Utilizar o iPhone e o iPod Touch no Ubuntu

Iniciado por nuno_nunes, 07 de Fevereiro de 2008, 19:58

tópico anterior - próximo tópico

nuno_nunes

Utilizar o iPhone e o iPod Touch no Ubuntu

Se adquiriram um iPhone ou iPod Touch e gostavam de o poder utilizar com o Ubuntu, leiam atentamente este guia disponível na Wiki oficial desta distribuição, onde são explicados todos os passos necessários para utilizar estes gadgets com o Ubuntu 7.10.

Fonte: webtuga.com

Lex Luthor

Amigos,

    Posso perguntar uma coisa ?
    Acabei de comprar meu iphone 3G. Como eu chutei o balde do Ruindows aqui faz tempo, queria uma alternativa para utilizá-lo no Ubuntu. Como eu ainda tinha uma partição Ruindows aqui para emergências como essa, eu a estou utilizando EXCLUSIVAMENTE para o iTunes,  mas minhas músicas estão todas em partições EXT3.
    Sempre que eu tento enviar as músicas para ele via rythmbox ou gtkpod, o IPhone nunca as reconhece, mesmo depois de desligá-lo u religá-lo. Aí, quando o ligo novamente no ITunes, ele fala que o IPhone está danificado e tenho que restaurá-lo tudo de novo...

     O Firmware dele é o 2.1. Alguém sabe o que está acontecendo ?
     Pelo wiki que li, pelo que eu entendi, não dá ainda ?

Preciso da ajuda de vocês....
Brigadão...
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

lekitus

Estou na mesma! eu nem ruindows tenho mais! consigo instalar alguns programas copiando eles diretamente para o iphone por ssh, mas musicas não estou conseguindo mesmo! outra coisa que gostaria muito de fazer era sincronizar os contatos com o evolution! já tentei varias coisas e nada deu certo. Se alguem puder ajudar....

Lex Luthor

Colega,

  Ontem eu achei uma solução. Depois de tentar diversas por aí que nao funcionavam, achei um script que baixa os sources do kernel, modifica um coisa lá, recompila e reinstala o kernel.
   Eu sei que é uma solução meio "dirty", pois sempre que atualizar o kernel temos que refazê-lo pelo script, mas pelo menos fez funcionar lá em casa e estou satisfeito...
   Agora eu posso rodar o itunes, e ele pega minha biblioteca em uma pasta compartilhada pelo virtualbox. Sincriniza e tudo...
   Vou procurar aqui e encontrando novamente eu passo aqui, OK ?


   Ops, editado. Acabei de encontrar:

      http://www.huanix.com/2008/11/03/fixing-usb-on-virtualbox-to-allow-iphone-sync-with-an-ubuntu-host-running-windows-xp/
Um abraço....
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

lekitus

ok! vlw! vou tentar isso chegando em casa!

abrs

Lex Luthor

#5
Bom, galera, deixa eu registrar minha aventura madrugal de ontem. Talvez isso ajude alguém. Desculpe a postagem grande, mas o que passei foi froid....:

      Resolvi fazer o upgrade para o firmware 2.2, recém lançado.
      Lembrando apenas que rodo o iTunes pelo VirtualBox e tem funcionado perfeitamente, pois pelo Rhythmbox, exaile e outros dá pau no BD do iPhone 2.x.
   

  • Pluguei o iphone e fiz o backup dele.
  • Adicionalmente, entrei no SSH e copiei os diretórior /home/var/root e vários do /private/var/mobile, que é onde estão os aplicativos e seus BDs...
  • Resolvi fazer o teste a VM. Mandei um restore no firmware 2.2 original diretamente pela VM. O iTunes pegou o FW e colocou o iPhone no modo de recuperação. Daí, ele perdeu a comunicação com o iPhone.
  • Então, NÃO DÁ PARA FAZER UM RESTORE DENTRO DE VM.
  • Bootei na partição para emergências Ruindows que tenho para essas horas. o iTunes achou o iPhone no modo recuperação e mandei instalar o firmware 2.2.
  • Rodei o Quickpwn e o iPhone voltou ao normal. Dei boot no meu Ubuntu novamente para restaurar o backup.
  • Ao abrir a VM, esta reconheceu o IPhone e começou a sincronizar. Passou pela minha cabeça que não era para sincronizar, e sim restaurar o backup, mas ele não tinha pedido para fazer isso ! Então cancelei o sinc. e mandei restaurar o backup.
  • Daí foi um inferno, de repente o iTunes perde a comunicação com o iPhone. Não o acha mais, e quando eu plugo na USB, ele dá uma mensagem de erro com o código: 0xE8000035. Procurei na internet e só dizia que era problema de USB...
  • Rebootei a VM, minha máquina, reinstalei o itunes todo, refiz o restore+pwn no iPhone, fiz de tudo ! Nada funcionou... e só parte do backup foi restaurado no iPhone, e isso não incluía meus contatos !
  • Resolvi então montar uma outra VM, novinha em folha. Ao acabar de instalá-la, instalei o iTunes, e ..... pau... mesmo problema.
  • Instalei uma versão mais nova do VirtualBox (2.0.6)... nada....
  • Já não estava aguentando mais... eram umas 2 da manhã já.... até que....
  • O Ruindows começou a fazer uma atualização, e uns dispositivos USB começaram a aparecer a serem instalados... de repente.. pum... lá aparece meu iPhone no itunes.... UFA !!!! Mas daí o meu backup JÁ ERA !!!
  • O que eu fiz: instalei o SSH de volta e restaurei o BD de contatos, notas, SMS e outros que tinha tirado antes... moleza...
  • Daí agora é só restaurar minha biblioteca de músicas, que é a parte mais fácil, embora mais demorado, pois minha cópia não funcionou, estou tendo que readicionar todas as músicas.

Achei um programinha muito legal no cydia, chamado aptBackup. Ele gera uma lista de todos os programas instalados pelo cydia e coloca em um lugar para que o itunes faça o backup automático dele. Depois de fazer um restore, tudo o que se precisa fazer é rodar o restore dele que ele vai reinstalar todos os programas (da  os repositórios) e restaurar as configurações salvas....

PORTANTO, CUIDADO COM o iTunes 8.0.2 + FW 2.2 no Virtualbox !!!
Bom, é isso, pessoal, se essa monografia ajudar alguém... tá ótimo !
Um abraço....
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

Lex Luthor

#6
Gostaria de dar mais uma dica sobre a utilização do IPhone no Ubuntu.

Existe um site chamado nuevasync. Nele você pode se cadastrar e lá na sua conta do nuevasync, você cadastra sua conta do google (acho que tem outra também).

Pra que isso ?

No IPhone, você pode cadastrar uma conta Exchange e dizer que o servidor é o da nuevasync. Com isso você pode sincronizar o calendário do Google e os contatos também, tudo via Wi-Fi, automático e nos dois sentidos.

Muito útil mesmo !

Abraços...
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -