Autor Tópico: O que estou fazendo errado? Rede doméstica com Windows XP e Ubuntu  (Lida 4239 vezes)

Offline NewToUbuntu!

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
O que estou fazendo errado? Rede doméstica com Windows XP e Ubuntu
« Online: 26 de Janeiro de 2008, 14:25 »
Olá!
Depois de um problema grave com um dos dois PCs da minha casa, no qual rodava Windows XP oficial, pedi para um colega instalar o Ubuntu e tentar ver se eu me adapto ao linux...

Estou aprendendo aos poucos, apesar que tenho que admitir que não estou gostando muito....

De imediato o Ubuntu localizou a rede e posso navegar na internet sem problemas.  A minha dúvida é como fazer com que os dois computadores possam trocar arquivos de pastas compartilhadas.  Apesar de ler alguns tópicos e tutoriais aqui no fórum, continuo sem entender como fazer.

Primeiro achei que no Ubuntu precisava instalar o "samba"?... Ok, instalei (ou acho que instalei).  Mas não aparece nenhum programa chamado samba...  Depois compartilhei uma pasta no Ubuntu.  As do Windows XP já estavam configuradas para compartilhamento.

O que está acontecendo:

#1 No computador do Ubuntu se clico em rede aparece o "Mshome", mas se tento clicar nele nada acontece... Ou seja, não consigo "ver" o outro computador.

#2 No computador Windows XP se entro em rede estou encontrando o "Samba-Ubuntu"!!!!!  Então clico e ele pede uma senha.  Não sei que senha é esta???, pois achei que era o mesmo username e senha para entrar no Ubuntu quando ligo o PC, mas este username e senha não estão funcionando?  Sempre volta para a mesma janela pedindo o username e senha...

Alguém podería me dar alguma outra dica?
Obrigado!

EDIT: Os dois estão ligados num ADSL router.  Ou seja, nenhum é servidor.

Offline NewToUbuntu!

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: O que estou fazendo errado? Rede doméstica com Windows XP e Ubuntu
« Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2008, 14:40 »
#2 No computador Windows XP se entro em rede estou encontrando o "Samba-Ubuntu"!!!!!  Então clico e ele pede uma senha.  Não sei que senha é esta???, pois achei que era o mesmo username e senha para entrar no Ubuntu quando ligo o PC, mas este username e senha não estão funcionando?  Sempre volta para a mesma janela pedindo o username e senha...

Encontrei agora esta postagem: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,28339.msg163730.html#msg163730

Vou testar.

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: O que estou fazendo errado? Rede doméstica com Windows XP e Ubuntu
« Resposta #2 Online: 26 de Janeiro de 2008, 16:09 »
#2 No computador Windows XP se entro em rede estou encontrando o "Samba-Ubuntu"!!!!!  Então clico e ele pede uma senha.  Não sei que senha é esta???, pois achei que era o mesmo username e senha para entrar no Ubuntu quando ligo o PC, mas este username e senha não estão funcionando?  Sempre volta para a mesma janela pedindo o username e senha...

Encontrei agora esta postagem: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,28339.msg163730.html#msg163730

Vou testar.

É repare na "dica" que forneci do site que está em Ingles.  É muito bem feito, detalhado, e informa as configurações tanto do lado Linux quanto do lado Windows.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline NewToUbuntu!

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: O que estou fazendo errado? Rede doméstica com Windows XP e Ubuntu
« Resposta #3 Online: 26 de Janeiro de 2008, 16:16 »
[quote author=csat link=topic=31014.msg182625#msg182625
É repare na "dica" que forneci do site que está em Ingles.  É muito bem feito, detalhado, e informa as configurações tanto do lado Linux quanto do lado Windows.
[/quote]

csat,
pois neste tutorial já parei na primeira linha onde diz:

Citar
1. Prerequisites

- Your Linux box should have an static ip-address.
In case you're getting your ip from a router/server via DHCP make sure it's configured to provide a fixed dhcp-lease. If that's no valid option you cannot use WINS ... more on this way down.

pois sou um pouco leigo nesta história de configuração de router ( a minha rede já estava configurada há muito tempo....).  Portanto, não entendi o que é o dhcp-lease fixo...

E como não estou no Ubuntu agora não conferi onde se configura ou não este parâmetro.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: O que estou fazendo errado? Rede doméstica com Windows XP e Ubuntu
« Resposta #4 Online: 26 de Janeiro de 2008, 21:50 »
Tentando ajudar... a rede deve ficar como a abaixo:

modem/router-> switch(ou hub)  -->  PC1
                                                             |--> PC2
                                                             |-->....

O switch ou hub serve apenas para distribuir a rede, já que os modems normalmente têm apenas uma saída. O modem/router deve estar com o DHCP ativo, para que atribua um IP a cada máquina da rede interna automaticamente, enquanto recebe um IP do provedor também automaticamente. Deste modo, para o mundo o IP do modem ( e da rede toda, consequentemente) será algo do tipo 200.199. 99.99; internamente, ele será 10.0.0.1, e as máquinas serão algo como 10.0.0.2, 10.0.0.5, etc. Note que estes Ips são fictícios, os reais dependerão de seu provedor e do seu modem.

Agora basta configurar todas as máquinas da rede interna para receberem um IP automaticamente do modem e pronto... as máquinas Ubuntu, se forem 7.10, já terão o Samba instalado; basta criar uma pasta compartilhada em cada uma, assim como nas máquinas W$, e colcocar todas como pertencentes ao mesmo grupo de trabalho ( "casa", por exemplo). Com isto, e se não houver firewalls instaladas, a rede já deve estar funcionando.

É bem resumido, mas é a essencia da coisa... espero que ajude!  ;)

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline NewToUbuntu!

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: O que estou fazendo errado? Rede doméstica com Windows XP e Ubuntu
« Resposta #5 Online: 26 de Janeiro de 2008, 21:56 »
VB5,
obrigado.
Vou conferir mas só posso fazê-lo amanhã de noite.
A configuração já estava assim, como no exemplo, pois já usava esta rede há muito tempo.
Não tenho certeza se é 7.10.  Como disse, foi um amigo que instalau o Ubuntu para mim.  Fiz todos os uploads indicados, mas tenho a impressão que tentei instalar o 7.10 (acho que havia um aviso de nova versão), mas não consegui fazê-lo ainda.

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: O que estou fazendo errado? Rede doméstica com Windows XP e Ubuntu
« Resposta #6 Online: 26 de Janeiro de 2008, 22:26 »
 A dica do VB5 é bem interessante.  O site em Ingles sugere que as estações tenham IP fixo em vez de DHCP.  Quando você atribui um IP fixo a uma estação, independe de alterar qualquer coisa no roteador, mas, é obrigatório que o IP fixo designado esteja no "range" (intervalo) designado pelo roteador.

Exemplo:  Se no roteador a faixa de IP começa com 192.168.1.100 então, os IPs fixos das estações tem que obedecerem a essa faixa, ou seja, uma estação pode ter o IP fixo de 192.168.1.110, a outra um IP fixo de 192.168.1.115, etc, ou seja, todos acima do IP que estiverem definidos no roteador.

Não são válidos, portanto, seguindo a regra acima, definir IP fixo de 192.168.0.100 pois não contempla o que está no roteador desse meu exemplo.  Muitas mensagens aqui no forum cometem esse tipo de erro e a rede não funciona.

O resto é ir seguindo o tutorial com bastante calma que funciona certinho.

Cabe ressaltar, entretanto, que esta não é a única forma de fazer isso.  É apenas a comprovação de um teste que fiz em casa e que deu certo seguindo aquele tutorial.



Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline NewToUbuntu!

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: O que estou fazendo errado? Rede doméstica com Windows XP e Ubuntu
« Resposta #7 Online: 28 de Janeiro de 2008, 11:04 »
#2 No computador Windows XP se entro em rede estou encontrando o "Samba-Ubuntu"!!!!!  Então clico e ele pede uma senha.  Não sei que senha é esta???, pois achei que era o mesmo username e senha para entrar no Ubuntu quando ligo o PC, mas este username e senha não estão funcionando?  Sempre volta para a mesma janela pedindo o username e senha...

Encontrei agora esta postagem: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,28339.msg163730.html#msg163730

Vou testar.

É repare na "dica" que forneci do site que está em Ingles.  É muito bem feito, detalhado, e informa as configurações tanto do lado Linux quanto do lado Windows.



ok, já consegui fazer com que o WIndows XP "veja" os arquivos no Ubutuntu.  Agora só falta o contrário, mas não posso fazer a configuração no Windows XP no momento porque não posso fazer um reboot na máquina agora.