Autor Tópico: Internet Wireless travando ou ñ navegando c/ a placa Samsung MiniPCI (SWL-2300)  (Lida 4816 vezes)

Offline Gumerjunior

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Acabo de instalar o Ubuntu 7.10 aqui em casa, e sou novato em Linux, mas já andei pesquisando a respeito, e vi esse mesmo problema com a placa ralinktech (rt61), mas como a minha placa é diferente eu não consigo resolver o problema.

Aqui acontece o seguinte: o Ubuntu detectou a minha placa wireless, já que eu vejo os sinais das redes sem fio, mas sempre que configuro (com o IP, SSID, gateway, etc) e tento conectar o PC trava feio e fica com as luzes do Caps Lock e Scroll lock piscando.
 A minha placa é Samsung Wlan MiniPCI (SWL-2300),gostaria muito que alguém pudesse me ajudar, já que gostaria muito que esse SO fosse pra mim uma alternativa aos XPs da vida...

Muito obrigado pelo espaço que esse forum tem dado aos usuários desse SO.
« Última modificação: 12 de Junho de 2008, 22:24 por Gumerjunior »

Offline csat

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Internet Wireless travando com placa Samsung Wlan MiniPCI (SWL-2300)
« Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 00:49 »
Acabo de instalar o Ubuntu 7.10 aqui em casa, e sou novato em Linux, mas já andei pesquisando a respeito, e vi esse mesmo problema com a placa ralinktech (rt61), mas como a minha placa é diferente eu não consigo resolver o problema.

Aqui acontece o seguinte: o Ubuntu detectou a minha placa wireless, já que eu vejo os sinais das redes sem fio, mas sempre que configuro (com o IP, SSID, gateway, etc) e tento conectar o PC trava feio e fica com as luzes do Caps Lock e Scroll lock piscando.
 A minha placa é Samsung Wlan MiniPCI (SWL-2300),gostaria muito que alguém pudesse me ajudar, já que gostaria muito que esse SO fosse pra mim uma alternativa aos XPs da vida...

Muito obrigado pelo espaço que esse forum tem dado aos usuários desse SO.

Vai num terminal console e digite:

sudo lspci -v | grep Network <enter>  o resultado copie e cole aqui na resposta.

sudo lshw -C Network <enter> o resultado copie e cole aqui na resposta.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Gumerjunior

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 17:24 »
com o comando: sudo lspci -v | grep Network
02:09.0 Network controller: Texas Instruments ACX 100 22Mbps Wireless Interface

com o comando: sudo lshw -C Network
*-network
  description: Wireless interface
  product: ACX 100 22Mbps Wireless Interface
  vendor: Texas Instruments
  physical id: 9
  bus info: pci@0000:02:09.0
  logical name: wlan0
  version: 00
  serial: 00:02:78:e6:a6:95
  width: 32 bits
  clock: 33MHz 
  capabilities: pm bus_master cap_list ethernet physical wireless
  configuration: broadcast=yes driver=acx_pci latency=64 module=acx multicast=yes wireless=IEEE 802.11b+

Offline csat

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 01:48 »

*-network
  configuration: broadcast=yes driver=acx_pci latency=64 module=acx multicast=yes wireless=IEEE 802.11b+

Hummm foi difícil encontrar algo sobre sua placa mas veja =>aqui<=

Como você pode ver o seu hardware wireless não tem nada a ver com Samsung. 

« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2008, 01:50 por csat »
Csat (Ubuntu 8.04)

Offline Gumerjunior

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 16:51 »

*-network

Hummm foi difícil encontrar algo sobre sua placa mas veja =>aqui<=

Como você pode ver o seu hardware wireless não tem nada a ver com Samsung. 

Opa! ... realmente a placa pode até ser Samsung, mas o chipset não tem nada haver mesmo!
Bem,  valeu pela ajuda, mas ocorre alguns erros:

No link que você me forneceu tem toda explicação e dois links:
 A página oficial do driver é:  http://acx100.sourceforge.net/ .

A página de download dos pacotes com código fonte é a:
http://rhlx01.fht-esslingen.de/~andi/acx100/ .

Como a principio não sabia de qual site baixar o driver baixei os pacotes com código fonte (arquivo acx-20070101.tar.bz2)
Seguindo as orientações e descompactando o arquivo tive o seguinte erro no terminal:
Código: [Selecionar]
gummer@gummer-desktop:~$ su root
Senha:
root@gummer-desktop:/home/gummer# cd acx-20070101

root@gummer-desktop:/home/gummer/acx-20070101# make
make: *** Sem alvo.  Pare.

root@gummer-desktop:/home/gummer/acx-20070101# make install
make: *** Sem regra para processar o alvo `install'.  Pare.

Vendo que não havia dado certo entrei no site oficial do driver e baixei o driver que foi usado na orientação (que não é o mais recente) o arquivo acx100-0.2.0pre8_plus_fixes_37.tar.bz2
Seguindo as orientações e descompactando o arquivo tive o seguinte erro no terminal:
Senha:
root@gummer-desktop:/home/gummer# cd acx100-0.2.0pre8_plus_fixes_37

root@gummer-desktop:/home/gummer/acx100-0.2.0pre8_plus_fixes_37# make
Kernel version file: /lib/modules/2.6.22-14-generic/build/include/linux/version.h
Kernel configuration file: /lib/modules/2.6.22-14-generic/build/.config
Make damn sure these really match your currently running kernel!!
Kernel configuration found, performing sanity checks
All of the following items are required by the driver:
    Loadable modules support is enabled.
    Wireless LAN (non-hamradio) support is DISABLED!
    Wireless extensions support is DISABLED!
The following is needed for PCMCIA/CardBus cards:
    PCMCIA support is enabled.
    CardBus support is enabled.
The following is needed for USB card support:
    USB support is enabled.
The following is needed for PCI card support:
    PCI support is enabled.
Kernel configuration lacks needed options, please correct! ABORTING.
make: ** [config.mk] Erro 1

root@gummer-desktop:/home/gummer/acx100-0.2.0pre8_plus_fixes_37# make install
make -C src install
make[1]: Entrando no diretório `/home/gummer/acx100-0.2.0pre8_plus_fixes_37/src'
Makefile:42: ../config.mk: Arquivo ou diretório inexistente
Makefile:101: ../config.mk: Arquivo ou diretório inexistente
make[1]: *** Sem regra para processar o alvo `../config.mk'.  Pare.
make[1]: Saindo do diretório `/home/gummer/acx100-0.2.0pre8_plus_fixes_37/src'
make: ** [install] Erro 2

Vendo que não havia dado certo entrei no site oficial do driver e baixei o driver mais recente o arquivo acx100-0.2.0pre8_plus_fixes_57.tar.gz.
Senha:
root@gummer-desktop:/home/gummer# cd acx100-0.2.0pre8_plus_fixes_57

root@gummer-desktop:/home/gummer/acx100-0.2.0pre8_plus_fixes_57# make
Kernel version file: /lib/modules/2.6.22-14-generic/build/include/linux/version.h
Kernel configuration file: /lib/modules/2.6.22-14-generic/build/.config
Make damn sure these really match your currently running kernel!!
Kernel configuration found, performing sanity checks
All of the following items are required by the driver:
    Loadable modules support is enabled.
    Wireless LAN (non-hamradio) support is DISABLED!
    Wireless extensions support is DISABLED!
The following is needed for PCMCIA/CardBus cards:
    PCMCIA support is enabled.
    CardBus support is enabled.
The following is needed for USB card support:
    USB support is enabled.
The following is needed for PCI card support:
    PCI support is enabled.
Kernel configuration lacks needed options, please correct! ABORTING.
make: ** [config.mk] Erro1

root@gummer-desktop:/home/gummer/acx100-0.2.0pre8_plus_fixes_57# make install
make -C src install
make[1]: Entrando no diretório `/home/gummer/acx100-0.2.0pre8_plus_fixes_57/src'
Makefile:103: ../config.mk: Arquivo ou diretório inexistente
make[1]: Problemas ao reprocessar o arquivo `../config.mk'.
*** Copying driver modules acx_pci.o acx_usb.o to /lib/modules/2.6.22-14-generic/net... ***
test -d /lib/modules/2.6.22-14-generic/net || mkdir /lib/modules/2.6.22-14-generic/net
for mod in "acx_pci.o acx_usb.o"; do \
          /usr/bin/install -c $mod /lib/modules/2.6.22-14-generic/net; \
        done
/usr/bin/install: impossível fazer stat em `acx_pci.o': Arquivo ou diretório inexistente
/usr/bin/install: impossível fazer stat em `acx_usb.o': Arquivo ou diretório inexistente
make[1]: ** [install] Erro 1
make[1]: Saindo do diretório `/home/gummer/acx100-0.2.0pre8_plus_fixes_57/src'
make: ** [install] Erro 2

E agora... existe mais alguma alternativa?

Offline csat

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 22:16 »
Parece-me que te falta um pouco de prática no uso do compilador.  Você só pode digitar make se houve a presença do arquivo Makefile.  Além disso só pode digitar make install depois de ZERO erro na fase anterior.  Você deve sempre procurar pelos arquivos INSTALL e README, ao descompactar algum fonte de programa.  Esses arquivos geralmente fornecem instruções para a compilação.  Muitas vezes temos que fazer funcionar o arquivo "configure" que testa sua instalação para ver se é possível a compilação (make) e a instalação (make install).

Esses tutorials nem sempre explicam tudo pois eles assumem que existem conhecimentos prévios da vários temas de informática. 

Outra coisa a considerar é a de que sempre tem mais uma solução o problema é encontrar.  As vezes  uma solução parcial conduz a uma outra parcial e assim por diante e chegamos a solução final, mas nem sempre é tão direto, e isso cansa e dá desânimo.

Vamos continuar pesquisando.
Csat (Ubuntu 8.04)

Offline Gumerjunior

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 16:01 »
Parece-me que te falta um pouco de prática no uso do compilador.  Você só pode digitar make se houve a presença do arquivo Makefile.  Além disso só pode digitar make install depois de ZERO erro na fase anterior.  Você deve sempre procurar pelos arquivos INSTALL e README, ao descompactar algum fonte de programa.  Esses arquivos geralmente fornecem instruções para a compilação.  Muitas vezes temos que fazer funcionar o arquivo "configure" que testa sua instalação para ver se é possível a compilação (make) e a instalação (make install).

Esses tutorials nem sempre explicam tudo pois eles assumem que existem conhecimentos prévios da vários temas de informática. 

Outra coisa a considerar é a de que sempre tem mais uma solução o problema é encontrar.  As vezes  uma solução parcial conduz a uma outra parcial e assim por diante e chegamos a solução final, mas nem sempre é tão direto, e isso cansa e dá desânimo.

Kra, valeu por estar me ajudando, devo confessar que estou começando agora no fantástico "mundo do Linux", e estou apreendendo aos poucos com as pesquisas na net, o único problema é que o primeiro problema que encontrrei é justamente conectar na net...  >:(
Mas td bem, costumo ser persistente, e quero muito ter um sistema operacional alternativo ao velho XP da vida...
 Encontrei também esse tutorial http://under-linux.org/wiki//index.php/Tutoriais/HardWare/SWL-2300 mas como se trata do mesmo driver também não deu certo...
 Continuarei pesquisando também e vamos ver se teremos mais sorte.

Obrigado pela ajuda!

« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2008, 16:14 por Gumerjunior »

Offline csat

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 22:29 »

Kra, valeu por estar me ajudando, devo confessar que estou começando agora no fantástico "mundo do Linux", e estou apreendendo aos poucos com as pesquisas na net, o único problema é que o primeiro problema que encontrrei é justamente conectar na net...  >:(
Mas td bem, costumo ser persistente, e quero muito ter um sistema operacional alternativo ao velho XP da vida...
 Encontrei também esse tutorial http://under-linux.org/wiki//index.php/Tutoriais/HardWare/SWL-2300 mas como se trata do mesmo driver também não deu certo...

Obrigado pela ajuda!

Pesquisei também e achei =>este<= link em Ingles para sua placa e, após uma rápida olhada, pareceu-me que tem chances de te ajudar.

Csat (Ubuntu 8.04)

Offline Gumerjunior

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 20:39 »

Obrigado pela ajuda!

Pesquisei também e achei =>este<= link em Ingles para sua placa e, após uma rápida olhada, pareceu-me que tem chances de te ajudar.

Kra Valeu, dei uma olhada, mas sabe como é iniciante em linux... a gente apanha um pouco, estou com dificulades para compreender essas configurações no link que me recomendou, mas ainda não desisti e continuarei tentando...
A propósito, configurei a placa através do ndiswrapper, e começo a pensar se o problema é realmente de driver, já que logo após instalar o driver do Windows consigo ver os sinais de rede sem fio igualzinho antes e configurando manualmente o ubuntu ele não trava com o driver do Windows, mas também não navega... quando dou um "ping" ele também não responde... vi também nesse mesmo forum http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,1006.0.html que essa placa funcionou no kumbutu 5.10 ...
Bem, valeu a atenção e vamos continuar tentando, talvez eu esteja "vacilando" em alguma coisa simples...

Offline Gumerjunior

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 10 de Junho de 2008, 18:00 »

Obrigado pela ajuda!

Kra Valeu, dei uma olhada, mas sabe como é iniciante em linux... a gente apanha um pouco, estou com dificulades para compreender essas configurações no link que me recomendou, mas ainda não desisti e continuarei tentando...
A propósito, configurei a placa através do ndiswrapper, e começo a pensar se o problema é realmente de driver, já que logo após instalar o driver do Windows consigo ver os sinais de rede sem fio igualzinho antes e configurando manualmente o ubuntu ele não trava com o driver do Windows, mas também não navega... quando dou um "ping" ele também não responde... vi também nesse mesmo forum http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,1006.0.html que essa placa funcionou no kumbutu 5.10 ...
Bem, valeu a atenção e vamos continuar tentando, talvez eu esteja "vacilando" em alguma coisa simples...

Depois de todo esse tempo, desisti e insisti novamente, mas não obtive sucesso!

Acabo de instalar o Ubuntu 8.04 aqui em casa já intencionalmente para resolver esse problema de travamento da internet no Ubuntu 7.10.
 Agora pareço estar no caminho certo, já que parou de travar, da mesma forma que antes aparecem alguns sinais de rede sem fio aqui, mas não aparece o SSID que utilizo, diante disso tentei 02 alternativas:
Primeira: Configurei manualmente a rede sem fio, colocando o SSID, IP (que é fixo), Gateway, sub-mascara e os DNS. Porém não navega...
Segunda: Configurei através da opção: "Conectar-se a outra rede sem fio...", coloquei meu SSID, e "pasmem" apareceu o sinal da rede na tela, pensei que dessa vez ia! ... mas "acabei fondo" ... ::), e continuou sem navegar...  :'(

Até liguei pro meu provedor de internet sem fio pra ver o que ele poderia me ajudar, e ele me respondeu "é... precisa configurar o IP e tals, mas infelizmente não damos suporte para linux"   >:(

Puts, eu mereço!!!!

bem, parece que o sinal é recebido direitinho, mas NUM FUNFA!

e outra coisa, com o comando iwconfig aparece o seguinte:

gumercino@gumercino-desktop:~$ iwconfig
lo        no wireless extensions.

eth0      no wireless extensions.

wlan0     IEEE 802.11b+  ESSID:"wisp-net-jdp-w"  Nickname:"acx v0.3.36"
          Mode:Managed  Frequency:2.422 GHz  Access Point: Not-Associated   
          Bit Rate:1 Mb/s   Tx-Power=18 dBm   Sensitivity=176/255 
          Retry min limit:7   RTS thr:off   
          Power Management:off
          Link Quality=54/100  Signal level=48/100  Noise level=4/100
          Rx invalid nwid:0  Rx invalid crypt:0  Rx invalid frag:0
          Tx excessive retries:44  Invalid misc:0   Missed beacon:0

pelo jeito era pra funciona! ...
        devo estar bobeando em alguma coisa "toska"!!!

Galera me dêem mais essa força! ... e agradeço desde já a atenção prestada...
« Última modificação: 12 de Junho de 2008, 22:16 por Gumerjunior »

Offline Gumerjunior

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Internet Wireless travando ou ñ navegando c/ a placa Samsung MiniPCI (SWL-23
« Resposta #10 Online: 13 de Junho de 2008, 12:12 »
Galera, peço a ajuda dos colegas usuários para sanar essa minha duvida, porque acho que agora devo estar "vacilando" em algo muito simples...
é claro que agradeço a ajuda dada até o momento...
valeu!

Offline Gumerjunior

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Internet Wireless travando ou ñ navegando c/ a placa Samsung MiniPCI (SWL-23
« Resposta #11 Online: 15 de Junho de 2008, 13:17 »
Finalmente resolvi o problema, mas não foi do jeito que eu queria.

Tentei fazer funcionar com driver do windows, usando o ndiswrapper no Ubuntu, mas ele não funcionou...  :'(

Aí resolvi tentar com outras distros, e com o Mandriva 2008 funcionou na primeira com o ndiswrapper...

Finalmente o problema foi solucionado, mas só funcionou com o Mandriva  :o