Autor Tópico: Boot não vai +/-  (Lida 10419 vezes)

dshadow

  • Visitante
Boot não vai +/-
« Online: 23 de Janeiro de 2006, 18:34 »
eu já tava atrás de um linux, ai li quase 1 semana sobre linux, e decidi usar o ubuntu. Baixei ele, gravei em um cd, isso na casa do meu primo que a internet dele é mais rápida que a minha, ele tem o microsoft virtual pc, ai eu instalei o ubuntu lá, e trouxe o CD aki em casa para instalar, mudei na BIOS para dar boot em cd, eu tinho o cd do kurumin aqui em casa, e aproveitei para usar o qtparted dele para particionar meu HD, deletei a partição do windows e só deixei a partição do linux e reiniciei o pc para instalar o ubuntu, mais na hora do boot ele carrega como se fosse o boot do 98 fica a tela do DOS e não aparece aquela tela com a imagem e o "boot:" por q isso? algum arquivo corrompido? ou tem algum comando q posso colocar para iniciar a instalação ( por essa tela eu posso acessar o CD, mais não sei como iniciar a instalação ). agora to só com o Kurumin aqui, mais eu quero o ubuntu fui mais com a cara dele...

qual o problema? na maquina virtual instalou normal, agora aqui não vai  :cry:

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Boot não vai +/-
« Resposta #1 Online: 23 de Janeiro de 2006, 19:29 »
Então você não chegou a instalar o ubuntu?
Se você marcou para dar boot com o CD e colocou o CD de instalação, a primeira coisa que seu computador faria seria ler o CD e a tela apareceria normalmente, com a imagem do ubuntu e escrito boot: mais embaixo onde você deve apenas apertar Enter caso não queira colocar parâmetros especiais para a instalação.
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

dshadow

  • Visitante
Boot não vai +/-
« Resposta #2 Online: 23 de Janeiro de 2006, 19:46 »
sim, isso eu sei, mais o problema é q na minha maquina não aparece essa imagem de boot

http://shots.osdir.com/slideshows/103/1.gif

quando eu coloco o CD, ele começa a carregar um monte de coisa, mais não aparece essa tela, ele  fica com a tela do dose escrito

[DR-DOS]A:\>

e fica ai...

por exemplo...

por exemplo, para instalar o win98 por dos, eu abre o cd e a pasta win98 e digito instalar ( ou install se for em ingles )...

agora no ubuntu tem esse arquivo ( instalar/install ) para instalar?

por q no boot pelo cd ele não a indo, agora quero ir na casa do meu primo den ovo para ver se dá boot pela BIOS, por q na maquina virtual vai de boa...

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Boot não vai +/-
« Resposta #3 Online: 23 de Janeiro de 2006, 20:05 »
Qual a sua  configuração? Você tem mais de um leitor de CD?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

dshadow

  • Visitante
Boot não vai +/-
« Resposta #4 Online: 23 de Janeiro de 2006, 20:12 »
P3 735
128 ram


eu tenho 2 leitores, mais quando fui instalar o XP eu colocava na IDE2 e não dava boot, depois de um tempo descobri q tenho q colcoar na IDE1 para dar boot

mais agora eu perdi os parafusos de 1 leitor ai tirei ele, agora to só com 1

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Boot não vai +/-
« Resposta #5 Online: 23 de Janeiro de 2006, 23:40 »
Minha primeira dica seria que você abrisse o computador e trocasse os cabos atuais do drive de CD pelos cabos utilizados por aquele que conseguia bootar. Se você já fez isso e não deu certo, tente executar o arquivo initrd.gz ou o vmlinuz que estão dentro da pasta install, mas acho que não vai funcionar :/ Boa sorte de qualquer forma.
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

dshadow

  • Visitante
Boot não vai +/-
« Resposta #6 Online: 23 de Janeiro de 2006, 23:46 »
em relação aos cabos, já fiz de tudo...

eu tenho aki 3 drivers de CD

1 leitor normal
1 gravador de cd e leitor de dvd
1 gravador de dvd

agora já fiz TODAS as combinações possiveis com os cabos e os drivez, mais nenhum vai... =/

vo tentar executar esses arquivos ai posto se conseguir...

Offline Judeu_Errante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Boot não vai +/-
« Resposta #7 Online: 24 de Janeiro de 2006, 13:50 »
dshadow

Isto aconteceu comigo também, veja se o seu caso não é igual ao meu...

Eu habilitei a carga do sistema pelo CD no Setup da Bios e mesmo assim ele não lia a imagem do CD do Ubuntu e caia na inicialização do Windows...

O que estava errado aqui é que meu CD-ROM não estava reconhecido na lista de periféricos IDE no Setup da Bios.

Experimente voltar ao Setup e fazer com que o computador identifique exatamente quais periféricos (HD e CD-ROM's) estão ligados às portas IDE, grave e reinicie a máquina com o CD de boot no leitor de CD que você escolheu para ser o primeiro da lista de boot.



Saudações e boa sorte

dshadow

  • Visitante
Boot não vai +/-
« Resposta #8 Online: 24 de Janeiro de 2006, 19:39 »
eu tentei fazer isso, tirei os periférios e reconheci eles na BIOS, depois instalei de novo e fiz o reconhecimento...

uma coisa, eu gravei 2 CD's

1 com o arquivo .iso
e
1 com os arquivos estraidos...

só q nenhum dos 2 vai...

eu queria pegar outro pc para ver se dá boot..ai sei se o problema é aqui ou não...

ps.: tentei executar os arquivos mais tbm  não vai..

eu vo pedir para um amigo baixar o arquivo de novo e gravar e me mandar pelo correio ( a net dele é 2MB ai vai rápido )

tenho mais alguma esperança? :cry:

Offline Judeu_Errante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Boot não vai +/-
« Resposta #9 Online: 24 de Janeiro de 2006, 20:22 »
dshadow

lendo sua nota acima, me ficou uma dúvida... você apenas copiou o arquivo iso para o CD ou utilizou algum programa como Nero, k3b ou Easy CD Creator para gerar o CD de boot através do iso?

Apenas copiado. o iso não torna o CD "bootável", o iso é uma imagem que deve ser extraída para poder funcionar.

Após a extração por um dos programas acima mencionados, o conteúdo do CD passa a ser:

Diretórios:

-dists
-doc
-install
-isolinux
-pics
-pool
-preseed
-ubuntu (link)
-.disk (oculto)

Arquivos:

-md5sum.txt
-README.diskdefines


Outra boa lembrança é verificar o md5sum do arquivo iso que você baixou, comparando-o com o que é exibido no site, para saber se o arquivo está íntegro.




Boa sorte!

dshadow

  • Visitante
Boot não vai +/-
« Resposta #10 Online: 24 de Janeiro de 2006, 21:08 »
eu não comparei o MD5, vo fazer agora

eu fui pelo nero e coloquei como "cd de dados iniciaveis" e gravei 1 com a imagem .iso e outro com os arquivos e pastas extraidos da imagem

Offline Judeu_Errante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Boot não vai +/-
« Resposta #11 Online: 24 de Janeiro de 2006, 21:42 »
dshadow

Não uso o Nero, mas até onde me lembro não é preciso marcar "CD de dados inicializável".

Ainda não ficou claro para mim se você só copiou o arquivo .iso para o CD ou se você gerou o CD de inicialização a partir dele. Reafirmo que apenas copiar o .iso não torna o CD "bootável".

Quanto ao outro CD que você criou, com os arquivos, se você os copiou manualmente há grande chance que ele não funcione. A maneira correta de criar o CD de boot é através do processo que comentei acima, extraindo o conteúdo da imagem iso através do programa de gravação de CD.

Boa sorte!

dshadow

  • Visitante
Boot não vai +/-
« Resposta #12 Online: 24 de Janeiro de 2006, 21:51 »
entonces, foi isso q fiz

no nero, vc tem um monte de forma ed gravar cd, se eu gravar como disco de dados ele só copia os dados para o cd ai q não vo conseguir dar boot mesmo, eu fiz assim para gravar o cd

eu baixei o .iso
criei uma pasta e extrai todos os arquivos q tinha na imagem
abri o nero e coloquei para criar um disco de boot
e mandei gravar

( windows é complicado mesmo )

Offline Judeu_Errante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Boot não vai +/-
« Resposta #13 Online: 24 de Janeiro de 2006, 22:18 »
dshadow

Boa descrição, agora entendi o caso... realmente esse CD não vai funcionar. A forma de gravação não foi apropriada...

Veja abaixo como gravar o iso para o CD.

## Nero Burn ##

- Abra o Nero Burn.
- Clique em File e na opção Write Image (Gravar Imagem).
- Agora, selecione o .iso e clique em Abrir.
- Agora, só escolher a velocidade da gravação e clicar em Burn.*

Há vários tutoriais na internet mostrando com mais detalhes como se usa o Nero para extrair um iso (imagem) para o CD.
Procure que tenho a certeza que achará um bom material.

Boa sorte


* Extraído do site www.dgol.com.br

dshadow

  • Visitante
Boot não vai +/-
« Resposta #14 Online: 24 de Janeiro de 2006, 22:45 »
:cry:

eu tava pensando nisso agora quando fui tentar pegar alguma imagem >.<

mais agora só to com linux aqui e não tem o nero...vo pedir para meu primo gravar de novo... deve ser isso mesmo que não tá fazendo dar o boot...

vo baixar de novo e mandar ele gravar já q não consigo instala ro windows aki de novo por causa do HD q tá ruim, em NTFS  e  FAT32 ele fala q tem clusters quebrados...ai não instala mais o windows =/

valeu ai pela ajuda  :D