Autor Tópico: Wireless config  (Lida 2898 vezes)

Offline Armagedeon78

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Wireless config
« Online: 07 de Fevereiro de 2008, 13:50 »
Boas,

Pessoal estou de volta com uma duvida:

Tenho um PC com dual-boot XP-Ubuntu ligado por cabo de rede a um router adsl quanto a esse não há problema.
Tenho um pda htc p3300 e como nunca me consegui ligar via wireless ao router usando encriptação wap-psk tive que optar por wep 128bit.
Recentemente comprei também um portatil onde tenho em dual-boot Vista-Ubuntu e tive um pequeno problema.
O Vista não tem stress em aceitar a chave wep que tinha 26 caracteres :) eu sei parece exagero mas para aceitar a encriptação de 128bit o router pede um "comboio" como chave.  :-\
O problema é que o Ubuntu ao detectar a minha rede pede para inserir a chave mas depois não tem espaço suficiente para aceitar todos os caracteres da chave, acho que sá aceitava até 16 ou 17, já não me lembro.
Moral da história, tive que alterar a encriptação para wap-psk, porque perfiro ter net no portatil do que no pda, no entanto gostaria de saber se existe alguma maneira de fazer o Ubuntu aceitar chaves de 128bit de encriptação?
Alguém me pode ajudar? Obrigado.

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Wireless config
« Resposta #1 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 17:27 »
Boas,

Pessoal estou de volta com uma duvida:

Tenho um PC com dual-boot XP-Ubuntu ligado por cabo de rede a um router adsl quanto a esse não há problema.
Tenho um pda htc p3300 e como nunca me consegui ligar via wireless ao router usando encriptação wap-psk tive que optar por wep 128bit.
Recentemente comprei também um portatil onde tenho em dual-boot Vista-Ubuntu e tive um pequeno problema.
O Vista não tem stress em aceitar a chave wep que tinha 26 caracteres :) eu sei parece exagero mas para aceitar a encriptação de 128bit o router pede um "comboio" como chave.  :-\
O problema é que o Ubuntu ao detectar a minha rede pede para inserir a chave mas depois não tem espaço suficiente para aceitar todos os caracteres da chave, acho que sá aceitava até 16 ou 17, já não me lembro.
Moral da história, tive que alterar a encriptação para wap-psk, porque perfiro ter net no portatil do que no pda, no entanto gostaria de saber se existe alguma maneira de fazer o Ubuntu aceitar chaves de 128bit de encriptação?
Alguém me pode ajudar? Obrigado.

Amigo, há uma pequena confusão por sua parte na descrição do problema acima.  O protocolo de encriptação WEP difere do WPA-TKIP-PSK.  São coisas diferentes.  O protocolo WEP é mais frágil no que se refere ao modelo de encriptação.  Aqui na minha residência uso somente o protocolo WPA-TKIP-PSK tanto no notebook (Dell 131-L) quanto no PDA da HP.  Para a comunicação ser realizada é necessário que os parâmetros de cada computador que vai usar o wireless sejam os mesmos que estão definidos no router.  Se por acaso no router estiver definido WEP e nas estações e PDA estiver WPA não irá funcionar.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Armagedeon78

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Wireless config
« Resposta #2 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 07:46 »
Sim,
A questão é que eu já consegui que o meu PDA se conectasse a uma WLAN que usava o protocolo de encriptação WPA-TKIP-PSK, só que não era a minha. Aqui em casa nunca consegui, então mudei para encriptação WEP (mais fraca eu sei), mas a unica que o meu PDA aceitou.
Eu sei que provavelmente o problema está no meu router. Deve ter algum conflito que impede o meu PDA de se ligar se eu estiver a usar WPA-TKIP-PSK.
No entanto já tive um portatil com o Vista e o PDA, todos ligados ao router com encriptação WEP-128bit e quando instalei o Ubuntu este não se conseguia ligar, usando este protocolo, uma vez que o campo para inserir a password não admitia tantos carcateres (no meu caso a palavara-chave tinha 26) e o Ubuntu só admitia 16 ou 17.
O que eu gostava de saber é se o Ubuntu aguenta encriptação WEP-128bit? Se sim como posso inserir uma password de 26 caracteres? (o router necessita de uma chave de 26 caracteres se eu quiser usar este tipo de encriptação).

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Wireless config
« Resposta #3 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 14:24 »

O que eu gostava de saber é se o Ubuntu aguenta encriptação WEP-128bit? Se sim como posso inserir uma password de 26 caracteres? (o router necessita de uma chave de 26 caracteres se eu quiser usar este tipo de encriptação).

Aqui tem um tópico de configuração em =>Ingles<= que pode te dar uma idéia sobre o assunto.
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086