A Microsoft quer comprar o Yahoo!, oferecendo US$ 44,6 bilhões em dinheiro e ações. O objetivo? Se unir para lutar contra o dominante Google. O buscador mais usado no mundo é também o que mais ganha com publicidade on line, fechando o cerco para todo lado, oferecendo muitas possibilidades para anunciantes, o que acaba deixando os anúncios nos sites da Microsoft e do Yahoo! para trás.
Uma fusão grande como Microsoft e Yahoo! não ocorre desde o tempo da Time Warner e America Online, ainda sendo maior do que esta. A MS anunciou nesta sexta-feira ainda uma oferta de 31 dólares por ação do Yahoo!, o que dá um ágio de 62% com relação ao preço de fechamento das ações do grupo na Nasdaq, na quinta-feira. As ações do Yahoo! subiram cerca de 30%, e a companhia anunciou que avaliará a proposta.
O Yahoo! vem caminhando perdido nos últimos anos, como cego em tiroteio: não sabe onde investir para ganhar dinheiro e se manter com o nome grande. A aquisição de sites como Flickr e Del.icio.us não foi tão significante quanto os investimentos do Google em tecnologia (serviços melhorados, normalmente próprios, como o PageRank - recurso que torna as buscas do Google mais "honestas" e diretas) e anúncios (expansão do Adsense).
Fala-se na aquisição do Yahoo! pela MS há cerca de um ano, e muitos investidores julgam vantajosa a compra. Mesmo que seja um acordo, uma negociação para trabalharem juntos, a coisa não será tão fácil - afinal o Yahoo! e a MS têm serviços que se sobrepõem, como e-mail e publicidade. Como ficariam os usuários? Se eles não gostarem da fusão, muito provavelmente abandonarão os serviços, indo para o concorrente (advinha? Possivelmente o Google!), o que fará com que a MS e Yahoo! percam em publicidade novamente. Afinal, os anunciantes querem público, e isso o Google tem de monte, já que é o buscador de longe mais usado na maioria dos países.
Segundo institutos de pesquisas e divulgação das próprias empresas, somando-se os usuários do serviço de busca do Yahoo! aos da Microsoft, ainda fica longe do Google.
Vamos esperar e ver o que o Yahoo! decide. Com a fusão ou não, o que se vê cada vez mais é o triste fim de uma empresa que esteve lá presente, desde o começo da Internet comercial, que um dia já foi líder, que até poderia ter comprado o Google.
Leia mais sobre isso nestas reportagens, com comentários de alguns analistas:
http://br.reuters.com/article/internetNews/idBRN0139566520080201http://idgnow.uol.com.br/mercado/2008/02/01/ms-se-junta-a-yahoo-para-encarar-google-em-buscas-e-publicidade-online/Fonte:
http://www.guiadohardware.net/noticias/2008-02/47A387AE.html