Autor Tópico: Problemas com a pesquisa no Fórum  (Lida 9775 vezes)

Offline crdrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 140
  • My CPU is a neural net processor.
    • Ver perfil
    • PsicologiaRG
Problemas com a pesquisa no Fórum
« Online: 31 de Janeiro de 2008, 00:18 »
Tenho tido bastante dificuldade para pesquisar no fórum... Além de ser grande o número de posts sem resposta, também tem sido difícil encontrar certos termos. Exemplo: hoje fui pesquisar sobre "leitor de cartão ENE"... apareceram 5.000.000 de posts, sendo que só encontrei um sobre o tal leitor de cartão e o mesmo possuía dois usuários com problema para fazer ele funcionar e nenhuma resposta.
Tipo, acho que a melhor solução para quando encontrar um post com uma pergunta repetida é: 1. apagar o post, 2. ou responder com um link para onde tem a possível solução. Apenas deixar o post lá torna bastante complicado realizar a pesquisa.
Outra coisa, seria melhor se as pessoas fossem mais específicas nos tópicos das mensagens. Por exemplo: "Como instalar o leitor de cartões no Ubuntu." Ai você vai lá e ensina apenas a instalar o leitor texas, e mais nenhum. Então o tópico devia ser "Como instalar leitor TEXAS no Ubuntu".
É a mesma coisa q eu criar um tópico ensinando a instalar uma placa de vídeo Ati com o título "Como instalar placa de vídeo no Ubuntu." Esse tipo de título deveria ser para tópicos de maior abrangência.
Caso contrário, a ferramenta de pesquisa vai se tornar praticamente inútil...
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

Offline dhiegospector3k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 164
  • a sociedade é feita de inteligentes, e ignorantes.
    • Ver perfil
Re: Problemas com a pesquisa no Fórum
« Resposta #1 Online: 31 de Janeiro de 2008, 00:44 »
Tenho tido bastante dificuldade para pesquisar no fórum... Além de ser grande o número de posts sem resposta, também tem sido difícil encontrar certos termos. Exemplo: hoje fui pesquisar sobre "leitor de cartão ENE"... apareceram 5.000.000 de posts, sendo que só encontrei um sobre o tal leitor de cartão e o mesmo possuía dois usuários com problema para fazer ele funcionar e nenhuma resposta.
Tipo, acho que a melhor solução para quando encontrar um post com uma pergunta repetida é: 1. apagar o post, 2. ou responder com um link para onde tem a possível solução. Apenas deixar o post lá torna bastante complicado realizar a pesquisa.
Outra coisa, seria melhor se as pessoas fossem mais específicas nos tópicos das mensagens. Por exemplo: "Como instalar o leitor de cartões no Ubuntu." Ai você vai lá e ensina apenas a instalar o leitor texas, e mais nenhum. Então o tópico devia ser "Como instalar leitor TEXAS no Ubuntu".
É a mesma coisa q eu criar um tópico ensinando a instalar uma placa de vídeo Ati com o título "Como instalar placa de vídeo no Ubuntu." Esse tipo de título deveria ser para tópicos de maior abrangência.
Caso contrário, a ferramenta de pesquisa vai se tornar praticamente inútil...

bah..
concordo com você também colega..
também estou tendo alguns problemas em relação a pesquisa no forum.

muitos topicos sem resposta.
tempo meio que ultrapassado dos topicos..
e isso gera umas dores de cabeça aos usuarios que querem resolver seu problema  :-\
[]'s
Dhiego,
Assinatura fora das regras. Removida por agente100gelo.

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Problemas com a pesquisa no Fórum
« Resposta #2 Online: 31 de Janeiro de 2008, 01:03 »

bah..
concordo com você também colega..
também estou tendo alguns problemas em relação a pesquisa no forum.

muitos topicos sem resposta.
tempo meio que ultrapassado dos topicos..


Hummm... tá.. e o que vocês acham sobre as respostas que damos e que os usuários solicitantes não dão retorno se executaram ou não, se tiveram dificuldades ou não, se entenderam a resposta ou não.    As vezes nos deparamos com o mesmo usuário abrindo outro tópico similar mas que o conteúdo é parecido com aquele que respondemos.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline crdrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 140
  • My CPU is a neural net processor.
    • Ver perfil
    • PsicologiaRG
Re: Problemas com a pesquisa no Fórum
« Resposta #3 Online: 31 de Janeiro de 2008, 02:13 »
Hummm... tá.. e o que vocês acham sobre as respostas que damos e que os usuários solicitantes não dão retorno se executaram ou não, se tiveram dificuldades ou não, se entenderam a resposta ou não.    As vezes nos deparamos com o mesmo usuário abrindo outro tópico similar mas que o conteúdo é parecido com aquele que respondemos.

A conduta errada de uns é apenas parte do problema, não constitui justificativa e dificilmente passa pelo processo de solução.
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

Offline wgnr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Problemas com a pesquisa no Fórum
« Resposta #4 Online: 31 de Janeiro de 2008, 06:38 »
concordo com vcs, eu mesmo ja procurei respostas no forum , mas aparece mil e um topicos e mtos deles sem solucao ou qdo sao solucionados nw tem respostas dos usuarios.nw falando mal , mas esta meio baguncado aki devido a grande frequencia e de duvidas dos usuarios . acho q a grande jogada seria separar os topicos um pouco melhor , tipo assim :em hardware e perifericos ; dentro desse titulo ter outros sub-titulos , como impressora- placas de video - monitores ,etc. posso ate estar enganado , mas acho q seria de grande ajuda esses sub-titulos. e as mensagens repetidas deveriam ser apagadas e o usuario que postou a mensagem deveria ser avisado q ja existe outro topico com o mesmo tema. e qto as mensagens q foram respondidas mas nw obteve respostas dos usuarios q criaram os topicos se foram solucionadas ou nw tbm deveriam ser apagadas depois de um certo tempo tempo , 15 dias  por exemplo. dessa forma o forum ficaria mais "limpo" e mais facil de se navegar e obter as repostas desejadas.
 
 bom , isso eh soh a minha opniao, mas se servir de sugestao aos administrados do forum ficarei contente por ter contribuido !
 abraços a todos !
wgnr

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Problemas com a pesquisa no Fórum
« Resposta #5 Online: 31 de Janeiro de 2008, 10:13 »
Um outro problema que vejo na pesquisa do fórum é que ela não lista os mesmos de acordo com a idade nem relevância. Fica uma bagunça pra achar o que a gente quer.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

alexcosta67

  • Visitante
Re: Problemas com a pesquisa no Fórum
« Resposta #6 Online: 31 de Janeiro de 2008, 10:31 »
Sem contar aqueles tópicos com erros crassos de português e/ou digitação.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Problemas com a pesquisa no Fórum
« Resposta #7 Online: 31 de Janeiro de 2008, 10:38 »
Um outro problema que vejo na pesquisa do fórum é que ela não lista os mesmos de acordo com a idade nem relevância. Fica uma bagunça pra achar o que a gente quer.

O Google é nosso amigo. Pesquise por:
Código: [Selecionar]
site:ubuntuforum-pt.org nvidia
Ou...
No Firefox, vá em favoritos, organizar favoritos, adicionar favorito. Onde tem a URL digite a informação abaixo:
Código: [Selecionar]
http://www.google.com.br/search?q=site%3Aubuntuforum-pt.org+%s
Onde tem palavra-chave coloque "u" (sem aspas). Pronto. Agora para pesquisar no fórum, vá na barra de endereço (não é da de busca) e escreva "u nvidia" ou "u notebook hp" e você terá uma resposta organizado por relevância pelo Google restrito ao nosso fórum.

Lembrando que existe a busca avançada: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?action=search
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2008, 10:40 por agente100gelo »
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Problemas com a pesquisa no Fórum
« Resposta #8 Online: 31 de Janeiro de 2008, 10:53 »
Um outro problema que vejo na pesquisa do fórum é que ela não lista os mesmos de acordo com a idade nem relevância. Fica uma bagunça pra achar o que a gente quer.

O Google é nosso amigo. Pesquise por:
Código: [Selecionar]
site:ubuntuforum-pt.org nvidia
Ou...
No Firefox, vá em favoritos, organizar favoritos, adicionar favorito. Onde tem a URL digite a informação abaixo:
Código: [Selecionar]
http://www.google.com.br/search?q=site%3Aubuntuforum-pt.org+%s
Onde tem palavra-chave coloque "u" (sem aspas). Pronto. Agora para pesquisar no fórum, vá na barra de endereço (não é da de busca) e escreva "u nvidia" ou "u notebook hp" e você terá uma resposta organizado por relevância pelo Google restrito ao nosso fórum.

Lembrando que existe a busca avançada: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?action=search


Hum, boas dicas. Mas não tem como aplicar a engine do Google no fórum? É mais cômodo procurar daqui e com certeza o Google não terá indexado posts novos.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Problemas com a pesquisa no Fórum
« Resposta #9 Online: 31 de Janeiro de 2008, 11:01 »
Samuel, eu não entendi seu posicionamento.
O que daria pra fazer é, na busca, superior pesquisar no Google. Mas o que eles indexam, não tem como fazer quase nada.
Dá para inserir um sitemap para agilizar a indexação mas nada que tenha os tópicos em tempo real.

Pesquisei algum mod para melhorar a busca no site do SMF e não encontrei nada.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Problemas com a pesquisa no Fórum
« Resposta #10 Online: 31 de Janeiro de 2008, 12:26 »
A pergunta parece boba, mas vou fazer assim mesmo heheh

Vocês marcam a caixa 'Apenas o assunto dos tópicos' para as pesquisas?

Isso diminui e filtra muita coisa que não tem nada haver com as buscas.

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Problemas com a pesquisa no Fórum
« Resposta #11 Online: 31 de Janeiro de 2008, 12:45 »
Sem contar aqueles tópicos com erros crassos de português e/ou digitação.

Hummm que interessante.  Que tal fosse criada uma seção de Alcatraz do Portugues?  São tantas as barbaridades tais como "fasso" no lugar de "faço", "afim" no lugar de "a fim", "a cerca de " no lugar de "acerca de", etc, etc...
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline crdrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 140
  • My CPU is a neural net processor.
    • Ver perfil
    • PsicologiaRG
Re: Problemas com a pesquisa no Fórum
« Resposta #12 Online: 31 de Janeiro de 2008, 19:02 »
Coisas que deveriam ser obrigatórias nos tópicos (assuntos) dos posts:
1. se for sobre hardware, especificar marca e modelo da peça e se é hardware ou drive.
Exemplo de post sobre drive: Drive NVIDIA Placa modelo xxxxx descrição do problema
Exemplo de post sobre o hardware: Placa NVIDIA modelo xxxxx descrição do problema.

2. Se for sobre alguma configuração do sistema, especificar a versão do sistema.
Exemplo: Ubuntu 7.10 descrição do problema

3. Se for sobre a instalação de algum software, especificar em que versão do sistema está instalado o software.
Exemplo: Firefox 2.0 no Ubuntu 7.10 descrição do problema

Não usar tópicos como "Instalação de placa de rede no Ubuntu", se o tópico se refere a apenas um modelo de placa de rede e em uma versão do sistema. O correto seria "instalação da placa de rede modelo tal no Ubuntu x.xx".
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

Offline seixip

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Problemas com a pesquisa no Fórum
« Resposta #13 Online: 09 de Dezembro de 2008, 23:06 »
Com tantas barbaridades e relaxo na hora de criar os títulos de tópicos, faz com que a desorganização só aumente nesse fórum. Já vi dezenas de comentários afirmando isso. Então acho que os administradores do fórum, devem tomar as devidas providências e ajudar a manter a ordem nesse fórum, pois é horrível quando fazemos alguma busca aqui, e aparece dezenas de tópicos nos deixando perdidos.
Espero que daqui em diante o pessoal comece a ter mais consideração e respeito pelos usuários na hora de criar tópicos.
Vamos todos se ajudar para que o fórum fique organizado como já deveria estar.
Vocês riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Problemas com a pesquisa no Fórum
« Resposta #14 Online: 09 de Dezembro de 2008, 23:38 »
Com tantas barbaridades e relaxo na hora de criar os títulos de tópicos, faz com que a desorganização só aumente nesse fórum. Já vi dezenas de comentários afirmando isso. Então acho que os administradores do fórum, devem tomar as devidas providências e ajudar a manter a ordem nesse fórum, pois é horrível quando fazemos alguma busca aqui, e aparece dezenas de tópicos nos deixando perdidos.
Espero que daqui em diante o pessoal comece a ter mais consideração e respeito pelos usuários na hora de criar tópicos.
Vamos todos se ajudar para que o fórum fique organizado como já deveria estar.

Cara, no que toca ao controle dos títulos de tópicos, tenho percebido um trabalho esmerado da moderação em coibir títulos vagos ou vazios. É só dar uma conferida na seção Quarentena e ver a quantidade tamanha de tópicos trancados sob a justificativa de título irregular.