Autor Tópico: Conexão discada no Ubuntu? (resolvido)  (Lida 11161 vezes)

Offline indesistivel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Conexão discada no Ubuntu? (resolvido)
« Online: 06 de Fevereiro de 2008, 23:30 »
Oi pessoal,
estou realmente fascinado pelo Ubuntu e por toda a política de colaboração que existe no mundo Linux.
Instalei hoje o Ubuntu 7.10 no meu pc e estou com problemas para configurar o modem.
O modelo que aparece quando eu vejo pelo Windows é PCI SoftV92 Modem e ele tem um chip com o nome SmartLink.
Além disso, no cd de istalação do modem há uma pasta "Linux". Acretito que tenha drivers lá.
Quando digito o comando: "lspci" aparece:
---------------------------------------------
00:00.0 Host bridge: VIA Technologies, Inc. VT8377 [KT400/KT600 AGP] Host Bridge (rev 80)
00:01.0 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237 PCI Bridge
00:10.0 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 80)
00:10.1 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 80)
00:10.2 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 80)
00:10.3 USB Controller: VIA Technologies, Inc. USB 2.0 (rev 82)
00:11.0 ISA bridge: VIA Technologies, Inc. VT8235 ISA Bridge
00:11.1 IDE interface: VIA Technologies, Inc. VT82C586A/B/VT82C686/A/B/VT823x/A/C PIPC Bus Master IDE (rev 06)
00:11.5 Multimedia audio controller: VIA Technologies, Inc. VT8233/A/8235/8237 AC97 Audio Controller (rev 50)
00:12.0 Ethernet controller: VIA Technologies, Inc. VT6102 [Rhine-II] (rev 74)
00:13.0 Communication controller: Conexant Unknown device 2f50 (rev 01)
01:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation NV18 [GeForce4 MX 4000] (rev c1)
---------------------------------------------------------

como eu faço pra instalar o modem? por favor, se alguém puder me ajudar, explique passo a passo pq sou novo nesse sistema operacional!

ficarei mto grato!
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2008, 20:23 por indesistivel »

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Conexão discada no Ubuntu?
« Resposta #1 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 00:44 »
Da uma olhada nesse tópico: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.0.html

Espero que consiga resolver.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

alarcon

  • Visitante
Re: Conexão discada no Ubuntu?
« Resposta #2 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 12:01 »
Oi pessoal,
estou realmente fascinado pelo Ubuntu e por toda a política de colaboração que existe no mundo Linux.
Instalei hoje o Ubuntu 7.10 no meu pc e estou com problemas para configurar o modem.
O modelo que aparece quando eu vejo pelo Windows é PCI SoftV92 Modem e ele tem um chip com o nome SmartLink.
Além disso, no cd de istalação do modem há uma pasta "Linux". Acretito que tenha drivers lá.
Quando digito o comando: "lspci" aparece:
---------------------------------------------
00:00.0 Host bridge: VIA Technologies, Inc. VT8377 [KT400/KT600 AGP] Host Bridge (rev 80)
00:01.0 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237 PCI Bridge
00:10.0 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 80)
00:10.1 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 80)
00:10.2 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 80)
00:10.3 USB Controller: VIA Technologies, Inc. USB 2.0 (rev 82)
00:11.0 ISA bridge: VIA Technologies, Inc. VT8235 ISA Bridge
00:11.1 IDE interface: VIA Technologies, Inc. VT82C586A/B/VT82C686/A/B/VT823x/A/C PIPC Bus Master IDE (rev 06)
00:11.5 Multimedia audio controller: VIA Technologies, Inc. VT8233/A/8235/8237 AC97 Audio Controller (rev 50)
00:12.0 Ethernet controller: VIA Technologies, Inc. VT6102 [Rhine-II] (rev 74)
00:13.0 Communication controller: Conexant Unknown device 2f50 (rev 01)
01:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation NV18 [GeForce4 MX 4000] (rev c1)
---------------------------------------------------------

como eu faço pra instalar o modem? por favor, se alguém puder me ajudar, explique passo a passo pq sou novo nesse sistema operacional!

ficarei mto grato!

Seu modem é um Conexant portanto o link que o Nossile indicou não vai servir por que ele é indicado para quem usa o driver Smartlink e não o driver Conexant que é o seu caso.

Primeira coisa é baixar o driver Conexant neste link do RapidShare:

http://rapidshare.com/files/82093481/hsfmodem-7.60.00.00oem.tar.gz.html

lá você irá baixar o arquivo hsfmodem-7.60.00.00oem.tar.gz

antes de usar este arquivo, é necessário ter os compiladores instalados e para isso faça assim:

- coloque o CD do Ubuntu 7.10 na bandeja

- Abra um terminal (menu Aplicações > Acessórios > Terminal) e digite: sudo apt-cdrom add

irá parecer uma mensagem deste tipo:

Citar
Usando ponto de montagem de CD-ROm /cdrom/
Desmontando CD-ROM
Aguardando por disco ...
Por favor, insira um Disco no leitor e pressione enter

com o CD no driver basta teclar enter.

- agora ainda no terminal digite: sudo apt-get --assume-yes install make gcc build-essential linux-headers-2.6.22-14-generic

espere o processo de instalação terminar.

- baixe e instale, na ordem, clicando duas vezes sobre os arquivos baixados seguintes:

libasound2
http://mirrors.kernel.org/ubuntu/pool/main/a/alsa-lib/libasound2_1.0.14-1ubuntu8_i386.deb

libasound2-dev
http://mirrors.kernel.org/ubuntu/pool/main/a/alsa-lib/libasound2-dev_1.0.14-1ubuntu8_i386.deb

gnome-ppp
http://mirrors.kernel.org/ubuntu/pool/universe/g/gnome-ppp/gnome-ppp_0.3.23-1_i386.deb

gnome-pppfixed
http://launchpadlibrarian.net/10692409/gnome-pppfixedforgutsy_0.3.24-1_i386.deb



- agora siga estas dicas:

Citar
3 - Logue-se como "root" e digite o seguinte comando: tar -zxf hsfmodem-7.60.00.00oem.tar.gz

4 - Com este comando vai criar uma pasta de mesmo nome ( hsfmodem-7.60.00.00oem )

5 - No terminal digite cd hsfmodem-7.60.00.00oem ou então vá nesta pasta e abra um terminal novamente

6 - Neste caso de arquivo para este modem o comando ./configure não está disponível, portanto digite ( como "root" ) "make install" e este comando vai instalar os módulos para o modem funcionar, falta somente configurar

7 - Agora você digita ainda como root "hsfconfig", este comando vai detectar automaticamente seu modem e vai aparecer a seguinte mensagem: "Where is the Linux source build directory that matches your running kernel? [/lib/modules/2.6.22-14-generic/build] tecle enter.


8 - Espere até ele construir os módulos do modem, quando aparecer "Please enter region name for modem unit: tecle enter, ele vai escolher automaticamente como Brazil e ao final de tudo o modem é designado como /dev/ttySHSF0
mais detalhes aqui: http://www.biglinux.com.br/forum/viewtopic.php?t=3418&highlight=modem+smartlink

- Para acessar a internet vá no menu Aplicações > Internet > GNOME PPP

isso vai abrir o discador gnome-ppp, configure ele conforme seus dados, observando que em Configuração > Aba Modem deixe como dispositivo o /dev/ttySHSF0 e em Configuração > aba Opções deixe marcada a opção verificar seqüências de terminal (modo Burro). Atenção que o nome de acesso do provedor tem de ser digitado de forma completa, ou seja, com o @ e domínio, por exemplo, usuario@provedor.com.br e não somente usuario.

- Para finalizar no terminal digite:

sudo gedit /etc/ppp/pap-secrets

e no final deste arquivo digite:

"usuario@provedor.com.br" * "senha1234"

obviamente trocando os dados entre aspas " " pelos seus valores particulares.

sudo gedit /etc/ppp/chap-secrets

Repita o mesmo que o anterior, ou seja, e no final deste arquivo digite:

"usuario@provedor.com.br" * "senha1234"


obviamente trocando os dados entre aspas " " pelos seus valores particulares.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2008, 18:06 por alarcon »

Offline indesistivel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Conexão discada no Ubuntu?
« Resposta #3 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 01:20 »
Olá alarcom
suas dicas têm me ajudado muito. agora tow com o seguinte problema...
quando cheguei nas dicas que vc colocou:

"3 - Logue-se como "root" e digite o seguinte comando: tar -zxf hsfmodem-7.60.00.00oem.tar.gz"

surguem as seguintes mensagens no terminal:

---------------------------------------------------------------------------------------
indesistivel@Desktop:~$ su
Senha: 
root@Desktop:/home/indesistivel# tar -zxf hsfmodem-7.60.00.00oem.tar.gz
tar: hsfmodem-7.60.00.00oem.tar.gz: Não é possível open: Arquivo ou diretório inexistente
tar: Erro não é recuperável: saindo agora
tar: Child returned status 2
tar: Saída por erro atrasada pelos erros anteriores
root@Desktop:/home/indesistivel# 
---------------------------------------------------------------------------------------

Eu fiz algo errado? O driver q vc mandou eu baixar no RapidShare deve ficar na área de trabalho ou há outro local? Agradeço muito se vc puder me ajudar mais uma vez.

indesistível

Offline Daniel Apolinario

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Conexão discada no Ubuntu?
« Resposta #4 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 01:35 »
Vai nesse site da Dell que já tem o deb pronto e funciona http://linux.dell.com/files/ubuntu/modem-drivers/hsf/hsfmodem_7.60.00.18oem_i386.deb
Esse é o poder da comunidade!

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Conexão discada no Ubuntu?
« Resposta #5 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 10:24 »

Seu modem é um Conexant portanto o link que o Nossile indicou não vai servir por que ele é indicado para quem usa o driver Smartlink e não o driver Conexant que é o seu caso.


Opa, foi mal pelo equivoco... me confundi  pelo chip com a inscriçaõ "smartlink".
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

alarcon

  • Visitante
Re: Conexão discada no Ubuntu?
« Resposta #6 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 10:36 »

Seu modem é um Conexant portanto o link que o Nossile indicou não vai servir por que ele é indicado para quem usa o driver Smartlink e não o driver Conexant que é o seu caso.


Opa, foi mal pelo equivoco... me confundi  pelo chip com a inscriçaõ "smartlink".

Se preocupa não nobre Nossile, realmente é passível deste engano por que no nome fala em Smartlink. É por este motivo que sempre pergunto pela ID do modem, pois o nome é muito falho.

alarcon

  • Visitante
Re: Conexão discada no Ubuntu?
« Resposta #7 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 10:40 »
Vai nesse site da Dell que já tem o deb pronto e funciona http://linux.dell.com/files/ubuntu/modem-drivers/hsf/hsfmodem_7.60.00.18oem_i386.deb

Daniel Apolinário sempre indicava este driver fornecido pela Dell, mais como recentemente um usuário não conseguiu ativar seu modem conexant com ele (http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,31233.msg185639.html#msg185639) e sim com o driver em formato .tar.gz ainda para ser compilado, estou passando a indicar ele até por que é mais versátil, pois como ainda não é compilado presume-se que vá servir por muito tempo e para muitas versões, já o .deb já é um pacote já compilado (em tese) e portanto mais fácil de não servir para versões futuras.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2008, 17:10 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: Conexão discada no Ubuntu?
« Resposta #8 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 10:46 »
Olá alarcom
suas dicas têm me ajudado muito. agora tow com o seguinte problema...
quando cheguei nas dicas que vc colocou:

"3 - Logue-se como "root" e digite o seguinte comando: tar -zxf hsfmodem-7.60.00.00oem.tar.gz"

surguem as seguintes mensagens no terminal:

---------------------------------------------------------------------------------------
indesistivel@Desktop:~$ su
Senha: 
root@Desktop:/home/indesistivel# tar -zxf hsfmodem-7.60.00.00oem.tar.gz
tar: hsfmodem-7.60.00.00oem.tar.gz: Não é possível open: Arquivo ou diretório inexistente
tar: Erro não é recuperável: saindo agora
tar: Child returned status 2
tar: Saída por erro atrasada pelos erros anteriores
root@Desktop:/home/indesistivel# 
---------------------------------------------------------------------------------------

Eu fiz algo errado? O driver q vc mandou eu baixar no RapidShare deve ficar na área de trabalho ou há outro local? Agradeço muito se vc puder me ajudar mais uma vez.

indesistível

isso está ocorrendo por que o arquivo que você baixou chamado de hsfmodem-7.60.00.00oem.tar.gz não se encontra na sua pasta de usuário dentro da pasta home, ou seja, em /home/indesistivel. Atenção estou assumindo que seu nome de usuário, aquele que você digita ao entrar no Ubuntu é indesistivel e portanto esta é a sua pasta de usuário dentro da pasta home. Quando eu peço para colocar o arquivo na sua pasta de usuário é por que ao ir em Aplicações > Acessórios > Terminal o terminal vai ser aberto já nesta pasta e portanto basta você digitar:

sudo tar -zxf hsfmodem-7.60.00.00oem.tar.gz

para descompactar o arquivo gerando a pasta hsfmodem-7.60.00.00oem e para entrar nela ainda no terminal basta:

cd hsfmodem-7.60.00.00oem

depois:

sudo make install

e logo depois:

sudo hsfconfig

este comando vai detectar automaticamente seu modem e vai aparecer a seguinte mensagem: "Where is the Linux source build directory that matches your running kernel? [/lib/modules/2.6.22-14-generic/build] tecle enter.


Espere até ele construir os módulos do modem, quando aparecer "Please enter region name for modem unit: tecle enter, ele vai escolher automaticamente como Brazil e ao final de tudo o modem é designado como /dev/ttySHSF0

OBS: a palavra sudo na frente dos comandos é para que você execute eles como root, se você já estiver no terminal como root ( o símbolo # e não $) então basta digitar os comandos sem a palavra sudo na frente ok.


Bem é só seguir os procedimentos que falei bem mais acima, antes de você postar esta sua última dúvida.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2008, 10:52 por alarcon »

Offline Daniel Apolinario

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Conexão discada no Ubuntu?
« Resposta #9 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 12:51 »
O que Alarcon falou sobre o deb está certíssimo! A Dell disponibilizou essa nova versão que coloquei pois a versão anterior não funciona no Ubuntu 7.10.
Alarcon, uma coisa, é que eu não gosto muito de compilar por achar que deixa lixos no pc quando desinstalado que o deb com a remoção completa não deixa (eu também acho isso), essa minha dúvida está correta? Compilar deixa a máquina mais limpa? Ou o contrário?
Esse é o poder da comunidade!

alarcon

  • Visitante
Re: Conexão discada no Ubuntu?
« Resposta #10 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 15:55 »
O que Alarcon falou sobre o deb está certíssimo! A Dell disponibilizou essa nova versão que coloquei pois a versão anterior não funciona no Ubuntu 7.10.
Alarcon, uma coisa, é que eu não gosto muito de compilar por achar que deixa lixos no pc quando desinstalado que o deb com a remoção completa não deixa (eu também acho isso), essa minha dúvida está correta? Compilar deixa a máquina mais limpa? Ou o contrário?

Não necessariamente, principalmente estes drivers de modems. No driver Smartlink tem a opção de remoção assim:

sudo make uninstall

make clean

dado dentro da pasta do driver.

isso depende muito de cada arquivo para compilação e seu respectivo Makefile.


===Editado===

Bom percebi agora que a versão do site da DELL que indico e que não está funcioando é a versão hsfmodem_7.60.00.06oem_i386.deb e a que você indicou no seu link é a versão hsfmodem_7.60.00.18oem_i386.deb, portanto mais nova e como você falou serve para o Ubuntu 7.10, então vou passa a indicar este pacote .deb do seu link, pois é mais fácil para um iniciante instalar.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2008, 17:16 por alarcon »

Offline indesistivel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Conexão discada no Ubuntu?
« Resposta #11 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 04:49 »
uhuhuhuhuhu ;D :D ;D :D ;D

Oi pessoal! Estou aki para agradecer pelo apoio. Como já estava no meio do caminho, segui o processo ensinado pelo alarcon. A única diferença foi que, em vez do meu modem ficar com o nome "/dev/ttySHSF0", ficou somente "/dev/modem", mas está tudo funcionando normalmente!

Muito obrigado mesmo a todos! Agradeço por terem me ajudado a me libertar do XP e por terem me possibilitado vivenciar a força colaborativa do mundo Linux! Valew!

alarcon

  • Visitante
Re: Conexão discada no Ubuntu?
« Resposta #12 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 12:44 »
uhuhuhuhuhu ;D :D ;D :D ;D

Oi pessoal! Estou aki para agradecer pelo apoio. Como já estava no meio do caminho, segui o processo ensinado pelo alarcon. A única diferença foi que, em vez do meu modem ficar com o nome "/dev/ttySHSF0", ficou somente "/dev/modem", mas está tudo funcionando normalmente!

Muito obrigado mesmo a todos! Agradeço por terem me ajudado a me libertar do XP e por terem me possibilitado vivenciar a força colaborativa do mundo Linux! Valew!

Só para esclarecer o /dev/modem é apenas um link que deve está apontando para o verdadeiro dispositivo do modem que é o /dev/ttySHSF0.

Parabéns e coloque a palavra resolvido no título deste seu tópico ok.

Offline NAEL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Conexão discada no Ubuntu? (resolvido)
« Resposta #13 Online: 19 de Outubro de 2008, 10:45 »
Pessoal, eu sei que esse tópico não é respondido há tempos, mas estou com problemas, e tenho procurado outros foruns, que acabam indicando o link desse fórum em especial.

Uso o ubuntu 8.04 e talvez este seja o meu problema.

Sigo esses comandos e no final, na hora de construir os módulos do modem é que ele dá erro, e não sei o qe fazer.

Como resolver isso??