Autor Tópico: Xubuntu vs Ubuntu, dicas de migração  (Lida 7824 vezes)

Offline viniciusfs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
    • chaos is me
Xubuntu vs Ubuntu, dicas de migração
« Online: 13 de Fevereiro de 2008, 11:04 »
Eu uso Ubuntu a bastante tempo e por curiosidade resolvi instalar o pacote xubuntu-desktop para testar o XFCE. Achei ele excelente, gostei do visual limpo e gostaria de usar no meu dia a dia.

Minhas dúvidas:

Quais são as principais diferenças entre Ubuntu e Xubuntu além do gerenciador de janelas? Digo isso porque o Ubuntu tem muita ferramenta e detalhe, perco isso no Xubuntu? Acredito que o que for voltado para Gnome (como o gravador de dvds/cds do Nautilus) morre.

O que eu perco ao instalar somente o Xubuntu ou instalar o Ubuntu, depois o xubuntu-desktop como eu fiz? Tem coisas do Gnome que eu uso e não gostaria de substituir, como por exemplo o Gedit, Network Manager, etc.

Se eu instalar Ubuntu depois xubuntu-desktop, como faço pra quando estiver no XFCE usar o file manager dele e não o Nautilus? Existe alguma forma de deixar o ambiente totalmente XFCE quando nele e totalmente Gnome quando neste?

Meu interesse no XFCE é a interface limpa, quero apenas um painel pequeno com tray e barra de tarefas e pronto. Na verdade gostaria de não ter painel algum para um visual minimalista ao extremo mas não sei como ficariam as aplicações que usam tray como Listen, Pidgin, etc, etc.

Como editar os menus? Gostaria de deixar apenas os links para aplicações que realmente vou usar.

Obrigado desde já! :)
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2008, 11:09 por viniciusfs »
vinícius.

Offline marcinhostudiopro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Se o ubuntu não fosse livre, eu usaria assim mesmo
    • Ver perfil
    • Software livre sem mistérios
Re: Xubuntu vs Ubuntu, dicas de migração
« Resposta #1 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 11:27 »
Kra também to mudando do ubuntu pra xubuntu, so que eu troquei a distro inteira, formatei e coloquei xubuntu, fiz isso pra eu podesse manualmente colocar aquilo que realmente vou usar, o xubuntu é bem mais enxuto que ubuntu por isso o escolhe, ja instalei o broffice, os pacotes pt-br, vou arriscar instalar k3b, mesmo sabendo do peso, mas o gravador do xfce é muito bom se achar muito lento k3b fico mesmo com ele, to gostando muito do desenpenho do xfce, leve sem abrir mão da estetica.
Mousepad é uma mão na roda, thunar também muito bom, leve e limpo. Eu ja considero o xfce uma alternativa a altura pra kde e gnome, por eficiencia mesmo, sem aquele coisa de que xfce é pra computadores antigos.
Ubuntu tá no pário!!

Offline vitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 472
  • Uepa!
    • Ver perfil
Re: Xubuntu vs Ubuntu, dicas de migração
« Resposta #2 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 22:58 »
Nas duas últimas perguntas poderei ajudar.
Para utilização de um tray bem legal, procure no fórum por trayer, é um tray transparente que não necessita da barra inteira, com o mouse também é possível mostrar o menu e as janelas minimizadas/abertas, no painel de controle se configura isso.
Para o menu você pode criar um totalmente do zero, tem uma ferramenta para edição de menus nas preferências.
Em relação a segunda pergunta não posso opinar, pois não realizei ainda uma instalação desse tipo.
Jabber: vitorml (a) jabber.cz