Autor Tópico: RESOLVIDO! Som sai no fone e nas caixas simultaneamente modelo MSI VR601  (Lida 32466 vezes)

Offline Julinha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Olá!

Sou leiga no linux, faz tempo que o uso, mas como usuária finalíssima, ou seja, sempre tinha alguém para resolver meus problemas. Agora estou só, comprei um laptop MSI VR601 e que já veio com o Ubuntu 7.10. Nao quero de forma alguma deixar de usar Linux e pretendo ir aprendendo a resolver todos esses pequenos "abacaxis".

A questao, pelo que já vi em outros tópicos, é velha. No entanto, tentei aplicar todas as soluçoes apresentadas e nao tive êxito. O fato é que o som funciona perfeitamente. Funciona tao bem que as caixas de som do lap nao querem calar quando conecto o headphone!  :P

Se alguém puder me ajudar, agredeceria muitíssimo.

Abraços
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2008, 10:44 por Julinha »

Offline jpzm56

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 255
  • Templário Tux
    • Ver perfil
Re: Som sai no fone e nas caixas simultaneamente modelo MSI VR601
« Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 15:30 »
Julinha

Vamos ver o que podemos fazer.  :D
Tenho um note Acer 5050 e ele faz a mesma coisa que o seu, sai som junto com o fones de ouvido, a minha solução ( fruto da observação) é a seguinte: clique duas vezes no icone de som do menu inferior que irá abir o mixer e desabilite o sunrrond que o som ficará só no fone. Acredito que é isso que você quer. Pelo menos para o meu funciona, pode ser até que tenha outra solução melhor, mas vai lhe atender de imediato. Tente e depois poste se resolveu. :D


Offline Julinha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Som sai no fone e nas caixas simultaneamente modelo MSI VR601
« Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 21:53 »
Olá companheiro!

Valeu pela dica, mas eu já tinha feito isso (aliás, foi minha primeira tentativa), mas nao funcionou. Acontece que quando eu desabilito as caixas de som do notebook o fone também se cala. :/

Offline jpzm56

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 255
  • Templário Tux
    • Ver perfil
Re: Som sai no fone e nas caixas simultaneamente modelo MSI VR601
« Resposta #3 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 11:19 »
Julinha :D

      Visitei o site da MSI e verifiquei as configurações do modelo do seu note. A placa de som é igual a minha, uma AC 97 Realtek. Olhando o controle de volume na barra de título tenho HDA ATI SB (alsa mixer), tenho habilitado no controle o PCM e o Front, que se forem desabilitados retiram totalmente o som do note, inclusive dos fones, por isso a minha recomendação para só desabilitar o surround. Caso você não tenha estas habilitações, vá no menu do controle de volume, em editar, preferência e marque PCM e Front e deixe os dois habilitados, aí deixe o surround desabilitado. Como você comprou o note já com o 7.10 instalado é de supor que tudo está correto na instalação. Caso você já tenha verificado todos esses passos e não funciona, vamos ter que aguardar a comunidade que com certeza vai lhe responder. :D

Uma pergunta que se transforma em duas. Você quer ouvir CD ou qualquer arquivo de som? Qual o Player que você usa?  :D

Offline Julinha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Som sai no fone e nas caixas simultaneamente modelo MSI VR601
« Resposta #4 Online: 27 de Fevereiro de 2008, 09:32 »
Olá companheiro!

O problema foi resolvido. No entanto, o x da questao era justamente que a opçao "surround" do portátil nao aparecia...nao tinha em configuraçoes nada. Resultado, adicionei no /etc/modprobe.d/alsa-base a linha "options snd-hda-intel model=3stack-6ch". Reinicei a máquina e, aí sim, quando abri a configuraçao do volume tinha a opçao "altavozes". Mas veja bem.....desabilitei altavozes e...nada! kkkkkk mas aí olhe as outras opçoes que tbm surgiram e na aba "comutadores" a primeira opçao é Headphones, desabilitei essa opçao e pronto! Pára de sair na caixa do portátil. Se quero que saia na caixa, tenho que ir lá e abilitar essa opçao denovo.
Bem....conversando com um amigo, ele disse que esse problema era normal inclusive no ruindows...que era uma certa incompatibilidade da placa de som... bem...o fato é que tem como vc configurar para que as caixas se desabilitem automaticamente quando se conecta os phones...eu só ainda nao sei fazer isso...hehehehehe mas pouco a pouco. O bom é que já posso ouvir música em qq lugar.

Quanto a sua outra pergunta, tou usando o audacious. E quero ouvir de tudo: cd, mp3, a voz da minha mae pelo skype etc....tentei outros players logo no início e era geral o problema...bem...agora nao mais.

Grande abraço!

Offline jpzm56

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 255
  • Templário Tux
    • Ver perfil
Re: Som sai no fone e nas caixas simultaneamente modelo MSI VR601
« Resposta #5 Online: 27 de Fevereiro de 2008, 10:27 »
Julinha

Muito bom. Se está resolvido para você, edite o titulo e coloque "resolvido".
O importante é o aprendizado que fica.
Eu particularmente já gosto mais do XMMS e do Amarok, mas estou fazendo uns teste com o songbird e estou gostando, vai se tornar um player muito bom, se você não conhece baixe os pacotes e experimente.

Um abraço e até mais.

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: RESOLVIDO! Som sai no fone e nas caixas simultaneamente modelo MSI VR601
« Resposta #6 Online: 01 de MAR?O de 2008, 12:40 »
Bom, só para recomendar tem outro player bom tambem que uso. O Listem, mas não le CD.
E queria dar os parabéns pela insistência.
Considerando que é só usuária e mulher são duas vitórias o fato de não ter formatado e instalado o rwindows.
Meus parabéns duas vezes.  :D.
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline Parrillo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
Re: RESOLVIDO! Som sai no fone e nas caixas simultaneamente modelo MSI VR601
« Resposta #7 Online: 11 de Abril de 2008, 18:25 »
Olha não sei se aqui é o lugar correto de eu colocar meu problema..

Eu tenho um notebook Kennex e o ubuntu ta redondo nele.. menos esse assunto do Fone vs Caixa de som dele.

Até agora a única coisa que eu progredi foi conseguir que o som saisse somente no fone.. mas agora ele não sai mais de jeito nenhum no notebook.. kkkk

Utilizei o mesmo método da Julinha:

adicionei no /etc/modprobe.d/alsa-base a linha "options snd-hda-intel model=3stack-6ch"

Mas agora não sai no note... alguém tem alguma idéia???

abs

Offline Gregor.AP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: RESOLVIDO! Som sai no fone e nas caixas simultaneamente modelo MSI VR601
« Resposta #8 Online: 13 de Julho de 2008, 18:41 »
Opa, tudo bom galera?
Então, desculpem reviver este tópico mas como o problema que tenho é muito parecido com o da Autora e é igual ao do Parrillo eu postarei aqui.

Tenho um notebook Kennex 2080 como o do Parrillo.
Fiz o mesmo procedimento indicado pela Julinha mas com isso o som só saía atravéz do fone, se eu tirasse o fone o note ficava sem som... para voltar o som das caixas eu tinha que desfazer o procedimento todo e reiniciar o note...

Alguém tem alguma solução para este problema?

Offline matheusgiavarotti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
  • mesmo quando novo já é tudo
    • Ver perfil
    • BLOG
Re: RESOLVIDO! Som sai no fone e nas caixas simultaneamente modelo MSI VR601
« Resposta #9 Online: 30 de Agosto de 2008, 21:09 »
Olá amigos,

O mesmo aconteceu comigo... Consegui ouvir apenas no fone. Na primeira vez que o utilizei ainda tinha como umentar o volume do surround e ouvir som nas caixas. Até configurei dois controles de volume, um para os fones e outro para as caixas...
Mas aí, na segunda vez que reiniciei, nada de som nas caixas, só no fone.

aceito idéias...

Grato, Matheus

Offline dalmeidabr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: RESOLVIDO! Som sai no fone e nas caixas simultaneamente modelo MSI VR601
« Resposta #10 Online: 17 de Janeiro de 2009, 18:37 »
Olá, consegui resolver esse problema adicionando "options snd-hda-intel model=auto" (sem aspas) ao arquivo /etc/modprobe.d/alsa-base.

Depois é só reiniciar o computador e pronto.

Espero ter ajudado, abraços.

Daniel Almeida

Offline pigdin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
Som sai no fone e nas caixas simultaneamente
« Resposta #11 Online: 10 de Novembro de 2009, 08:12 »
Olá, consegui resolver esse problema adicionando "options snd-hda-intel model=auto" (sem aspas) ao arquivo /etc/modprobe.d/alsa-base.

Depois é só reiniciar o computador e pronto.

Espero ter ajudado, abraços.

Daniel Almeida

Não funcionou no meu note com o Karmic.

Agora é /etc/modprobe.d/alsa-base.conf

lspci:
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) HD Audio Controller (rev 03)


Aguém poderia ajudar?
« Última modificação: 10 de Novembro de 2009, 08:14 por pigdin »
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Offline dalmeidabr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: RESOLVIDO! Som sai no fone e nas caixas simultaneamente modelo MSI VR601
« Resposta #12 Online: 04 de Junho de 2010, 10:55 »
Parou de funcionar quando atualizei do karmic pro lucid   :-\

Alguém sabe a solução?