Desculpem-me, pessoal! Mas novamente estou por aqui para pedir "ayuda"...
E pra início de conversa não estou conseguindo instalar o Ubuntu.
Tenho dois hds: um IDE de 40 particionado meio a meio. Na partição C:\ está o XP. A D:\ está formatada em ntfs, onde quero fazer a instalação; e um Sata II de 80, onde não há nenhum sistema e sim somente arquivos.
1. Baixei o Kurumim 7 e não encontrei opção para instalá-lo no hd. Através do cd ele roda, mas não consigo configurar a internet e nem enxergar as outras partições.
2. Há uns três meses atrás eu havia baixado e instalado o Ubuntu, mas resolvi desinstalá-lo para testar uma versão do Vista, que eu estava ansioso para conhecer este novo sistema operacioal "Ruindows" formatei a unidade. Satisfeito pela curiosidade, ransferir todos os arquivos para o Sata II (que também é particionado), deixando a unidade D:\ com 20 gb para instalar o Ubuntu, uma vez que minha esposa precisará se adaptar à ele, pois os laboratórios de informática dos colégios do Estado adotaram o Kurumim, que tem o boto na área de trabalho. Essa tela já baixei. E nessas alturas do campeonato, vou pegar uma carona... Mas eu acho que se aprendendo com o Ubuntu,
3. Não conseguindo instalar o Kurumim, tentei instalar na máquina o Ubuntu novamente e naqueles 7 passos de orientações, quando chego no 4º, eu seleciono a partição D:\ e faço a conversão da unidade. Ele fica selecionada. Quando vou em avançar aparece uma mensagem para eu selecionar a unidade, mas ela foi selecionada. E não sai disso. No editar, no último tópico, há um monte de opções (boot, etc) e eu também não sei qual seria a opção correta. Selecionei o hd inteiro, mas fiquei com medo de perder tudo que tenho lá instalado, já que na unidade C:\ tenho apenas 5 gb de espaço livre.
Diante disso, peço ajuda aos universitários e experts.
Grato, antecipadamente.
Johnny10