Autor Tópico: É possível gerar um sistema sob medida?  (Lida 2272 vezes)

Offline daldo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Usuário Ubuntu #20517
    • Ver perfil
    • Prof. Cláudio Mendes
É possível gerar um sistema sob medida?
« Online: 16 de Fevereiro de 2008, 23:05 »
Depois de muitos 'acertos finos' e configurações sem falar da ajuda do pessoal do fórum (que aliás sem ela não seria possível) consegui instalar meu sistema ubuntu 7.04 64bit's com todos os drivers funcionando perfeitamente, isto sem falar em atualizações e mais de 300Mb de download e boas horas. Gostaria de saber se é possível criar um novo CD-ROM sob medida para a minha máquina de forma que posso ganhar tempo em instalações futuras?
Eu ouvi falar algo parecido quando lia sobre o kurumin, isto vale também para o Ubuntu?
Grato pela ajuda!

AMD Sempron64 2800+
1,61Ghz ~ 1Gb RAM
GeForce FX6200 512Mb

Offline clcampos

• Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: É possível gerar um sistema sob medida?
« Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 23:23 »
Pesquise por Remastersys.

Com ele você cria um LiveCD baseado na sua instalação, já configurada.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline daldo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Usuário Ubuntu #20517
    • Ver perfil
    • Prof. Cláudio Mendes
« Resposta #2 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 00:00 »
Irmão, na boa, tem algo q vc não entenda de linux??? hehehehe valeu mesmo pela ajuda, vc não quebrou um galho, quebrou foi a árvore toda :D

AMD Sempron64 2800+
1,61Ghz ~ 1Gb RAM
GeForce FX6200 512Mb

Offline clcampos

• Administrador
  • Usuário Ubuntu
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 00:07 »
Irmão, na boa, tem algo q vc não entenda de linux??? hehehehe valeu mesmo pela ajuda, vc não quebrou um galho, quebrou foi a árvore toda :D

Meu amigo não é entender de Linux, é ter um favoritos excelente, e muito bem organizado.... huahuahuahuau.....

Daldo espero mesmo que a dica te sirva bem, e caso resolva poderia editar a primeira mensagem do tópico e adicionar RESOLVIDO ao título?

Agora deve existir outras opções, e esta foi uma tratada a pouco tempo no fórum, e que me recordei.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Offline daldo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Usuário Ubuntu #20517
    • Ver perfil
    • Prof. Cláudio Mendes
« Resposta #4 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 01:22 »
Mestre, realmente consegui instalar o remastersys, de acordo com as instruções do link que você passou, e fiz o  backup com o comando sudo remastersys backup daldo.iso, daí legal ele gerou uma imagem com 1,1Gb a qual gravei num DVD, dei boot por ele, iniciou perfeito como um liveDVD só q não estava com a minha configuração, tinha os programas que foram instalados posteriormente ok, mas não tinha a minha config., o que eu queria é q se fosse possível, uma cópia perfeita do que tenho hoje instalado, com atalhos, papéis de parede, drivers (por exemplo apareceu o software que controla o driver da placa de vídeo mas a configuração dela não estava como a que utilizo atualmente), dispositivos, etc.
Será que executei algo errado ou essas configurações somente aparecerão depois de instalar o ubuntu no HD?
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2008, 01:55 por daldo »

AMD Sempron64 2800+
1,61Ghz ~ 1Gb RAM
GeForce FX6200 512Mb

Offline clcampos

• Administrador
  • Usuário Ubuntu
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 01:57 »
Mestre, realmente consegui instalar o remastersys, de acordo com as instruções do link que você passou, e fiz o  backup com o comando sudo remastersys backup daldo.iso, daí legal ele gerou uma imagem com 1,1Gb a qual gravei num DVD, dei boot por ele, iniciou perfeito como um liveDVD só q não estava com a minha configuração, tinha os programas que foram instalados posteriormente ok, mas não tinha a minha config., o que eu queria é q se fosse possível, uma cópia perfeita do que tenho hoje instalado, com atalhos, arquivos, documentos, dispositivos.
Será que executei algo errado ou essas configurações somente aparecerão depois de instalar o ubuntu no HD?

Bem eu não usei o programa, mas até onde li sobre ele você tem várias possibilidades de configuração, inclusive colocar os arquivos da sua HOME no ISO, o que levaria várias configurações suas, como papel de parede, temas e etc.

O que terá que fazer é mesmo testar um pouco, brincar, e ler, pois quem usou falou bem, e te garanto que uma dica do Arlei é uma dica confiável, o cara manda bem!

Também estou precisando testar o programa, mas ainda não tive tempo, então por enquanto é com você, e espero que me de umas dicas sobre ele daqui uns dias.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Offline DouglasCaixeta

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 22:02 »
Olá daldo,

Já usei todo tipo de programa para fazer um backup perfeito das configuração atuais do sistema e nenhum dos programas mais conhecidos (Remastersys, TimeVault, Mondo, Flyback) resolveu o meu problema.

Isso porque existem várias configurações de sistema que não ficam na pasta .home como todos pensam. Até o dicionário do OpenOffice fica em outra pasta, o que significa que a cada formatação você perde toda a melhoria que fez no dicionário.

Para resolver este problema eu uso o Grsync. Um front-end do rsync, que permite a sincronização direcional de pastas do sistema.

Simplesmente copia as pastas abaixo, e quando der algum problema no sistema basta restaurá-las.

/bin
/etc
/home
/lib
/opt
/root
/sbin
/sys
/usr
/var

The Ubuntu Counter Project - user number #14600