Autor Tópico: O Ubuntu 7.10 não reconhece o hd!  (Lida 2036 vezes)

Offline Alexrbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
O Ubuntu 7.10 não reconhece o hd!
« Online: 01 de Fevereiro de 2008, 15:52 »
Há meses venho tentanto instalar o ubuntu 7.10... já gravei uns 3 cd's (to baixando 0 4 agora) e o problema é o seguinte: quando o live cd inicia e parto para a instalação, sou avisado de que não exite hd na minha máquina... bom, após ter quase desistido de instalar o ubuntu, resolvi usar o seguinte comando: "live generic.all_generic_ide=1"  tudo certo...  o sitema iniciou mais rápido, o hd foi reconhecido mas, quando a instalação termina e o micro reinicia... nada, é como se nã houvesse hd; algumas mensagens aparecem e em uma delas diz que  a partição(que eu imagino ser a que o ubuntu foi instalado)  existe... alguém já passou por isso?

gigabyte vm900m
core2duo e 4400
512 de ram
nvidia 128 mb

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu 7.10 não reconhece o hd!
« Resposta #1 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 17:26 »
Há meses venho tentanto instalar o ubuntu 7.10... já gravei uns 3 cd's (to baixando 0 4 agora) e o problema é o seguinte: quando o live cd inicia e parto para a instalação, sou avisado de que não exite hd na minha máquina... bom, após ter quase desistido de instalar o ubuntu, resolvi usar o seguinte comando: "live generic.all_generic_ide=1"  tudo certo...  o sitema iniciou mais rápido, o hd foi reconhecido mas, quando a instalação termina e o micro reinicia... nada, é como se nã houvesse hd; algumas mensagens aparecem e em uma delas diz que  a partição(que eu imagino ser a que o ubuntu foi instalado)  existe... alguém já passou por isso?


Esse comando é adicionado a outros da linha de comando quando da ocasião do boot e após apertar F6.  Ele é apropriado para placas-mãe que usam a controladora Jmicron.  Na minha instalação foi a única forma que resolveu para o Ubuntu 7.10.  Para outras distribuições atuais como o Linux Mint 4.0 e o SimplyMepis 7.0 não precisei digitar parâmetro nenhum e tudo funcionou como deveria.
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Alexrbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu 7.10 não reconhece o hd!
« Resposta #2 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 20:06 »
Então... errei na mensagem... na verdade, depois de ter instalado o ubuntu usando o comando "generic.all_generic_ide=1, naquela linha de comando que aparece quando se aperta a tecla f6, e a instalação é completada, o sistema não inicia... fica uma tela preta com o logo do ubuntu e, após algum tempo, aparece uma mensagem que diz que o sistema de aquivos NÃO existe...Alguém sabe me dizer como resolvo isso?

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu 7.10 não reconhece o hd!
« Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 00:42 »
Então... errei na mensagem... na verdade, depois de ter instalado o ubuntu usando o comando "generic.all_generic_ide=1, naquela linha de comando que aparece quando se aperta a tecla f6, e a instalação é completada, o sistema não inicia... fica uma tela preta com o logo do ubuntu e, após algum tempo, aparece uma mensagem que diz que o sistema de aquivos NÃO existe...Alguém sabe me dizer como resolvo isso?

Diga qual é o seu HD?  IDE ou SATA?  Você criou a partição com o gparted de forma manual ou deixou por conta do sistema fazer o trabalho?  Você criou a partição swap?  Se deixou por conta do sistema tente fazer de forma manual e crie você mesmo a partição raiz "/" e a partição de swap.  Você não informou se o sistema está sozinho no HD ou se tem Windows em dual boot.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Alexrbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu 7.10 não reconhece o hd!
« Resposta #4 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 22:44 »
Então, o hd não é sata... é um hd antigo que tinha de 20 giga.. mas eu tentei instalar o sistema com e sem o windows... nas duas tentativas ocorreu o mesmo... quanto aos procedimentos, segui o guia de instalação do ubuntu... particionei tudo certinho, criei a memória swap, enfim, fiz tudo certinho... só que o sistema informa que o sistema de arquivos onde o ubuntu está instalado não existe...

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu 7.10 não reconhece o hd!
« Resposta #5 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 23:07 »
Deixa eu meter a minha colher torta...  ;D

Citar
só que o sistema informa que o sistema de arquivos onde o ubuntu está instalado não existe...

Tem certeza que esse HD está em boas condições?... mesmo no W$, já tive muitos casos semelhantes com HDs velhos: eram reconhecidos, formatavam, e depois de instalar qualquer coisa desapareciam, ou eram reportados como vazios. Sugiro um bom teste (o fabricante geralmente disponibiliza um software de teste) e, se for o caso, uma formatação de baixo nível às vezes resolve (mas é muito demorada...). Mesmo assim, com uma relação R$/GB abaixo de 1, para garantir a segurança dos dados a troca pode ser preferível...

VB5
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2008, 23:15 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Alexrbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu 7.10 não reconhece o hd!
« Resposta #6 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 14:09 »
Então, não sei se o hd tem algum problema... com o windows xp e com o kurumim 7 não deu problema nenhum... andei vendo alguns tópicos e vi algumas pessoas que estavam com o mesmo problema... não entendo muito do assunto, mas parece que tem que mudar algum valor do uuid... alguma coisa do tipo...

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu 7.10 não reconhece o hd!
« Resposta #7 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 22:19 »
No terminal, digite:
Código: [Selecionar]
fdisk -l
e salve o resultado. Depois digite
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/fstab
e compare os resultados de ambos quanto ao UUID.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB