Autor Tópico: O que estou fazendo errado? Rede doméstica com Windows XP e Ubuntu  (Lida 4239 vezes)

Offline NewToUbuntu!

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
O que estou fazendo errado? Rede doméstica com Windows XP e Ubuntu
« Online: 26 de Janeiro de 2008, 14:25 »
Olá!
Depois de um problema grave com um dos dois PCs da minha casa, no qual rodava Windows XP oficial, pedi para um colega instalar o Ubuntu e tentar ver se eu me adapto ao linux...

Estou aprendendo aos poucos, apesar que tenho que admitir que não estou gostando muito....

De imediato o Ubuntu localizou a rede e posso navegar na internet sem problemas.  A minha dúvida é como fazer com que os dois computadores possam trocar arquivos de pastas compartilhadas.  Apesar de ler alguns tópicos e tutoriais aqui no fórum, continuo sem entender como fazer.

Primeiro achei que no Ubuntu precisava instalar o "samba"?... Ok, instalei (ou acho que instalei).  Mas não aparece nenhum programa chamado samba...  Depois compartilhei uma pasta no Ubuntu.  As do Windows XP já estavam configuradas para compartilhamento.

O que está acontecendo:

#1 No computador do Ubuntu se clico em rede aparece o "Mshome", mas se tento clicar nele nada acontece... Ou seja, não consigo "ver" o outro computador.

#2 No computador Windows XP se entro em rede estou encontrando o "Samba-Ubuntu"!!!!!  Então clico e ele pede uma senha.  Não sei que senha é esta???, pois achei que era o mesmo username e senha para entrar no Ubuntu quando ligo o PC, mas este username e senha não estão funcionando?  Sempre volta para a mesma janela pedindo o username e senha...

Alguém podería me dar alguma outra dica?
Obrigado!

EDIT: Os dois estão ligados num ADSL router.  Ou seja, nenhum é servidor.

Offline NewToUbuntu!

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: O que estou fazendo errado? Rede doméstica com Windows XP e Ubuntu
« Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2008, 14:40 »