Jogos em rede pelo virtualbox, como?

Iniciado por Walkir, 03 de Fevereiro de 2008, 14:06

tópico anterior - próximo tópico

Walkir

;D

Olá pessoal, dei uma olhada no fórum mas não encontrei específicamente o que estou procurando.

Eu tenho dois pcs, e existem jogos que consigo jogar pelo virtulabox nas duas máquinas^^ Como faço pra configurar uma rede de forma que as duas máquinas virtuais se enxerguem, a fim de jogar?^^

:)
E eis que bem no fim finalmente haverá o final^^

csat

Citação de: Walkir online 03 de Fevereiro de 2008, 14:06
;D

Olá pessoal, dei uma olhada no fórum mas não encontrei específicamente o que estou procurando.

Eu tenho dois pcs, e existem jogos que consigo jogar pelo virtulabox nas duas máquinas^^ Como faço pra configurar uma rede de forma que as duas máquinas virtuais se enxerguem, a fim de jogar?^^

Primeiro configure-as para funcionar em rede.  Um roteador facilita pois as máquinas serão ligadas nas portas LAN do roteador.  Estando o virtualbox funcionando em cada uma não vejo como não funcionarem também em jogo desde que uma delas se comporte como servidor da outra.
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Walkir

Pois é... na verdade estão em rede ligadas a um roteador no qual eu apenas mudo o tipo de rede quando quero conectar um pc ao outro e depois volto para roaming quando quero conectar na internet...

Mas aí é que tá... eu consigo pingar as máquinas no linux normal... elas se reconhecem... o problema é que não consigo fazer isto pras máquinas virtuais...

Tem algum tuto fácil passo a passo pra fazer estas máquinas se reconehcerem?

Eu uso o velho esquema 192.168.0.1 e 192.168.0.2 pro linux... to usando o mesmo pro windows... tem de ser diferente, como se fossem novas conexões de rede? Eu achei que a interface do windows virtual usasse a do linux pra se corresponder pra fora... Neste caso como devo configurar? E como fazer as redes se reconhecerem entre si?

valeu :D

csat

Citação de: Walkir online 03 de Fevereiro de 2008, 15:37

Eu uso o velho esquema 192.168.0.1 e 192.168.0.2 pro linux... to usando o mesmo pro windows... tem de ser diferente, como se fossem novas conexões de rede? Eu achei que a interface do windows virtual usasse a do linux pra se corresponder pra fora... Neste caso como devo configurar? E como fazer as redes se reconhecerem entre si?

valeu :D

Dentro das máquinas virutais do virtualbox, o aplicativo que você usa, talvez o Windows, consegue acessar a rede?  Ainda não usei o virtualbox mas já fiz testes com o VMware que deve ter comportamente semelhante.  Lembro-me na época que configurei o Windows XP dentro do VMware com IP fixo e no roteador fiz o direcionamento das portas para esse IP fixo do Windows dentro do VMware, seguindo um padrão constante no site portforwards que define exatamente quais portas TCP e UDP são necessárias para determinado jogo.   Esse ponto do portforwarding é para acesso externo a uma máquina virtual.  O que você quer fazer é somente na rede interna.  Existe algum firewall ativo?  Se sim é preciso verificar se as portas que o jogo utiliza estão liberadas.
Csat (Ubuntu 8.04)

Walkir

:) Nossa que rápido...

A máquina virtual reconhece a rede de internet quando ela e o linux estão em modo roamming... Acessa normal... Ainda não sei o procedimento pra pingar a virtual com a real pra testar a conexão  ::)
O que eu sei é que a rede Linux dos dois computadores interajem, só não sei como fazer pra configurar a rede nos virtualboxes das máquinas de forma que um reconheça o outro...
Deve haver uma configuração a se fazer primeiro pra conectar a máquina virtual com a real antes de pôr tudo em rede imagino... Mas aí eu já não sei como faz... :-[

O firewall do windows tá desabilitado e acho que não tenho nenhum firewall no linux^^

:D

clcampos

Desculpem, nem li o tópico inteiro, mas uso o virtualbox no trabalho para emular o windows. Quando estava tudo funcionando tive problemas com a rede porque a windows assumia uma faixa de IP diferente da faixa de IP da minha rede. Para solucionar o problema usei o tutorial Bridge no Virtualbox!!! Finalmente Consegui.

Espero que ajude, e de qualquer forma fica ao menos a documentação do fato para outros que necessitarem.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

csat

Citação de: clcampos online 03 de Fevereiro de 2008, 18:54
Desculpem, nem li o tópico inteiro, mas uso o virtualbox no trabalho para emular o windows. Quando estava tudo funcionando tive problemas com a rede porque a windows assumia uma faixa de IP diferente da faixa de IP da minha rede. Para solucionar o problema usei o tutorial Bridge no Virtualbox!!! Finalmente Consegui.

Espero que ajude, e de qualquer forma fica ao menos a documentação do fato para outros que necessitarem.

[]'s

Cristiano

Agora que você ressaltou, Cristiano, pareceu-me que o VMware tem uma vantagem sobre o Virtualbox.  Na instalação de qualquer maquina virtual ele permite que a rede seja criada nos seguintes modos, a escolher:

a) conexão direta com a internet;
b) nat;
c) host

Nas duas primeiras consegue-se acesso a internet e a última não.

Valeu.
Csat (Ubuntu 8.04)

Walkir

Citação de: clcampos online 03 de Fevereiro de 2008, 18:54

[]'s

Cristiano

Mmm.. Cristiano eu até já tinha visto este tuto quando procurei pelo google... Mas eu sou uma negação em rede e não entendo direito o que vem a ser bridge e a maioria das configurações que tem lá... E no tuto diz que se não fizer direito é perigoso perder a net. Se eu perder a net tô perdido pois não vou saber configurar pra voltar :P

Não existe uma forma de só fazer uma conexão via 192.168... e as máquinas real e virtual se reconhecerem?^^

clcampos

Talvez você possa conseguir fazer com que as máquinas virtuais se vejam, mas pensando que ela esta atrás da real acho difícil (não entendo muito de máquinas virtuais, só tendo mexido no necessário para usar ela, e em apenas um caso).

Sei que para você jogar em rede as máquinas devem se ver para poder trocar dados, então eu seguiria o tutorial indicado. Não vejo pelo que ter medo de perder a sua rede se fizer com segurança.

- Salve o tutorial para caso perca a rede e não consiga acessar o site novamente.
- Faça uma cópia de todos os arquivos antes de alterá-los, de forma a facilitar o retorno a condição de antes de seguir o tutorial.
- Faça tudo com calma, trocando os dados necessários afim de adaptar o tuto a sua situação.

Boa sorte, e na dúvida de algum comando poste ele aqui, e também os seus dados afim de podermos ajudá-lo a adaptar ele.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Walkir

Caras eu fiz o tutorial e a net tá funcionando normal... mesmo como o ip fixo... o que é estranho mas tudo bem...

Seguinte... no ip do linux colocquei 192.168.0.1 e no da MV coloquei 192.168.0.2...
Acontece algo muito estranho... O windows do VB não reconhece a rede de fora dando ping mas se reconhece normal... E o Linux reconhece a rede do VB no ping mas não reconhece a si mesmo o
Que deve estar havendo?

Sem que o windows reconheça o linux eu não vou poder jogar né?
Que deve tá acontecendo?

Minha configuração tah assim:

tunctl -t tap0 -u walkir
chmod 0666 /dev/net/tun
/usr/sbin/brctl addbr br0
/sbin/ifconfig eth0 0.0.0.0 promisc
/usr/sbin/brctl addif br0 eth0
/sbin/dhclient br0
/usr/sbin/brctl addif br0 tap0
ifconfig tap0 192.168.0.2 up
bash -c 'echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/conf/tap0/proxy_arp'
route add -host 192.168.0.1 dev tap0
arp -Ds eth0 pub

E no linux tá confirgurado como ip fixo. Antes era DHCP porque o fixo não entrava na net mas agora entra... :P

Um abraço ;)