Ajuda - Ubuntu não monta Pen Drive formatado em FAT32

Iniciado por kErNeL_sCrIpT, 21 de Fevereiro de 2008, 14:49

tópico anterior - próximo tópico

kErNeL_sCrIpT

Não sei por que, mas o meu Gutsy de umas duas instalações pra cá não monta mais o Pen Drive formatado em FAT32, no começo pensei que fosse o Pen Drive que estivesse com defeito, mas no Windows™©® funciona normalmente, e também testei um Pen Drive/MP3™ de um amigo meu e ocorreu o mesmo erro, e também quando formato em ext3 ele reconhece normal, mas quando vai gravar, fica gravando eternamente...
Alguém pode ajudar?

pinduvoz

Eu nunca tive problemas com pendrives (tenho dois Kingston, um de 256 MB e um de 1 GB) no Ubuntu, mas lembro de um tópico aqui sobre o assunto onde, a final, descobriu-se que o defeito era na USB frontal.

Tente outras portas (as traseiras) e veja se funciona.

Caso não seja problema de porta, tente montar na mão para ver o que acontece.

Para montar na mão como root (apenas para teste, já que como root o uso é limitado):
- conecte o pendrive USB no computador e use o comando #dmesg
- cheque as últimas linhas para ver o device do pendrive. Exemplos: /dev/sda1 ou /dev/sdb1
- #sudo mkdir /media/pendrive
- #sudo mount /dev/sd* /media/pendrive (o asterisco deve ser completado pelo resultado do dmesg)

:: Linux Registered User nº 439378 ::

kErNeL_sCrIpT

Muito obrigado pela ajuda pinduvoz, resolvi o problema montando manualmente como você disse, mas tenho que fazer tudo na mão e em root hehehe, não sei o que acontece :-\
As portas USB estão funcionando beleza, essa é a segunda vez que tenho problemas com Pen Drive no Linux, e aconteceu só recentemente, e também o driver de vídeo proprietário também não funciona mais, mas bom, isso é outra história, mas acho que isso tudo é por causa do sistema estar uma gambiarra só devido a minha curiosidade e fome de aprendizagem X^D
Aqui a mensagem de erro que dá quando insiro o Pen Drive formatado em FAT32 no Ubuntu:

pinduvoz

Não foi nada, kernel.

Sugiro apenas que vc. retire o resolvido já que, na verdade, não foi.

Se as USB estão funcionando (vc. montou na mão), o hal devia montar o pendrive sozinho, já que é para isso que ele serve.

Tente reinstalar o hal (procure, pois não sei qual é o pacote e agora não estou no Ubuntu) e veja no que dá.

No mais, quem sabe alguém não posta aqui uma solução definitiva.

[].

pinduvoz

Chequei aqui no meu PCLinuxOS (é a distro que uso em casa) e os pacotes são:

hal
libhal1
hal-info

O PCLinuxOS também traz o udev instalado.

No Ubuntu deve ser algo parecido.

kErNeL_sCrIpT

Citação de: pinduvoz online 21 de Fevereiro de 2008, 22:43
Não foi nada, kernel.

Sugiro apenas que vc. retire o resolvido já que, na verdade, não foi.

Se as USB estão funcionando (vc. montou na mão), o hal devia montar o pendrive sozinho, já que é para isso que ele serve.

Tente reinstalar o hal (procure, pois não sei qual é o pacote e agora não estou no Ubuntu) e veja no que dá.

No mais, quem sabe alguém não posta aqui uma solução definitiva.

[].

Ha valeu pinduvoz, eu coloquei resolvido pois me dei por satisfeito, mas seria legal funcionar normalmente :-\
Não pude desinstalar o Hal para reinstalar, pois ia desinstalar meio mundo junto... então apenas marquei pare reinstalação, mas não deu certo, continua a mesma coisa :-\

Editado #1

Opa, vou ver esses pacotes

Editado #2
Os três estavam instalados, os marquei para reinstalação, mas continua o problema :-\