Autor Tópico: Instalar ubuntu num disco IDE  (Lida 6001 vezes)

vitorsa81

  • Visitante
Instalar ubuntu num disco IDE
« Online: 24 de Janeiro de 2006, 15:32 »
Viva:
Eu estou a tentar entrar agora no mundo linux e para isso escolhi esta distribuição. Será que fiz bem?
A verdadeira questão é: eu tenho uma Motherborad Foxconn baseada no chipset intel 915P. O modelo é 915P7AD-8EKRS e pode ser encontrada mais alguma informação em http://www.foxconnchannel.com/products_motherboard_2.cfm?pName=915P7AD-8EKRS%3Cbr%3EEuropean%20Model .
http://www.foxconnchannel.com/products_motherboard_2.cfm?pName=915P7AD-8EKRS%3Cbr%3EEuropean%20Model

Esta board suporta 4 discos IDE (ATA133), 4 Discos SATA para além do canal ATA100 para 2 cd-rom ou para 2 discos
. por 8 discos (4 SATA e 4 ATA todos eles em RAID). no total posso ligar até 10 dispositivos...

Acontece que tinha anteriormante o sistema com dois discos ide (ATA) um com o sistema e outro para dados em geral. Dicidi então tentar instalar o linux e para isso comprei um novo disco, um SATA (aproveitando assim a potencialidade da board) para o qual colonei o windows xp. Queria então instalar agora o linux no antigo disco ide que continha o sistema windows, ficando assim com o seguite esquema de discos:
Disco SATA 80 Gb = Windows Xp
Disco ATA (ide) 40Gb = linux
Disco ATA (ide) 80Gb = dados

Acontece que no windows não tenho problemas em instalar as controladoras que vem com a board (principalmente as do ide) ficando todos os discos a funcionar correctamente. O problema é no linux; ao arrancar a partir do cd, apenas me reconhece o disco sata e não me reconhece os ide. Penso que o problema reside no suporte para as controladoras ide uma vez que já tive uma dificuldade semelhante quando foi a altura de instalar o windows. ao instalar o windows xp ele não me reconhecia o disco dizendo que não tinha disco. foi necessário criar uma disquete com os drivers da controladora IDE/SCSI e configurar o dispositivo no arranque (F6). Esses drivers podem ser retirados do cd da Motherboard ou atravez do site. Mas só tem para windows. E para linux como faço?

Já pensei em instalar no SATA e deixar o ide com o windows, mas depois tenho o seguinte problema: o linux não reconhece os ide e como tál também não reconhece a instalação do windows não senddo possivel assim escolher no arranque qual o sistema a arrancar...

Alguem me consegue ajudar?

Já agora e desculpem todas estas duvidas mas tenho também uma placa gráfica ATI Radeon x700 256Mb PCI express. Vai funcionar correctamente, pelo menos numa resolução "básica" para trabalho por exemplo 1024x768?

Obrigado pela paciência.[/url]

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Instalar ubuntu num disco IDE
« Resposta #1 Online: 24 de Janeiro de 2006, 19:18 »
Citação de: "vitorsa81"
Viva:
Eu estou a tentar entrar agora no mundo linux e para isso escolhi esta distribuição. Será que fiz bem?
A verdadeira questão é: eu tenho uma Motherborad Foxconn baseada no chipset intel 915P. O modelo é 915P7AD-8EKRS e pode ser encontrada mais alguma informação em http://www.foxconnchannel.com/products_motherboard_2.cfm?pName=915P7AD-8EKRS%3Cbr%3EEuropean%20Model .
http://www.foxconnchannel.com/products_motherboard_2.cfm?pName=915P7AD-8EKRS%3Cbr%3EEuropean%20Model

Esta board suporta 4 discos IDE (ATA133), 4 Discos SATA para além do canal ATA100 para 2 cd-rom ou para 2 discos
. por 8 discos (4 SATA e 4 ATA todos eles em RAID). no total posso ligar até 10 dispositivos...

Acontece que tinha anteriormante o sistema com dois discos ide (ATA) um com o sistema e outro para dados em geral. Dicidi então tentar instalar o linux e para isso comprei um novo disco, um SATA (aproveitando assim a potencialidade da board) para o qual colonei o windows xp. Queria então instalar agora o linux no antigo disco ide que continha o sistema windows, ficando assim com o seguite esquema de discos:
Disco SATA 80 Gb = Windows Xp
Disco ATA (ide) 40Gb = linux
Disco ATA (ide) 80Gb = dados

Acontece que no windows não tenho problemas em instalar as controladoras que vem com a board (principalmente as do ide) ficando todos os discos a funcionar correctamente. O problema é no linux; ao arrancar a partir do cd, apenas me reconhece o disco sata e não me reconhece os ide. Penso que o problema reside no suporte para as controladoras ide uma vez que já tive uma dificuldade semelhante quando foi a altura de instalar o windows. ao instalar o windows xp ele não me reconhecia o disco dizendo que não tinha disco. foi necessário criar uma disquete com os drivers da controladora IDE/SCSI e configurar o dispositivo no arranque (F6). Esses drivers podem ser retirados do cd da Motherboard ou atravez do site. Mas só tem para windows. E para linux como faço?

Já pensei em instalar no SATA e deixar o ide com o windows, mas depois tenho o seguinte problema: o linux não reconhece os ide e como tál também não reconhece a instalação do windows não senddo possivel assim escolher no arranque qual o sistema a arrancar...

Alguem me consegue ajudar?

Já agora e desculpem todas estas duvidas mas tenho também uma placa gráfica ATI Radeon x700 256Mb PCI express. Vai funcionar correctamente, pelo menos numa resolução "básica" para trabalho por exemplo 1024x768?

Obrigado pela paciência.[/url]


Do pouco que eu sei o Linux reconhece bem HDs IDE, o problema não deve ser esse.

Vamos por partes, como está o arranjo das suas IDEs?

Sugiro o seguinte:

Na IDE 1 (ATA 133 como master) o HD de 40GB onde você pretende instalar o Ubuntu
Na IDE 2 (ATA 133 como master) o HD de 80GB onde você pretende instalar os seus dados

O CD-ROM no IDE ATA 100.

Se você não quiser fazer assim, coloque os dois HDs na IDE 1, sendo o de 40GB Master e o de 80GB como Slave. Use o IDE 2 para o CD-ROM.

Na hora da instalação ele tem que te listar todos os HDs, daí você escolhe o de 40GB para o Ubuntu.

O SATA vai aparecer como "sda", os IDE como "hda", por exemplo.

Tenta isso e me conta o que virou.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

vitorsa81

  • Visitante
Instalar ubuntu num disco IDE
« Resposta #2 Online: 25 de Janeiro de 2006, 12:08 »
Eu tenho exactamante assim. Tenho o de 40 no ide como master e o de 80 como slave.
Tenho o SATA no canal 1. posso escolher por qual disco quero arrancar na bios. Todos os discos são detectados na bios e funcionam todos eles perfeitamente em silmultaneo no windows (com as controladoras devidamente instaladas). Eu ainda acho que o problema reside na controladora deste canal dos IDE uma vez que já quando foi da instalação do windows ele também não me detectava os ide's (na altura ainda não tinha o SATA) tive que fazer uma disquete com os drivers da controladora obtido no site ou atravez do cd da board, e no arranque do windows escolher a opção "configurar controladora scsi - F6). O mál é que a foxconn so tem drivers e suporte para sistemas windows...

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Instalar ubuntu num disco IDE
« Resposta #3 Online: 25 de Janeiro de 2006, 12:17 »
Tá, vamos tentar outra coisa que acaba de me ocorrer. Seu Chipset é o 915, sendo assim, ele só possui uma porta IDE ATA 100 nativa! As outras portas IDE ATA 133 foram implementadas pela Foxconn. Você está deve estar usando as ATA 133, porque precisou dos Drivers de instalação até para o Windows reconhecer. Ele pensa que você vai fazer RAID.

Dá para você testar na IDE ATA 100? Ligar só o CD-ROM (Slave) e o HD de 40GB (MAster) nesta IDE? Se ele reconhecer, o galho está aí. Se não vou ficar  te devendo. :(

Té+
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

vitorsa81

  • Visitante
Instalar ubuntu num disco IDE
« Resposta #4 Online: 25 de Janeiro de 2006, 12:37 »
Exacto. Dá para ligar sim e assim quase de certeza que vai funcionar... o único problema é que para além da menor taxe de tranferencia para o disco eu tenho um gravador de dvd e um leitor e dava-me algum jeito ter os dois ligados para poder fazer copias directas... Mas se eu ligar o disco aí quase de certeza que o ubuntu já recinhece. mas será que é possivel aaranjar o suporte para a controladora? é que para além de ficar sem o outro cdrom a funcionar ele não me vai reconhecer o  outor disco ide que é onde tenho armazenado tudo o que é dados, música, filmes, etc...

Obrigado por tudo :) embora possa não resolver o meu problema totalmente valeu pelo esforço.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Instalar ubuntu num disco IDE
« Resposta #5 Online: 25 de Janeiro de 2006, 13:28 »
É, aí fica realmente complicado. Outra alternativa seria você tentar outra distribuição! Já tentou o Suse ou o Mandriva? Tem o Mepis também, mas está em Inglês.

Procura lá no Fórum Gringo do Ubuntu, pode ser que tenha alguma dica.

Té+
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Instalar ubuntu num disco IDE
« Resposta #6 Online: 26 de Janeiro de 2006, 02:50 »
Boas novas! Achei o Driver para Linux!  :D

Essa você vai ficar me devendo! hehehehe

Olhei a foto da placa, vi que o Chip controlador é da ITE, para ter certeza baixei o manual da sua placa, tá aí escrito:

On board IDE RAID Controller (IT8212F)

E agora com você a página da ITE com o Driver para Linux:

http://www.ite.com.tw/software_download/software_download2.asp

IT8212F
ATA133 RAID Controller

Linux Driver (ATAPI, RAID)
(support Mandrke 9.0~9.2, RedHat 7.3~9.0, RedHat advance 3.0, SuSe 8.2, Turbo Linux 8.0, others version and kernel 2.6.x please compile source code with your own kernel)

Só vai ter um galho, você terá que instalar o Ubuntu na IDE ATA 100 nativa para poder compilar o Driver da controladora ATA133. :(

Não sei se ajuda muito, mas taí.

Té+
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

vitorsa81

  • Visitante
Instalar ubuntu num disco IDE
« Resposta #7 Online: 26 de Janeiro de 2006, 11:51 »
Bom o meu objectivo é aprender... e com isso vou mesmo de ter de parender, e se calhar das piores maneiras possível mas... vai ter de ser...  :D . Obrigado por tudo!