Autor Tópico: Afinal o Ubuntu nem é asim tão mau!  (Lida 8477 vezes)

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Afinal o Ubuntu nem é asim tão mau!
« Online: 10 de Fevereiro de 2008, 10:15 »
Pois é... eu fui um dos que mais aqui criticou o Ubuntu Gusty. E a verdade é que tudo aquilo que disse corresponde à mais pura das verdades: no meu caso o Gusty simplesmente não funciona direito.
Fugi para o debian e o fedora que funcionaram bem melhor que o Gusty.
O que aconteceu esta semana foi que resolvi dar um presente a mim próprio e com 70 euros comprei uma nvidia Gforce 8400 GS 256mb e depois de a instalar fiz uma instalação limpa do Gusty apagando as partições do fedora e do debian.
A verdade é que por mais que mais bugada que fosse, o Ubuntu sempre foi a minha distro de eleição e nunca consegui laragar esta comunidade.
O resultado foi maravilhoso! Agora o Gusty funciona maravilhosamente bem, sem travamentos estranhos e até já posso usar os efeitos do compiz sem qualquer problema. Neste momento posso dizer que nunca tie uma distribuição linux tão boa quanto esta.
O que fez a diferença?
A porcaria da placa ATi xpress... com ela o gusty fica completamente bugado mesmo sem os efeitos 3d.
Bem, neste momento voltei de vez para o Ubuntu e por incrivel que parece tudo funciona bem.
O conselho que dou é: fujam a todo o custo das ATI.
A difrença para a nvidia foi tanta que parece que tenho um computador novo. Valeu bem a pena o investimento!
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2008, 10:20 por sylvester »

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Afinal o Ubuntu nem é asim tão mau!
« Resposta #1 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 10:32 »
Pois é... eu fui um dos que mais aqui criticou o Ubuntu Gusty. E a verdade é que tudo aquilo que disse corresponde à mais pura das verdades: no meu caso o Gusty simplesmente não funciona direito.
Fugi para o debian e o fedora que funcionaram bem melhor que o Gusty.
O que aconteceu esta semana foi que resolvi dar um presente a mim próprio e com 70 euros comprei uma nvidia Gforce 8400 GS 256mb e depois de a instalar fiz uma instalação limpa do Gusty apagando as partições do fedora e do debian.
A verdade é que por mais que mais bugada que fosse, o Ubuntu sempre foi a minha distro de eleição e nunca consegui laragar esta comunidade.
O resultado foi maravilhoso! Agora o Gusty funciona maravilhosamente bem, sem travamentos estranhos e até já posso usar os efeitos do compiz sem qualquer problema. Neste momento posso dizer que nunca tie uma distribuição linux tão boa quanto esta.
O que fez a diferença?
A porcaria da placa ATi xpress... com ela o gusty fica completamente bugado mesmo sem os efeitos 3d.
Bem, neste momento voltei de vez para o Ubuntu e por incrivel que parece tudo funciona bem.
O conselho que dou é: fujam a todo o custo das ATI.
A difrença para a nvidia foi tanta que parece que tenho um computador novo. Valeu bem a pena o investimento!


É verdade, nos primeiros momentos após o lançamento tem muitos bugs a serem corrigidos, e é com as atualizações que as coisas começam a mudar. Acho que no seu caso o melhor é ficar com uma versão por mais tempo e não trocar de 6 em 6 meses. A próxima versão LTS pode ser uma boa para você.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Afinal o Ubuntu nem é asim tão mau!
« Resposta #2 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 11:29 »
É verdade, nos primeiros momentos após o lançamento tem muitos bugs a serem corrigidos, e é com as atualizações que as coisas começam a mudar. Acho que no seu caso o melhor é ficar com uma versão por mais tempo e não trocar de 6 em 6 meses. A próxima versão LTS pode ser uma boa para você.

Este é Nq6 o grande advogado! Como uso o meu PC para trabalho acho muito improdutivo ter que ficar configurando uma nova versão a cada seios meses, por isso faço a opção de utilizar as versões LTS.

Grande abs,
C.
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu nem é asim tão mau!
« Resposta #3 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 13:47 »
Muito bom mesmo, tenho uma Placa Nvidia e funcionou tudo direitinho, não posso dizer que esta versão 7.10 seja as da melhores porém está rodando tudo normalmente.
Também senti as dificuldades com as placas ATI inclusive em outras distribuições, prefiro o Nvidia.
Estou aguardando a versão LTS para instalar e ficar com ela, não pretendo ficar fazendo atualizações de 6 em 6 meses, quero ficar com esta até a próxima LTS (2012??).

Abraços
Versuri

Offline dhiegospector3k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 164
  • a sociedade é feita de inteligentes, e ignorantes.
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu nem é asim tão mau!
« Resposta #4 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 14:17 »
eu não tive nenhum problema com o gutsy aqui na minha maquina.
eu iniciei com ele. no mundo linux.
mesmo tendo aqueles bugszinhos desagrádaveis vo levando o sistema funfando no 12
nenhum S.o é perfeito, :D

[]s
Assinatura fora das regras. Removida por agente100gelo.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu nem é asim tão mau!
« Resposta #5 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 14:19 »
Versuri se a primeira LTS foi em 2006, e a segunda será em 2008 acredito que a terceira será em 2010, correto?

Sobre o Gutsy posso dizer que sou um privilegiado. É uma distribuição que pouco mexi (instalando em apenas umas 3 máquinas), mas  sem encontrar nenhum problema até agora, inclusive na máquina que estou agora, com uma nVidia 8500GT.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline allanrock

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Meu Flickr
Re: Afinal o Ubuntu nem é asim tão mau!
« Resposta #6 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 14:25 »
Alguém aí está sentindo diferença grande no desempenho com o gnome...?

Sempre achei ele beem mais leve.... ou é o Ubuntu mesmo??

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Afinal o Ubuntu nem é asim tão mau!
« Resposta #7 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 21:21 »
Aproveitando a dica de pl. de vídeo nvidia Gforce 8400 GS 256mb, do sylvester, dei uma olhada no preços em sites de de lojas aqui no RJ e vi por R$114,00 essa placa.
Acho que vou pegar uma, pois o depoimento foi bem contundente. E eu também sobro um bocado c/ uma ATI Radeon x300, que qdo comprei ñ sabia que era tão problemática c/ o Linux

Inclusive add o post do versuri abaixo, p/ dizer que o epidemic Linux sequer entrou o liveCD, qdo no boot eu escolhi a ATI.  :(
E olha que tinha conferido o md.

Muito bom mesmo, tenho uma Placa Nvidia e funcionou tudo direitinho, não posso dizer que esta versão 7.10 seja as da melhores porém está rodando tudo normalmente.
Também senti as dificuldades com as placas ATI inclusive em outras distribuições, prefiro o Nvidia.
Estou aguardando a versão LTS para instalar e ficar com ela, não pretendo ficar fazendo atualizações de 6 em 6 meses, quero ficar com esta até a próxima LTS (2012??).

Abraços
Versuri
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu nem é asim tão mau!
« Resposta #8 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 22:53 »
1 - se eu conseguisse uma placa de vídeo AGP baratinha assim, eu também comprava.

2 - veja só que coisa. eu tenho um Radeon 9600XT, e a única distribuição Linux ou BSD que me deu problema até hoje foi a Ubuntu 7.10 (ok, a 6.10 também, mas aquela deu problema pra todo mundo).

Então, eu só lamento, mas a desculpa de  que "placa ATI é uma droga" não cola mais. A ATI tá lançando drivers proprietários muito bons para Linux agora, e o próprio driver ATI que vem no Xorg é muito bom. Se dá algum problema com uma placa ATI usando o driver do xorg, ou a distro é mal feita, ou a placa tá com defeito.

Não tentem pôr a culpa dos defeitos do Gutsy em hardware ou na capacidade do usuário.  Quase sempre esse mesmo hardware e esse mesmo usuário se deram muito bem com versões anteriores do Ubuntu (menos com a 6.10) ou com outras distros, então simplesmente aceitem: o Gutsy pode não ser uma bomba, mas não está nos padrões Linux de qualidade.

Esperemos que o com o Hardy a Canonical consiga a redenção...
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu nem é asim tão mau!
« Resposta #9 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 23:04 »
Inclusive add o post do versuri abaixo, p/ dizer que o epidemic Linux sequer entrou o liveCD, qdo no boot eu escolhi a ATI.  :(

rjbgbo,
Realmente temos um bug com as placas ATI e estaremos resolvendo na versão 2.1 previsto para Março, essas placas ATI são um pouco problemáticas, alguns tem sorte e funciona na boa.

Ninguém está falando que as placas ATI são ruins mas dão uma mão-de-obra a mais para configurar no Linux.

Abraços
Versuri

Piras

  • Visitante
Re: Afinal o Ubuntu nem é asim tão mau!
« Resposta #10 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 23:40 »
No meu antigo computador, cujo processador era excelente, infelizmente, havia uma placa ATI. Foi uma verdadeira desgraça, pois, não só o Ubuntu me dava mil problemas, mas também várias outras distribuições. A maioria delas, aliás, eu nem conseguia testar pois sempre havia problemas de vídeo.

Agora, com uma placa nVidia bastante modesta (é ainda da série 7), não tenho mais o menor problema nessa área. De fato, para quem quer usar Linux e experimentar as distribuições mais diversas, o ideal, por enquanto, é recorrer mesmo às placas nVidia. A AideTi Ruindeon precisa melhorar muito o suporte ao Linux para tornar-se merecedora da nossa confiança.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Afinal o Ubuntu nem é asim tão mau!
« Resposta #11 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 00:01 »
1 - se eu conseguisse uma placa de vídeo AGP baratinha assim, eu também comprava.

2 - veja só que coisa. eu tenho um Radeon 9600XT, e a única distribuição Linux ou BSD que me deu problema até hoje foi a Ubuntu 7.10 (ok, a 6.10 também, mas aquela deu problema pra todo mundo).

Então, eu só lamento, mas a desculpa de  que "placa ATI é uma droga" não cola mais. A ATI tá lançando drivers proprietários muito bons para Linux agora, e o próprio driver ATI que vem no Xorg é muito bom. Se dá algum problema com uma placa ATI usando o driver do xorg, ou a distro é mal feita, ou a placa tá com defeito.

Não tentem pôr a culpa dos defeitos do Gutsy em hardware ou na capacidade do usuário.  Quase sempre esse mesmo hardware e esse mesmo usuário se deram muito bem com versões anteriores do Ubuntu (menos com a 6.10) ou com outras distros, então simplesmente aceitem: o Gutsy pode não ser uma bomba, mas não está nos padrões Linux de qualidade.

Esperemos que o com o Hardy a Canonical consiga a redenção...

Achei legal a colocação do supermouse
também acho que tendência da ATI/AMD é ganhar esse terreno perdido, mas é claro é também preciso um esforço dos responsáveis pelas distros.

Atual/ no Gutsy, vejo menos problema nessa minha ATI que no Feisty, uso o compiz-fusion e tudo. Mas é claro que vejo algumas coisas estranhas também, o que ñ posso dizer que seja tudo culpa da pl. de vídeo, porém em alguns casos é visivel sim.

Na época qdo resolvi montar um hardware pronto p/ o Linux, me liguei muito em impressora, scanner, webcam e ñ fazia idéia sobre pl. de vídeo e placa de som.

E obrigado Versuri pela atenção, tenho certeza de que vcs vão estar resolvendo tal, porque pelo que li da Epidemic Linux me agradou.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu nem é asim tão mau!
« Resposta #12 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 00:46 »
Citar
Agora, com uma placa nVidia bastante modesta (é ainda da série 7), não tenho mais o menor problema nessa área

Ainda?! A minha é uma GForce 4 MX 4000, e eu rodo Doom 3 que é uma beleza! -- ok, precisa desativar alguns efeitos luminosos avançados, mas tá uma beleza. Pra mim, o linux é um verdadeiro ressuscitador de hardware!  :D

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu nem é asim tão mau!
« Resposta #13 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 02:04 »
no ubuntu é bem facil usar nvidia , com alguns cliques do mouse se instala os drives e reconhece o modelo de sua placa e pronto!!!
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu nem é asim tão mau!
« Resposta #14 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 04:34 »
As placas ati até que são boas.. talvez até melhores que nvidia mas os drivers para linux são mesmo uma porcaria. Andava sempre à espera dos tais drivers milagrosos que nunca mais chegavam até que perdi a paciencia de vez.
Até a debian etch me deu problemas quando instalei o driver fglrx.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/