Autor Tópico: *Problema INÉDITO com WIRELESS* (já tentei de tudo!)  (Lida 5519 vezes)

Offline CitizenKane

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
  • I am what you see
    • Ver perfil
*Problema INÉDITO com WIRELESS* (já tentei de tudo!)
« Online: 08 de Fevereiro de 2008, 14:13 »
   Ae pessoal, bom dia. Primeiramente gostaria de esclarecer que já pesquisei tudo que podia neste e em outros forums para tentar resolver meu problema... mas em vão. Estou a uns bons 4 ou 5 dias tentando resolver esse problema e não consigo, então, para evitar mais demoras vou tentar resumir meu problema, mas ao mesmo tempo explicá-lo detalhadamente para que não haja dúvidas. Peço paciência aos que se proporem a me ajudar e desde já os agradeço! Bom, lá vai!

   Estou eu em meu PC (mudei recentemente do Windows pro Ubuntu pela segunda vez, mas essa é definitiva) e fico sabendo que o PC de minha namorada simplesmente não funciona mais (era Windows), e não ligava mais mesmo. Peguei seu HD e o conectei no meu PC e também não ligou, a única maneira foi usar o Live CD do Ubuntu que havia baixado a pouco. Fiz os Backups e etc e reformatei seu HD, instalando nele agora não mais o Windows e sim o Ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon.
   Quando voltei o HD para a casa dela, o computador as vezes ainda dá uns problemas, sinal de que o único problema não era o HD, mas enfim. Depois de algumas tentativas ele funcionou, mão não se conectou à Internet. O esquema de Internet dela é o seguinte: o irmão dela tem um PC com Windows onde está ligado o Virtua; o PC dela se liga ao dele por meio de um Router Ethernet D-Link Wireless (não sei se é exatamente assim a especificação, mas é por ai) que mesmo no tempo em que ela usava o Windows vivia caindo a conexão, era um sacrifício toda vez que tinha que colocar de novo.
   Até agora acho que nenhum mistério, mas, eu tenho que dizer, JÁ TENTEI DE TUDO! usei "sudo /etc/init.d/networking restart" "ifconfig" pra lá "iwconfig" pra cá, "sudo pppoef"... nem sei se tudo isso tem alguma coisa a ver eu viajei bonito, mas fiz tudo que falavam os tutoriais! Botei o CD do D-Link que era pra Windows e fiz como alguns tutoriais disseram também! Mas nada! Ou fica tentando conectar e fica pedindo a senha repetidas vezes, ou nem pede senha e nem se conecta. As vezes até diz que ta conectado! "Conexão com NOME 75%" exemplo. Mas nada que use a Internet (seja o Synaptic ou o Firefox ou qualquer outra coisa) funcionou, sinal de que não conectou mesmo, né. Meu cunhado tentou mudar de WPA-PSK (que acho que na conexão do ubuntu aparece escrito "wpa-personal" não sei bem dessas coisas) WEP... mudamos senha, reparamos IP, reiniciamos centenas de vezes, e o mais estranho! uma vez chegou a conectar (a, as vezes acendia uma luz verde na conexão, mas ficava por isso mesmo)!!! Mas a Internet ficou ABSURDAMENTE lenta e 5 minutos depois caiu para nunca mais voltar. Acho que se entendesse dessas coisas esse teria sido o ponto chave para eu descobrir o que era, mas infelizmente não entendo nada!

   Acho que acaba aqui meu problema, e ao contrário do que diz no título desde tópico, eu espero sinceramente que esse não seja nenhum problema que ninguém conhece pois isso seria muito triste! Lol!

   Obrigado a todos novamente! Aguardo ansiosamente respostas,
Um Abraço!

PS: Esqueci de pôr! Na minha caso é praticamente a mesma coisa, a diferença é que minha conexão com a do meu irmão é por meio de cabo! Levei meu cabo até a casa da minha namorada e conectei ao Router do meu cunhado e a conexão foi só alegria! Ou seja, o problema é da Wireless mesmo!

PS2: A geografia da casa e um pouco de orgulho do meu cunhado não permitem que a conexão entre eles seja por meio de cabos, apenas wireless...
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2008, 14:19 por CitizenKane »

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: *Problema INÉDITO com WIRELESS* (já tentei de tudo!)
« Resposta #1 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 16:18 »
   Ae pessoal, bom dia. Primeiramente gostaria de esclarecer que já pesquisei tudo que podia neste e em outros forums para tentar resolver meu problema... mas em vão. Estou a uns bons 4 ou 5 dias tentando resolver esse problema e não consigo, então, para evitar mais demoras vou tentar resumir meu problema, mas ao mesmo tempo explicá-lo detalhadamente para que não haja dúvidas. Peço paciência aos que se proporem a me ajudar e desde já os agradeço! Bom, lá vai!

   Estou eu em meu PC (mudei recentemente do Windows pro Ubuntu pela segunda vez, mas essa é definitiva) e fico sabendo que o PC de minha namorada simplesmente não funciona mais (era Windows), e não ligava mais mesmo. Peguei seu HD e o conectei no meu PC e também não ligou, a única maneira foi usar o Live CD do Ubuntu que havia baixado a pouco. Fiz os Backups e etc e reformatei seu HD, instalando nele agora não mais o Windows e sim o Ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon.
   Quando voltei o HD para a casa dela, o computador as vezes ainda dá uns problemas, sinal de que o único problema não era o HD, mas enfim. Depois de algumas tentativas ele funcionou, mão não se conectou à Internet. O esquema de Internet dela é o seguinte: o irmão dela tem um PC com Windows onde está ligado o Virtua; o PC dela se liga ao dele por meio de um Router Ethernet D-Link Wireless (não sei se é exatamente assim a especificação, mas é por ai) que mesmo no tempo em que ela usava o Windows vivia caindo a conexão, era um sacrifício toda vez que tinha que colocar de novo.
   Até agora acho que nenhum mistério, mas, eu tenho que dizer, JÁ TENTEI DE TUDO! usei "sudo /etc/init.d/networking restart" "ifconfig" pra lá "iwconfig" pra cá, "sudo pppoef"... nem sei se tudo isso tem alguma coisa a ver eu viajei bonito, mas fiz tudo que falavam os tutoriais! Botei o CD do D-Link que era pra Windows e fiz como alguns tutoriais disseram também! Mas nada! Ou fica tentando conectar e fica pedindo a senha repetidas vezes, ou nem pede senha e nem se conecta. As vezes até diz que ta conectado! "Conexão com NOME 75%" exemplo. Mas nada que use a Internet (seja o Synaptic ou o Firefox ou qualquer outra coisa) funcionou, sinal de que não conectou mesmo, né. Meu cunhado tentou mudar de WPA-PSK (que acho que na conexão do ubuntu aparece escrito "wpa-personal" não sei bem dessas coisas) WEP... mudamos senha, reparamos IP, reiniciamos centenas de vezes, e o mais estranho! uma vez chegou a conectar (a, as vezes acendia uma luz verde na conexão, mas ficava por isso mesmo)!!! Mas a Internet ficou ABSURDAMENTE lenta e 5 minutos depois caiu para nunca mais voltar. Acho que se entendesse dessas coisas esse teria sido o ponto chave para eu descobrir o que era, mas infelizmente não entendo nada!

   Acho que acaba aqui meu problema, e ao contrário do que diz no título desde tópico, eu espero sinceramente que esse não seja nenhum problema que ninguém conhece pois isso seria muito triste! Lol!

   Obrigado a todos novamente! Aguardo ansiosamente respostas,
Um Abraço!

PS: Esqueci de pôr! Na minha caso é praticamente a mesma coisa, a diferença é que minha conexão com a do meu irmão é por meio de cabo! Levei meu cabo até a casa da minha namorada e conectei ao Router do meu cunhado e a conexão foi só alegria! Ou seja, o problema é da Wireless mesmo!

PS2: A geografia da casa e um pouco de orgulho do meu cunhado não permitem que a conexão entre eles seja por meio de cabos, apenas wireless...

Sugiro que você separe os problemas e os ambientes para que cada problema seja resolvido por parte.

a) não se pode pegar um hd de uma máquina, colocar em outra, formatar, instalar algum sistema, tirar esse mesmo hd e levar para outra maquina e fazer funcionar.  Se o fizer vai dar problema por causa das arquiteturas diferentes;

b) faltou voce dizer qual é a marca e modelo do roteador wireless.  Se for o DI-624 ele tem um bug na BIOS del e não adianta fazer upgrade da bios ou downgrade.  É pegar e guardar para uma outra situação de emergência.  Aconteceu isso comigo e agora estou feliz com o meu Linksys WRT54G.

c) se for usar wireless no Linux é preciso saber qual a placa de wireless que está no computador pois cada uma delas tem procedimentos diferentes.

d) não se pode misturar protocolos de criptografia diferentes, ou seja WEP so funciona com WEP na outra ponta. 

e) a arquitetura de paredes, obstáculos, etc interferem na comunicação mas não é tanto assim.  No meu vizinho, no andar de baixo, consigo acessar meu wireless usando um computador de mão PDA da HP com um sinal regular.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline CitizenKane

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
  • I am what you see
    • Ver perfil
Re: *Problema INÉDITO com WIRELESS* (já tentei de tudo!)
« Resposta #2 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 17:40 »
a) Sim, meu irmão disse isso para mim e, desculpe, esqueci de dizer, depois acabei instalando de novo no pc dela mesmo.

b) Eu realmente não sei qual é o modelo do roteador ma esse nome DI-624 é familiar, não sei se vi lá ou se foi vendo algum forum e ficou na minha cabeça, mas posso procurar saber. Mas quando a antena usb foi conectada no computador do meu cunhado (o computador "sede") ele reconheceu normalmente como sempre, sinal imagino de que esteja tudo ok com ela e com o router.

c) Quanto a isso não sei, mas o router fica no pc no quarto ao lado e neste quarto (o da minha namorada, o que esta tentdo esses problemas) fica uma antena D-Link wireless usb

d) Não misturamos. Primeiro estava WPA nos dois, depois ele mudou pra WEP e eu mudei também, mas nada...

e) A arquitetura atrapalha no caso de se usar um cabo, e não o wireless! Ele acha a rede, e simplesmente não se conecta, mesmo pedindo senha e mesmo as vezes notificando como se estivesse... também recebe sinais que devem ser de vizinhos, mas nunca tentei contactar um deles pra saber se o problema é com essa rede especifica ou com todas que a antena consegue captar.

f) Não sei se isso coincide, não comentei nada pois não está na sessão certa, mas o computador esta cheio de problemas como ter que resetar varias vezes até "pegar no tranco" (eu sei, isso é triste) e uma época ele estava travando, e quando percebi que a ultima coisa que tinha feito quando isso começou a acontecer foi instalar o driver do NVIDIA logo desinstalei e parou de travar. Resumindo o PC está cheio de problemas, mas acho que isso não cabe aqui.

g) A conexão wireless não funcionou quando eu levei o HD diretamente de minha casa, nao funcionou qunado reintalei o sistema no PC dela, nao funcionou pelo Live CD e continua sem funcionar...
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2008, 17:44 por CitizenKane »

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: *Problema INÉDITO com WIRELESS* (já tentei de tudo!)
« Resposta #3 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 18:08 »
Hummm a explicação melhorou, ficou mais estruturada, mas antena ligada na USB eu não entendi direito.  A antena é ligada no conector da antena do roteador ou no conector da placa de rede.

Para a conexão wireless ser bem sucedida precisa:

a) que o nome do ESSID sejam os mesmos tanto no roteador quanto na configuração da placa de rede do computador/notebook que tenha uma placa de rede sem fio (wireless);

b) o protocolo, seja WEP, WPA, WPA2, seja o mesmo usado tanto no roteador quanto no computador/notebook;

c) a chave WEP ou WPA sejam as mesmas em ambos os lados (roteador e computador/notebook).

Para saber se a placa de rede está configurada e funcionando adequadamente no Linux basta digitar:

iwlist scan em uma janela terminal console.  Se estiver tudo ok serão captados os sinais do roteador e de alguns vizinhos.  O resto é configuravel pela interface de rede do computador/notebook com os dados acima.

Para saber qual a placa de rede e qual a placa de rede wireless precisa digitar na console terminal do linux o comando:

sudo lspci -v

e

sudo lshw -C network

Esses comandos informarão vários detalhes, incluindo as placas de rede.  Dependendo de qual for então determinado  caminho poderá ser seguido ou não (acontece).  Se for uma Broadcom bcm43xx é relativamente fácil usando o ndiswrapper em conjunto com o driver respectivo.


Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline CitizenKane

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
  • I am what you see
    • Ver perfil
Re: *Problema INÉDITO com WIRELESS* (já tentei de tudo!)
« Resposta #4 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 19:34 »
   Bom, vamos lá...

1º - O Roteador é: D-Link Ethernet Broadband Router 512G Wireless ligado ao computador principal, junto com ele vem uma Antena USB, que é uma espécie de Pen Drive... essa antena vai no outro computador direto na USB e de lá ele capta as conexões... e está captando, mas não consegue se conectar!

2º (a, b e c) -  Seja no modo de roaming ou na configuração manual o nome do ESSID e os protocolos e senhas estavam coincidindo no router e no PC. Quando mudávamos algo no Router, mudávamos também no computador.

3º - Digitei o comando iwlist scan e diz que "eth0 Interface doesn't support scanning". Ao contrário de mim, você deve sabe ro que isso significa. XD

4º - Digitei os dois outros comandos e apareceu várias especificações não sei exatamente o que procurar...

   Btw, o que seria exatamente a "placa de rede wireless"?

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: *Problema INÉDITO com WIRELESS* (já tentei de tudo!)
« Resposta #5 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 20:00 »
   Bom, vamos lá...

1º - O Roteador é: D-Link Ethernet Broadband Router 512G Wireless ligado ao computador principal, junto com ele vem uma Antena USB, que é uma espécie de Pen Drive... essa antena vai no outro computador direto na USB e de lá ele capta as conexões... e está captando, mas não consegue se conectar!

2º (a, b e c) -  Seja no modo de roaming ou na configuração manual o nome do ESSID e os protocolos e senhas estavam coincidindo no router e no PC. Quando mudávamos algo no Router, mudávamos também no computador.

3º - Digitei o comando iwlist scan e diz que "eth0 Interface doesn't support scanning". Ao contrário de mim, você deve sabe ro que isso significa. XD

4º - Digitei os dois outros comandos e apareceu várias especificações não sei exatamente o que procurar...

   Btw, o que seria exatamente a "placa de rede wireless"?


O comando iwlist scan é para ser dado no computador que não está ligado a rede com fios.  Exemplo:  este que estou usando é um desktop e está ligado por um cabo de rede a porta LAN do roteador.  Entretanto, tenho um notebook que possui uma placa de rede sem fios e que trabalha com várias versões de Linux (Ubuntu 7.10, LinuxMint 4.0, PCLinuxOS).  Nesse notebook posso dar o comando iwlist scan que ele lista as estações sem fio da redondeza, incluindo o meu roteador.

Não achei nada na internet com esse nome " D-Link Ethernet Broadband Router 512G"  nem na página da D-link.

Qual a marca e modelo "dessa antena usb".  Para mim é uma placa de rede sem fio com uma antena embutida.



Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline CitizenKane

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
  • I am what you see
    • Ver perfil
Re: *Problema INÉDITO com WIRELESS* (já tentei de tudo!)
« Resposta #6 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 20:29 »
O router do qual estou falando é igual a este
http://www.dlink.com/products/?sec=0&pid=446
http://www.germes-online.com/direct/dbimage/50306372/Wireless_Router.jpg

E esta seria a antena usb
http://www.dlink.com/products/?sec=0&pid=384

não são esses produtos, mas são a mesma marca e VISUALMENTE idênticos...

Também não achei nada de 512G, acho que fui mal informado, não estou na casa dela e por isso não pude ler eu mesmo, vou pedir para que repita esta operação... mulheres...

É um desktop com uma placa de rede normal (no qual eu liguei o cabo para testar e funcionou) que no caso não está sendo usava. O acessorio usado é esta antena, que funcionava no windows, e capta os sinais da vizinhança (conexões de rede no painel do ubuntu)

espero que estejamos chegando lá...

PS: Meu cunhado bateu o pé e disse que era D-Link 512 G... o mais próximo que achei no google foi 524 e também era visualmente igual.. talvez tenha que ir esses dias lá pessoalmente se não já vi que vai ficar difícil... =/
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2008, 20:44 por CitizenKane »

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: *Problema INÉDITO com WIRELESS* (já tentei de tudo!)
« Resposta #7 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 21:20 »
O router do qual estou falando é igual a este
http://www.dlink.com/products/?sec=0&pid=446
http://www.germes-online.com/direct/dbimage/50306372/Wireless_Router.jpg

E esta seria a antena usb
http://www.dlink.com/products/?sec=0&pid=384

não são esses produtos, mas são a mesma marca e VISUALMENTE idênticos...

Também não achei nada de 512G, acho que fui mal informado, não estou na casa dela e por isso não pude ler eu mesmo, vou pedir para que repita esta operação... mulheres...

É um desktop com uma placa de rede normal (no qual eu liguei o cabo para testar e funcionou) que no caso não está sendo usava. O acessorio usado é esta antena, que funcionava no windows, e capta os sinais da vizinhança (conexões de rede no painel do ubuntu)

espero que estejamos chegando lá...

PS: Meu cunhado bateu o pé e disse que era D-Link 512 G... o mais próximo que achei no google foi 524 e também era visualmente igual.. talvez tenha que ir esses dias lá pessoalmente se não já vi que vai ficar difícil... =/

Com exceção das marcas e modelos que você ainda vai confirmar, o resto está conferindo com o que eu disse:  - trata-se de um roteador wireless (modelo a ser confirmado) e uma placa de rede sem fio (modelo a ser confirmado) que liga na porta USB.

O que você quer é fazer a conexão desse equipamento que liga na USB com o roteador e fazer com que o computador acesse a internet.  Quando você for lá, este computador que tem a placa de rede sem fio ligada na porta USB e que deve estar com o Ubuntu, digite na janela terminal o comando:  sudo lshw -C usb <enter>  e veja o resultado.  Nesse mesmo computador digite, ainda, o iwlist scan <enter> para ver se existe comunicação, ou seja, se ele está "escutando" as transmissões do router.  Caso esteja, é bom sinal.  Caso não esteja é porque o hardware não está configurado de forma correta para que o Ubuntu possa entender.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline CitizenKane

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
  • I am what you see
    • Ver perfil
Re: *Problema INÉDITO com WIRELESS* (já tentei de tudo!)
« Resposta #8 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 22:04 »
   Muito obrigado pela ajuda e paciência Csat, brigadão mesmo, dentro de alguns dias ressucitarei este topico com as informações que faltam, a não ser que o que aqui foi dito já resolva o problema e então mudarei o nome para [RESOLVIDO]...
então, até breve!
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2008, 15:32 por CitizenKane »