Autor Tópico: (ajuda) compilar o kernel  (Lida 2791 vezes)

Offline nielpe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
(ajuda) compilar o kernel
« Online: 07 de Fevereiro de 2008, 17:17 »
Bom, já li algumas dicas de como compilar o kernel e tbm sobre as vantagens de ter um kernel compilado para sua máquina, mas como ainda estou começando a me aventurar no linux, tenho algumas dúvidas ^^
Queria saber se alguém pode me indicar um tutorial de fácil compreensão e que se possível com imagens do processo.

Como eu vou saber quais módulos eu tenho que ativar os que eu posso desativar...?  sei da configuração da minha  máquinha (processador, placa mãe, placa de video...), mas como eu vou saber qual módulo eu vou ter que ativar pra dá suporte a minha impressora, placa de vídeo, etc. ? ou na compilação os hardwares já são reconhecidos automaticamente?

Quanto de espaço livre no hd são necessário para a compilação?

Estou usando: Ubuntu 7.10, kernel 2.6.22-14-generic

desde já agradeço pela ajuda ^^

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: (ajuda) compilar o kernel
« Resposta #1 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 18:56 »
Bom, já li algumas dicas de como compilar o kernel e tbm sobre as vantagens de ter um kernel compilado para sua máquina, mas como ainda estou começando a me aventurar no linux, tenho algumas dúvidas ^^
Queria saber se alguém pode me indicar um tutorial de fácil compreensão e que se possível com imagens do processo.

Como eu vou saber quais módulos eu tenho que ativar os que eu posso desativar...?  sei da configuração da minha  máquinha (processador, placa mãe, placa de video...), mas como eu vou saber qual módulo eu vou ter que ativar pra dá suporte a minha impressora, placa de vídeo, etc. ? ou na compilação os hardwares já são reconhecidos automaticamente?

Quanto de espaço livre no hd são necessário para a compilação?

Estou usando: Ubuntu 7.10, kernel 2.6.22-14-generic

desde já agradeço pela ajuda ^^

Procure a instrução "make menuconfig" pois lembro-me vagamente que ela te permite capturar as atuais configurações do kernel e deixar você escolher quais as novas que quer acrescentar.  Lembre-se.  É só uma idéia pois tem muito tempo que não compilo um kernel novo.
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: (ajuda) compilar o kernel
« Resposta #2 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 19:23 »
Eu estou testando um kernel com patches que está maravilhoso aqui.

Tem hz em 300 (ótimo para laptop, dual e quad cores) com alterações na latência (para ficar bom nos single core e compensar a baixa do hz  ::) ) mais o patch 4k stacks e o relatime para aumentar um pouco a performance do sistema em geral.

hqxriven@hqxriven-desktop:~$ uname -a
Linux hqxriven-desktop 2.6.23-slash #1 SMP Sat Feb 9 13:05:10 BRST 2008 i686 GNU/Linux

Só estou te sugerindo esse pq como vc mesmo disse ainda está se aventurando no linux e mexer no kernel sem saber no que mexe fica bem fácil de dar inúmeros problemas.

A performance dele é boa e será mais fácil vc só instalar.

OFF: Depois eu faço o upload se vc quiser...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois