ler e nem gravar. Esse é o grande problema.
Eu coloco  qualquer midia RW no driver e ele simplesmente não entende que tem um DVD lá dentro.

Eu concordo que existe uma vida útil do DVD-RW, mas nesse caso eu cheguei até a utilizar uma mídia DVD-RW virgem e ainda sim o meu driver não leu a mídia.
É só com RW! Nunca vi algo parecido... Talvez ter comprado o driver mais barato (LG) não tenha sido um bom negócio.
 :-\


Esta mídia RW nova não funciona nem no Ubuntu quanto no Windows?
Nenhuma das três mídias estão funcionando tanto no Ubuntu quanto no Windows...
Perai entao que vou testar no notebook da minha esposa.... Tenho que pedir permissão antes! ;D

Você ta achando que as mídias estão ruins? Seria muito azar... Mas entendi o que você quis dizer e vou testar aqui... Ja volto!


Penso assim toda mídia tem uma certa informação embutida nela que os aparelhos de gravações tem de ler para fazer o seu processo. Em algumas marcas estas informações que são colocadas no CD/DVDs não  são lidas corretamente pelos gravadores e por isso ocorrem os erros, além é claro daquelas mídias de qualidade duvidosas. Por isso que há as atualizações de firmware que creio que seja para aumentar a quantidade de mídias reconhecíveis pelo gravador.

Veja o que é dito na embalagem do DVD-R Nipponic:

Citar
"...Caso o seu equipamento não reconheça a mídia, favor entrar em contato diretamente com o fabricante do equipamento para obter maiores informações em relação às atualizações do Firmware (software interno do equipamento de gravação), a fim de corrigir essa falha de compatibilidade..."
« Última modificação: 02 de MAR?O de 2008, 17:51 por alarcon »

Offline vicenteventura2112

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: problema com gravador de cd e dvd lg
« Resposta #43 Online: 02 de MAR?O de 2008, 22:23 »
Citar
Seu fstab estava assim :

/dev/hdc        /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec 0       0

O que eu sugeri foi que vc mudasse para :
/dev/cdrom    /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec 0       0
ou :
/dev/sdc       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec 0       0

Vc fez desse jeito?
Além disso o seu cdrom está na pasta /media e não na /dev...   

Foi exatamente o que eu fiz pintinho... e cada uma deu os erros que eu comentei!

Citar
Além disso é preciso saber se no /dev dele tem hda ou sda...
No meu /dev tem apenas sda, sda1, sda2, sda3, sda4...

Citar
Ele tem que ver então se ao colocar um cd ou dvd no drive ele vai abrir em /media/cdrom0.
na minha pasta /media tem duas pastas relacionadas a Cdrom:
cdrom e cdrom0. Ambas contém as informações do cd no drive de CD. A diferença é que cdrom tem uma seta sobre o ícone da pasta e cdrom0 não tem.

O mesmo ocorre para floppy e floppy0.

Vale ressaltar que eu tenho apenas uma unidade de CD e uma de disquete.
estou sem computador pessoal no momento...

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: problema com gravador de cd e dvd lg
« Resposta #44 Online: 02 de MAR?O de 2008, 23:05 »

Alarcon,
Na verdade, eu não consigo nem ler e nem gravar. Esse é o grande problema.
Eu coloco  qualquer midia RW no driver e ele simplesmente não entende que tem um DVD lá dentro.

Eu concordo que existe uma vida útil do DVD-RW, mas nesse caso eu cheguei até a utilizar uma mídia DVD-RW virgem e ainda sim o meu driver não leu a mídia.
É só com RW! Nunca vi algo parecido... Talvez ter comprado o driver mais barato (LG) não tenha sido um bom negócio.
 :-\


Esta mídia RW nova não funciona nem no Ubuntu quanto no Windows?
Nenhuma das três mídias estão funcionando tanto no Ubuntu quanto no Windows...
Perai entao que vou testar no notebook da minha esposa.... Tenho que pedir permissão antes! ;D

Você ta achando que as mídias estão ruins? Seria muito azar... Mas entendi o que você quis dizer e vou testar aqui... Ja volto!


Penso assim toda mídia tem uma certa informação embutida nela que os aparelhos de gravações tem de ler para fazer o seu processo. Em algumas marcas estas informações que são colocadas no CD/DVDs não  são lidas corretamente pelos gravadores e por isso ocorrem os erros, além é claro daquelas mídias de qualidade duvidosas. Por isso que há as atualizações de firmware que creio que seja para aumentar a quantidade de mídias reconhecíveis pelo gravador.

Veja o que é dito na embalagem do DVD-R Nipponic:

Citar
"...Caso o seu equipamento não reconheça a mídia, favor entrar em contato diretamente com o fabricante do equipamento para obter maiores informações em relação às atualizações do Firmware (software interno do equipamento de gravação), a fim de corrigir essa falha de compatibilidade..."

Alarcon,
eu acho que é exatamente isso!
Testei no notebook e funcionou perfeitamente. Todas as midias foram lidas lá!
Uma coisa que achei estranho foi que, outro dia peguei um DVD emprestado de um amigo meu, e simplesmente meu DVD não conseguia lê-lo! Acho que você matou a charada! Só uma dúvida: Como faço a atualização do firmware? ;D
Tem como fazer pelo Linux?
Abração....