Autor Tópico: [RESOLVIDO] Checagem forcada ao iniciar ubuntu 7.10  (Lida 9014 vezes)

Offline alanpeixe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 87
  • Aptenodytes forever!
    • Ver perfil
[RESOLVIDO] Checagem forcada ao iniciar ubuntu 7.10
« Online: 25 de Janeiro de 2008, 22:55 »
Ola pessoal,

percebo que de tempo em tempo o ubuntu faz uma checagem na montagem da particao e leva uns 3 minutos mais ou menos. Depois que carrega o grub, aparece uma tela preta carregando os servicos e depois fica chegando em porcentagem a particao montada. Parece que é uma coisa automatica e de seguranca do ubuntu mas eu nao gostei. Tem como desativar isso? falouss
« Última modificação: 18 de MAR?O de 2008, 15:29 por alanpeixe »

Livre por necessidade, linux por opção!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Checagem forcada ao iniciar ubuntu 7.10
« Resposta #1 Online: 25 de Janeiro de 2008, 23:08 »
Eu não o faria...  ;D sempre que uma partição é montada 30 vezes sem checagem , o Ubuntu a força para garantir a segurança dos dados. Para poupar dois ou três minutos, você se arrisca a ter problemas sérios mais adiante. 

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Checagem forcada ao iniciar ubuntu 7.10
« Resposta #2 Online: 25 de Janeiro de 2008, 23:13 »
Eu também não faria se fosse você, mas se realmente quiser, eu já li um tópico aqui no fórum em que a galera mostra como é que faz pra desativar. Dá uma pesquisada que você descobre.  ;)

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Checagem forcada ao iniciar ubuntu 7.10
« Resposta #3 Online: 26 de Janeiro de 2008, 03:33 »
A questão levantada pelo alanpeixe muito me interessa. A pesquisa do fórum no momento não está funcionando, pelo menos para mim. :-/

Eu tenho uma partição de 80GB em ext3 (uso para dados) e, a cada aproximadamente 37 arranques ela é checada na íntegra, processo que leva quase uma hora! Fico aqui marcando quantas vezes ligo o computador para, quando chega na vez 30 e pouco, simplesmente reinicio varias vezes num momento em que não vou usar mesmo o computador, e deixo rodando a checagem.

É. É um saco. Ou talvez eu não devesse usar ext3 para meus dados. Não, vfat eu não usaria.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline rayabusa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
  • Ubuntu Linux 11.10 - Oneiric Ocelot
    • Ver perfil
Re: Checagem forcada ao iniciar ubuntu 7.10
« Resposta #4 Online: 26 de Janeiro de 2008, 06:31 »
Esta verificação so acontece em partições ex3.
EX: eu tenho minha home em ex3 80GB e isso acontece.
Quando eu usava a partição / em ex3 e minha home em reiserfs essa verificação ñ acontecia.
Ae vai a dica.

CPU AMD Athlom 64 X2 5000+, Placa mãe Asus M2A VM, Memória 3GB DDR2 800MHz, Vídeo: nVidia GeForce 6200 TurboCache, HD 1TB Seagate SataII

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: Checagem forcada ao iniciar ubuntu 7.10
« Resposta #5 Online: 26 de Janeiro de 2008, 08:01 »
Vc desativa o fsck automático (a cada 30 boots) no fstab.
Mas, faço coro ao camarada VB5 e Vinícios.

Ei, celsounicamp (  :) ),  qual filesystem seria ideal para seus dados?
Alguma observação por não querer usar o fat32?


Valeu.
7355
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline jrkamil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 489
    • Ver perfil
Re: Checagem forcada ao iniciar ubuntu 7.10
« Resposta #6 Online: 26 de Janeiro de 2008, 10:54 »
e qual seriam os aplicativos, graficos ou terminal, para executar isto ?    assim não seriamos pegos "de surpresa" em uma hora
incômoda e sim executaria quando quizer, não ?
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, Radeon R5 220,  ubuntu  24.04  gnome, ssd 240G, hd 500 G

Offline alanpeixe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 87
  • Aptenodytes forever!
    • Ver perfil
Re: Checagem forcada ao iniciar ubuntu 7.10
« Resposta #7 Online: 26 de Janeiro de 2008, 14:04 »
Esta verificação so acontece em partições ex3.
EX: eu tenho minha home em ex3 80GB e isso acontece.
Quando eu usava a partição / em ex3 e minha home em reiserfs essa verificação ñ acontecia.
Ae vai a dica.

valeus pela dica. prefiro correr o risco do que ficar o sistema fazendo algo que nao quero. nao gosto de quase nd automatico. a pessoa que usa determinada coisa tem que ter autonomia sobre o objeto. Quando o objeto quer ser o dono da situacao é maior pe no saco. Vou ver como mudar isso!

Livre por necessidade, linux por opção!

Offline Sevrale

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Checagem forcada ao iniciar ubuntu 7.10
« Resposta #8 Online: 26 de Janeiro de 2008, 16:08 »
Esta verificação so acontece em partições ex3.
EX: eu tenho minha home em ex3 80GB e isso acontece.
Quando eu usava a partição / em ex3 e minha home em reiserfs essa verificação ñ acontecia.
Ae vai a dica.

Valeu a dica. Uso o Debian lenny e partição ext3 (raiz e home).
É, realmente, um "pé no saco" essa verificação. Se soubesse antes, teria particionado a home em reiserfs.
A propósito, em ext3 é extremamente necessária, apesar de maçante, a verificação. Como eu tenho dois debians instalados em partições separadas (um lenny e o outro sid), pude constatar através de um deles que na partição home do outro, uma pasta ficava sem uns arquivos, que só retornavam depois de rodar o fsck.
Como não quero ter arquivos corrompidos nem ficar esperando a verificação de 30 em 30 boots, vou transformar minhas homes em reiserfs (antes, vou salvar todas as pastas e arquivos).

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Checagem forcada ao iniciar ubuntu 7.10
« Resposta #9 Online: 26 de Janeiro de 2008, 21:03 »
Olhem, nunca testei isso, mas tem tudo para funcionar... parece que essa checagem forçada só acontece se, em 30 montagens da partição, o fsck nunca tenha sido executado. Portanto, bastaria eventualmente executá-lo num momento adequado (à noite, por exemplo) para evitar o problema, e ainda preservar os dados... alguém confirma?...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Checagem forcada ao iniciar ubuntu 7.10
« Resposta #10 Online: 26 de Janeiro de 2008, 21:16 »
Olhem, nunca testei isso, mas tem tudo para funcionar... parece que essa checagem forçada só acontece se, em 30 montagens da partição, o fsck nunca tenha sido executado. Portanto, bastaria eventualmente executá-lo num momento adequado (à noite, por exemplo) para evitar o problema, e ainda preservar os dados... alguém confirma?...

VB5


Apoiado, VB5!

Como diz o velho ditado:  "Seguro morreu de velho e o velho de facilitar".  Dependendo do processador,  do clock, do tipo de HD, etc, essa verificação não demora nem 5 minutos.  É o tempo de ir beber um copo d'água ou olhar pela janela e voltar tendo a certeza de que os dados estarão íntegros.  Caso a máquina seja antiga a solução que o VB5 sugere é bem interessante.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Checagem forcada ao iniciar ubuntu 7.10
« Resposta #11 Online: 26 de Janeiro de 2008, 22:25 »
Esta verificação so acontece em partições ex3.
EX: eu tenho minha home em ex3 80GB e isso acontece.
Quando eu usava a partição / em ex3 e minha home em reiserfs essa verificação ñ acontecia.
Ae vai a dica.

valeus pela dica. prefiro correr o risco do que ficar o sistema fazendo algo que nao quero. nao gosto de quase nd automatico. a pessoa que usa determinada coisa tem que ter autonomia sobre o objeto. Quando o objeto quer ser o dono da situacao é maior pe no saco. Vou ver como mudar isso!

então vai no fstab no modo de root e vai na partição que vc nao quer que verifique antes de atualizar e tira o dois e coloca 0

procura por fstab no forum também, tem um Tópico recente falando TUDO

;)

abraços

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Checagem forcada ao iniciar ubuntu 7.10
« Resposta #12 Online: 26 de Janeiro de 2008, 22:28 »
Olhem, nunca testei isso, mas tem tudo para funcionar... parece que essa checagem forçada só acontece se, em 30 montagens da partição, o fsck nunca tenha sido executado. Portanto, bastaria eventualmente executá-lo num momento adequado (à noite, por exemplo) para evitar o problema, e ainda preservar os dados... alguém confirma?...

VB5

é amigo VB5, nao é aconselhável tirar esse "automático" mas então executando eventualmente, nao será problema mesmo, com vc disse :)

pois tem que preservar os dados, asahusauhasuhsauh, lembro como se fosse ontem eu perdendo 6,5 GB de arquivos e é realmente f***... hahaha

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Checagem forcada ao iniciar ubuntu 7.10
« Resposta #13 Online: 26 de Janeiro de 2008, 23:17 »
E aí, zoroastro?...  :D

Citar
pois tem que preservar os dados, asahusauhasuhsauh, lembro como se fosse ontem eu perdendo 6,5 GB de arquivos e é realmente f***... hahaha

Nem fale numa coisa dessas que dá arrepios na espinha!...  ;D ;D

( ),

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Checagem forcada ao iniciar ubuntu 7.10
« Resposta #14 Online: 27 de Janeiro de 2008, 19:11 »
Alguma observação por não querer usar o fat32?

Sim: permissões! Ou falta de. E não uso reiserfs para os dados porque ainda não dá para usar reiserfs no Windows de maneira satisfatória, por enquanto apenas leitura, ao contrário do ext2/3, usando o Ext2 IFS for Windows. :)

Bom, a questão original pode ser satisfatoriamente resolvida instalando o AutoFsck, que transfere estas checagens periódicas para o desligamento do computador. Ou seja, bem mais conveniente! Deixe ele lá checando quando for a hora e ele desliga sozinho depois. Também possui uma interface gráfica para mudar a quantidade de montagens antes de cada checagem, e outras coisinhas a mais.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil