Autor Tópico: Iniciante : não acesso internet  (Lida 2387 vezes)

Offline Marcelo16

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Iniciante : não acesso internet
« Online: 27 de Janeiro de 2008, 17:25 »
      Caros usuários, adquiri um notebook ICC que vem com o Ubuntu, mas nao consigo acesso à internet de forma alguma, nem cabo nem wireless.
     Já possuo na residência um PC ligado a internet a cabo. Trata-se de uma empresa de tv a cabo que utiliza a fiaçao tambem para internet. Nas palavras do próprio site da empresa : "Através de uma rede híbrida, de fibra ótica e cabo coaxial, a Cabo TV interconecta seu assinante aos provedores de internet. A Cabo TV oferece o acesso. A conexão é feita pelo provedor conveniado". Não utilizo login nem senha para acessar, nem linha telefônica. Quando ligo o micro, já estou conectado à internet. Possuo um aparelho "cable modem" (da RCA) que recebe o cabo externo de um lado, e, de outro, é conectado ao micro através de um fio de rede (azul). 
        Ocorre que quando desconecto o fio do micro e o conecto no notebook, este aparentemente detecta a ligaçao; no icone "rede" aparece o nome "eth0", ativo, e recebe "pacotes"/gbytes (apesar de nao enviar), mas nao acesso pagina alguma na internet. Tentei acesso com o mesmo notebook num local que possui acesso Wi-fi, e neste caso nao aparece nem mesmo sinal de rede. Já tentei efetuar alguns comandos recomendados neste forum e liguei para o provedor do PC residencial (que me pediu, e eu forneci, o endereço da placa de rede do notebook para cadastrá-lo), mas nao consegui um único acesso à internet. Como sou iniciante neste sistema operacional, e nao sou da área de programaçao/informatica, peço a ajuda/orientaçao do forum. Desde já agradeço!

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Iniciante : não acesso internet
« Resposta #1 Online: 27 de Janeiro de 2008, 19:03 »
      Caros usuários, adquiri um notebook ICC que vem com o Ubuntu, mas nao consigo acesso à internet de forma alguma, nem cabo nem wireless.
     Já possuo na residência um PC ligado a internet a cabo. Trata-se de uma empresa de tv a cabo que utiliza a fiaçao tambem para internet. Nas palavras do próprio site da empresa : "Através de uma rede híbrida, de fibra ótica e cabo coaxial, a Cabo TV interconecta seu assinante aos provedores de internet. A Cabo TV oferece o acesso. A conexão é feita pelo provedor conveniado". Não utilizo login nem senha para acessar, nem linha telefônica. Quando ligo o micro, já estou conectado à internet. Possuo um aparelho "cable modem" (da RCA) que recebe o cabo externo de um lado, e, de outro, é conectado ao micro através de um fio de rede (azul). 
        Ocorre que quando desconecto o fio do micro e o conecto no notebook, este aparentemente detecta a ligaçao; no icone "rede" aparece o nome "eth0", ativo, e recebe "pacotes"/gbytes (apesar de nao enviar), mas nao acesso pagina alguma na internet. Tentei acesso com o mesmo notebook num local que possui acesso Wi-fi, e neste caso nao aparece nem mesmo sinal de rede. Já tentei efetuar alguns comandos recomendados neste forum e liguei para o provedor do PC residencial (que me pediu, e eu forneci, o endereço da placa de rede do notebook para cadastrá-lo), mas nao consegui um único acesso à internet. Como sou iniciante neste sistema operacional, e nao sou da área de programaçao/informatica, peço a ajuda/orientaçao do forum. Desde já agradeço!


Provavelmente você usa o serviço VIRTUA da NET.  Segundo informações de quem usa esse serviço eles vinculam o endereço de sua placa de rede ao modem deles e desta forma impedem que você utilize outro computador.  Essa vinculação se chama vinculação pelo MAC ADDRESS.  Existem alternativas para você usar outro computador e a mais fácil é através do uso de um roteador ou router.  Aqui no forum tem informações sobre isso.  No meu caso é diferente, pois é o VELOX da antiga TELEMAR, mas mesmo assim, alem do MODEM uso um roteador da Linksys, ótimo por sinal.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Marcelo16

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Iniciante : não acesso internet
« Resposta #2 Online: 27 de Janeiro de 2008, 23:07 »
Csat (ou quem mais puder ajudar), realmente a conexão ocorre conforme vc disse (vinculaçao pelo Mac), apesar de a empresa nao ser a NET, mas sim uma tv a cabo local. O problema é que liguei para o provedor conveniado, informei o "mac" ("endereço físico da placa de rede")  para vinculaçao, o atendente me confirmou que o notebook foi cadastrado, bastando eu reiniciar a máquina para acessar a internet... mas isto nao ocorreu.
     Ao ligar em outro momento para o provedor, outro atendente perguntou se o sistema operacional do notebook era Windows XP ou Vista, e ao ser informado que era o Linux Ubuntu, me disse que simplesmente nao poderia ajudar, pois os procedimentos em Linux sao mais complicados!
     Outro detalhe é que, conforme disse, eu tentei acessar a internet em um local com Wi-fi (um shopping center), mas o notebook nao dá nem sinal de rede... Gostaria de saber se precisa ser feita alguma configuraçao no Ubuntu para acessar a internet, ou se o equipamento pode estar com algum problema... Obrigado !
     

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Iniciante : não acesso internet
« Resposta #3 Online: 28 de Janeiro de 2008, 12:07 »
Csat (ou quem mais puder ajudar), realmente a conexão ocorre conforme vc disse (vinculaçao pelo Mac), apesar de a empresa nao ser a NET, mas sim uma tv a cabo local. O problema é que liguei para o provedor conveniado, informei o "mac" ("endereço físico da placa de rede")  para vinculaçao, o atendente me confirmou que o notebook foi cadastrado, bastando eu reiniciar a máquina para acessar a internet... mas isto nao ocorreu.
     Ao ligar em outro momento para o provedor, outro atendente perguntou se o sistema operacional do notebook era Windows XP ou Vista, e ao ser informado que era o Linux Ubuntu, me disse que simplesmente nao poderia ajudar, pois os procedimentos em Linux sao mais complicados!
     Outro detalhe é que, conforme disse, eu tentei acessar a internet em um local com Wi-fi (um shopping center), mas o notebook nao dá nem sinal de rede... Gostaria de saber se precisa ser feita alguma configuraçao no Ubuntu para acessar a internet, ou se o equipamento pode estar com algum problema... Obrigado !
     

Sugiro a você separar os assuntos:

a) problemas em fazer um ou mais computadores compartilharem o mesmo MODEM através do roteador;

b) problemas do seu wireless;

Quanto ao primeiro, sobre o roteador, é necessário pesquisar aqui no FORUM para configurações de redes que vinculam o MAC ADDRESS com o MODEM.

Quanto ao wireless no Linux não é tão automático quanto no Windows e você precisa fazer com que o Linux ative seu hardware.  Para que possamos verificar ou alguem mais fornecer outras idéias será necessário maiores informações que, sem dúvida, irão exigir algum conhecimento seu no uso de comandos via console terminal.

Por exemplo, é necessário que você informe qual a placa wireless você está usando ao digitar, em uma console terminal do Ubuntu, os seguintes comandos:

sudo lspci -v | grep Network <enter>
copiar e colar o resultado na resposta

sudo lshw  -C network <enter>
copiar e colar o resultado na resposta

O que acho estranho é um notebook já vir com o Ubuntu previamente instalado e ele não estar configurado para usar o Wireless.  Como está configurado o seu roteador Wireless?  Ele já foi configurado para o necessário acesso via wireless, colocando-se um nome de rede nele chamado ESSID, está usando chave de criptografia WEP ou WPA-PSK? 

O que acontece se você for em uma console terminal no Ubuntu e digitar:

sudo iwlist scan <enter>
copiar e colar o resultado aqui

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086