Autor Tópico: Sugestão de como seria o grub do Ubuntu. Ideal para iniciantes.  (Lida 9846 vezes)

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Sugestão de como seria o grub do Ubuntu. Ideal para iniciantes.
« Online: 01 de Fevereiro de 2008, 14:18 »
Sugestão de como seria o grub do Ubuntu.

Eu particularmente acho que o grub do Ubuntu deveria ser gráfico assim como o do Suse. Além disso deveria ter opções extras como acesso a backup, restauração do sistema, acesso a lista secundária das versões do kernel, teste de memória e do recovery mode.

Com isso teríamos um grub mais organizado, e com opções que um leigo poderia se virar em caso de uma configuração errada dos arquivos de sistema, recuperando o mesmo através do acesso ao backup de arquivos essências de configuração. Ou até mesmo da imagem completa da partição num caso mais grave, onde o problema é irrecuperável até com a restauração dos arquivos de sistema.

Além disso, seria muito bom por padrão do Ubuntu gerar uma 2º partição para abrigar o home, os arquivos de backup de configuração e do sistema assim como a imagem. Isso seria vital, pois a partição 1 não poderia acessar os backups da própria partição. E ao restaurar a imagem realizada no passado os arquivos do presente não seriam afetados, pois estariam em outra partição.

O Ubuntu tem a opção no Grub do recovery mode, mais isso é acessível à geeks, hackers, e usuários avançados. Nunca um leigo recém chegado do Windows. Do que adianta acessar o linux no modo texto? Um leigo vai conseguir restaurar o que? E como?

Existem programinhas disponíveis em adicionar e remover programas para realização do backup, mais se seu sistema der um pau, vai parar na linha de comando no recovery mode. E eu pergunto de que adiantou esse programinha para um leigo?

Exp:O comando dd, realiza e restaura o backup. Fazendo a imagem da partição completa. Como podemos ver no comando abaixo.

Para fazer o backup.
dd if=/dev/hda | gzip --fast > hda.img.gz
e para restaurar o backup utilize:
gzcat -dc hda.img.gz | dd of=/dev/hda

Além do comando dd, temos uma ferramenta gráfica o Simple Backup Suite, disponível em adicionar e remover. Só que dando algum pau você não terá acesso a esse backup sem estar no Gnome, e só vai lhe restar o recovery mode e a linha de comando.



Minha sugestão é que o Ubuntu faça isso tudo automaticamente e disponibilize uma entrada no grub para restauração. Como podemos ver as ferramentas existem, só precisam ser melhores utilizadas.


Esse backup de arquivos de configuração, pastas essências e arquivos importantes deveriam ficar numa outra partição, disponibilizada para ser acessada e utilizada para a restauração dos corrompidos na partição de instalação.

E para casos mais graves uma imagem de todo sistema estaria disponibilizada para ser restaurada quando o problema for mais grave e o 1º caso não possibilite a restauração do Ubuntu.

Abaixo eu desenvolvi um esquema de como tudo isso seria a imagem está em alta resolução e possibilita a visualização de forma gráfica das minhas idéias. Tenho certeza que isso é de fácil implementação, pois as ferramentas para realização de backup dos arquivos essências de sistema, assim com a realização da imagem de toda a partição de instalação do sistema já existem.


Clique na imagem acima para ampliar.

Se isso efetivamente fosse colocado em pratica seria uma mão na roda, e estaríamos a frente do MAC OS X e do Windows Vista, pois até minha sobrinha de 9 anos, restauraria o sistema GNU/Linux em menos de 5 minutos. Sendo que sem essas realizações só mesmo um GEEK ou HARD USER.

O que vocês acham? Desse modo as perguntas no fórum sobre backup, restauração do sistema e etc... estariam com os seus dias contados.
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2008, 14:18 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Sugestão de como seria o grub do Ubuntu. Ideal para iniciantes.
« Resposta #1 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 14:31 »
Gostei amigo!!!

O gfxboot tinha que ser usado no 7.10...

Parabéns!!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline ozin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Sugestão de como seria o grub do Ubuntu. Ideal para iniciantes.
« Resposta #2 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 17:02 »
curti a ideia.. iria ser uma boa mesmo, mas isso deveria ser ativo na hora da instalação do ubuntu, perguntando se gostaria de ativar ou nao essa opção.. pq qm num tem mto espaço no hd, esses arquivos de backup, imagem e blablalb iriam acaba com o hd..
mas tirando isso, achei uma ideia mto boa..
já deu a ideia pros cara da canonical?  ;)
abraços..

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Sugestão de como seria o grub do Ubuntu. Ideal para iniciantes.
« Resposta #3 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 17:12 »
curti a ideia.. iria ser uma boa mesmo, mas isso deveria ser ativo na hora da instalação do ubuntu, perguntando se gostaria de ativar ou nao essa opção.. pq qm num tem mto espaço no hd, esses arquivos de backup, imagem e blablalb iriam acaba com o hd..
mas tirando isso, achei uma ideia mto boa..
já deu a ideia pros cara da canonical?  ;)
abraços..

Seria bom traduzir o texto para inglês, e sugerir posteriormente. Se tiver algum colaborador, para traduzir essa idéia seria bom.
Ok.
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2008, 17:16 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Sugestão de como seria o grub do Ubuntu. Ideal para iniciantes.
« Resposta #4 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 17:18 »
curti a ideia.. iria ser uma boa mesmo, mas isso deveria ser ativo na hora da instalação do ubuntu, perguntando se gostaria de ativar ou nao essa opção.. pq qm num tem mto espaço no hd, esses arquivos de backup, imagem e blablalb iriam acaba com o hd..
mas tirando isso, achei uma ideia mto boa..
já deu a ideia pros cara da canonical?  ;)
abraços..

Seria bom traduzir o texto para inglês, e sugerir posteriormente. Se tiver algum colaborador, para traduzir essa seria bom.
Ok.

Acho que um passo seria se cadastrar no launchpad.net e abrir um chamado do tipo bug, contendo a sugestão.  Ver =>aqui<= quantos bugs foram abertos e na coluna da direita os que foram confirmados.  Nesse caso não seria bem um bug mas uma contribuição de melhoria. 

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline -.-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 253
  • Ubuntu Gutsy
    • Ver perfil
Re: Sugestão de como seria o grub do Ubuntu. Ideal para iniciantes.
« Resposta #5 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 17:22 »
o hardy está em periodo de sugestoes (eu acho),seria bom mandar isso,se não estiver é so mandar um e-mail pra staff da canonical

ou pro mark \o

mark[arrouba]canonical.com
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Sugestão de como seria o grub do Ubuntu. Ideal para iniciantes.
« Resposta #6 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 19:14 »
o hardy está em periodo de sugestoes (eu acho),seria bom mandar isso,se não estiver é so mandar um e-mail pra staff da canonical

ou pro mark \o

mark[arrouba]canonical.com

É, seria muito bom o Mark saber dessa sugestão, só resta saber se ele vai realmente ler, pois ele deve receber centenas de e-mail por dia. De todo modo precisamos de um colaborador para traduzir a idéia principal para o inglês. E não todo o post.

Valeu pela dica...
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: Sugestão de como seria o grub do Ubuntu. Ideal para iniciantes.
« Resposta #7 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 02:34 »
Muito boa sua  idéia, e acho que deveriam melhorar o gráfico do grub também, pois a aparência manda muito...
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline Pedro Martins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Aka Conqueror
    • Ver perfil
Re: Sugestão de como seria o grub do Ubuntu. Ideal para iniciantes.
« Resposta #8 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 10:54 »
Uma idéia é colocar no menu inicial do instalador do live-CD uma opção para recuperar o GRUB caso seja perdido pela (re)instalação de um certo sistema operacional. Assim, bastaria colocar o live-CD no drive que ele faria a verificação se há uma instalação do Ubuntu na máquina e se a partição /boot está em ordem, então arrumaria o MBR para iniciar pelo GRUB, não mais pelo outro SO.

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Sugestão de como seria o grub do Ubuntu. Ideal para iniciantes.
« Resposta #9 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 11:12 »
Pessoal, meu ingrêis não é lá uma maravilha mas me esforcei e fiz uma tradução macarrônica do texto inicial do Nq6, ela está no rapidshare http://rapidshare.com/files/88571450/TRadution_Nq6_ideas_grub.odt.html

Peço aqueles mais familiarizados com o idioma que dêem uma revisada por favor! Um modo alternativo seria encaminhar a idéia em portugês para o pessoal do Conselho Ubuntu Brasil (https://launchpad.net/~conselhobrasil).

ABS!!!
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Sugestão de como seria o grub do Ubuntu. Ideal para iniciantes.
« Resposta #10 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 14:14 »
Uma idéia é colocar no menu inicial do instalador do live-CD uma opção para recuperar o GRUB caso seja perdido pela (re)instalação de um certo sistema operacional. Assim, bastaria colocar o live-CD no drive que ele faria a verificação se há uma instalação do Ubuntu na máquina e se a partição /boot está em ordem, então arrumaria o MBR para iniciar pelo GRUB, não mais pelo outro SO.

Essa idéia acho que um em cada dez usuarios do Ubuntu já teve. Eu não sei como a Canonical não pensou nisso antes. Acho que a melhor forma de um Sistema Operacional ser melhor é ouvindo os usuários. Essa idéia sua eu também compartilho, e acho que seria uma mão na roda para os iniciantes recém chegados do Windows.

Eu acho que não devemos ser simples como Windows, e sim mais fácil, simples e prático. Quando um usuário Windows perde a MBR o que ele faz? Chama o técnico, e quando isso acontecer conosco caso essa idéia seja colocada em prática? Basta colocar o CD e recuperar o GRUB a MBR etc....

Ok.
Um abraço.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Sugestão de como seria o grub do Ubuntu. Ideal para iniciantes.
« Resposta #11 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 19:56 »
Pessoal, meu ingrêis não é lá uma maravilha mas me esforcei e fiz uma tradução macarrônica do texto inicial do Nq6, ela está no rapidshare http://rapidshare.com/files/88571450/TRadution_Nq6_ideas_grub.odt.html

Peço aqueles mais familiarizados com o idioma que dêem uma revisada por favor! Um modo alternativo seria encaminhar a idéia em portugês para o pessoal do Conselho Ubuntu Brasil (https://launchpad.net/~conselhobrasil).

ABS!!!

Obrigado, eu também não sou muito bem no inglês, mais vou deixar aqui sua tradução para que sabe mais fazer alguma sugestão ou correção. Ok.

Citar
With an intent that we can have a more organized grub and with a non linux user can deal in a case of a wrong use of system configuration, recovering it through the access to a backup of essentials configuration files or alternatively  to a system image.

We suggest that the Ubuntu grub might be graphically structured as that from Suse.  Adictionally,  we suggest that  it might be come with extra options as access to a backup utility and to a secondary list of kernel versions, system recovery, memory test and recovery mode.

Ubuntu might also  generate a second partition for /home folder, plus the backup and system configuration files and system image. This can be vital since the first partition will not get access over the backup files of it own, and when recovering an image from the past will  not affect the recent files.

Ubuntu already have the option of the recovery mode, but this is not usefull to newbies,  and only geeks, hackers and advanced users are able to deal with the command line. There are many programs at “add and remove programs” to get a system backup, but if the system does not work it will lead direct to a command line at the recovery mode
 
 The suggestion is that Ubuntu show at the grub all of the system recovery possibilities in a manner to make it as easy and intuitive as possible.

Bellow there is a scheme we are very certain that this is of easy implementation if we keep in mind that all of the tools for system backup as well as for do an image a partition already exist! 
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline Walkir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
  • Se sei, digo que sei. Se não sei, procuro saber^^
    • Ver perfil
    • Blog de Desenhos
Re: Sugestão de como seria o grub do Ubuntu. Ideal para iniciantes.
« Resposta #12 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 12:04 »
 :)

 Nq6 sempre com idéias muito boas e inovadoras^^

 Eu acho que o melhor de tudo isso é principalmente a idéia de se poder acessar um backup de sistema que funcione. Mas que funcione mesmo, não sei se alguém aqui já tentou usar o sistema de reustaração do windows... Eu fiquei árias vezes na mão o

 Isso daria uma ultra mão na roda pra usuŕios como e, por outro lado seria um grande avanço... Pois muitos usuários sem medo de fazer besteira e cair na linha de comando p, poderiam explorar e aprender muito mais do sistema.

 Vamos passar isto pros caras galera ;)
E eis que bem no fim finalmente haverá o final^^

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Sugestão de como seria o grub do Ubuntu. Ideal para iniciantes.
« Resposta #13 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 12:25 »
:)

 Nq6 sempre com idéias muito boas e inovadoras^^

 Eu acho que o melhor de tudo isso é principalmente a idéia de se poder acessar um backup de sistema que funcione. Mas que funcione mesmo, não sei se alguém aqui já tentou usar o sistema de reustaração do windows... Eu fiquei árias vezes na mão o

 Isso daria uma ultra mão na roda pra usuŕios como e, por outro lado seria um grande avanço... Pois muitos usuários sem medo de fazer besteira e cair na linha de comando p, poderiam explorar e aprender muito mais do sistema.

 Vamos passar isto pros caras galera ;)

Walkir pode ter certeza que esses backups iriam funcionar perfeitamente. Principalmente o backup por imagem, pois ele copia toda a partição em outra livre no sistema, e posteriormente você pode até gravar um DVD, caso seu HD para de funcionar de vez. A minha idéia é que as soluções que já existem no Linux como o Simple Backup Suite e o comando dd, sejam integrados ao Ubuntu e o mesmo gere uma entrada no grub para que o usuário restaure seu sistema sem depender do google, do vizinho geek, etc... Essas duas soluções por mim citadas o Simple Backup Suite e o comando dd são largamente utilizados, e consagradas no quesito confiabilidade. Então Walkir sabemos que as melhores soluções vem das mais simples idéias. As vezes o mais simples é o melhor, mais sempre se busca soluções mirabolantes ou as vezes nem se busca soluções.
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2008, 12:28 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: Sugestão de como seria o grub do Ubuntu. Ideal para iniciantes.
« Resposta #14 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 15:32 »
Se a canonical não der atenção podemos nos mesmos tentar fazer um script que ligue o comando de restauração ao grub, acho que com a experiencia de todos nos juntos podemos conseguir...

Vou pesquisar um pouco para ver se é possivel...
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2008, 15:34 por Chucknoris »
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603