Autor Tópico: Xubuntu X AMD K6 3D processor 190 MB (resolvido!)  (Lida 11137 vezes)

Offline thornbush

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
  • Inspirom i5 3583 SSD Windows 10
    • Ver perfil
Re: Xubuntu X AMD K6 3D processor 190 MB
« Resposta #15 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 01:37 »
Caro CGaldino,
Hoje baixei o ZenWalk no live CD.
Para minha surpresa, não funcionou. Comporta-se da mesma maneira que o Ubuntu e o Xubuntu.
O mouse não se move e os botões do ambiente gnome não são exibidos.
Na opção do teste de memória, nos três softwares tive uma notícia negativa a respeito do "chipset".
Constava ainda: 501,1 MHZ.
O Kalango Linux funciona e o MSW também.
Talvez, depois de testar algumas versões citadas nesta página, talvez acabe instalando o Kalango.
Grato.
Inspiron 3583 i5 ssd Windos 10
Deus amou o mundo de tal mabeira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Offline thornbush

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
  • Inspirom i5 3583 SSD Windows 10
    • Ver perfil
Re: Xubuntu X AMD K6 3D processor 190 MB
« Resposta #16 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 03:03 »
Caro CGaldino,
Entrei no Puppy e e encontrei diversas pastas e links de downloads.
São diversos componentes do puppy ou diversas versões?
E como escolher uma daquelas versões?
O feather linux o slax e o puppy tem o ambiente gnome, ou o kde ou XFCE, ou outro gráfico?
Grato.
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2008, 03:25 por thornbush »
Inspiron 3583 i5 ssd Windos 10
Deus amou o mundo de tal mabeira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Xubuntu X AMD K6 3D processor 190 MB
« Resposta #17 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 11:25 »
Caro CGaldino,
Entrei no Puppy e e encontrei diversas pastas e links de downloads.
São diversos componentes do puppy ou diversas versões?
E como escolher uma daquelas versões?
O feather linux o slax e o puppy tem o ambiente gnome, ou o kde ou XFCE, ou outro gráfico?
Grato.

Vai ser muita sorte achar alguem de Ubuntu que tenha testado essas outras distribuições.  Talvez algum site brasileiro a ser pesquisado no Google.  Observe que essas distribuições pequenas fazem "milagre" com tão poucos recursos que, as vezes, nos surpreendem.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline thornbush

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
  • Inspirom i5 3583 SSD Windows 10
    • Ver perfil
Re: Xubuntu X AMD K6 3D processor 190 MB
« Resposta #18 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 20:29 »
Caros amigos,
Fiz alguns estudos sobre o meu processador e descobri que ele é de uma geração bem antiga.
Assim, talvez este seja o problema de instalação do Xubuntu, e não a memória RAM de 190MB. Veja-se que ainda há no mercado computadores novos de 128MB (acho), principalmente esses produzidos com os favores do programa de governo para inclusão digital, mas imagino que eles tenham processadores modernos.
Ao ligar o computador com o disco no drive, há a página inicial com ajuda e opções de boot. Nessa página, eu li que o sistema requer 350MB. Entretanto, depois, notei que na barra de título dessa caixa de diálogo estava escrito Ubuntu. Imagino que essa ajuda foi copiada do Ubuntu, o que lamento. Por esta causa, ela informa que o Xubuntu requer 350MB quando, acredito, requer 128MB.
Suspeito que há uma opção de boot que responda ao processador AMD K6 3D processor, que o teste de memória chama AMDK62.
Entretanto, o teste de memória deu informação negativa a respeito do chipset. Nunca deixei o teste de memória terminar seu demorado processo, mas o interrompi para tentar dar o boot no sistema. Não sei exatamente para que serve o teste de memória.
Grato.
Inspiron 3583 i5 ssd Windos 10
Deus amou o mundo de tal mabeira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Xubuntu X AMD K6 3D processor 190 MB
« Resposta #19 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 12:16 »
. Não sei exatamente para que serve o teste de memória.
Grato.

Teste de memória é para ver se existe alguma com erro de paridade testando o "checksum" de cada uma.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline thornbush

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
  • Inspirom i5 3583 SSD Windows 10
    • Ver perfil
Re: Xubuntu X AMD K6 3D processor 190 MB
« Resposta #20 Online: 06 de Fevereiro de 2008, 20:10 »
Caros amigos,
Na madrugada de sábado tentei diversas vezes iniciar o Xubuntu alternando as opções de boot: "boot: live no387 noapic nolapic acpi=noacpi (ou acpi=off)", mais ou menos assim, de acordo com a guia do F1, ao que o sistema repetidamente protestava a falta de co-processador e de processador matemático e concluía com "giving up", que, de acordo com o dicionário Collins, significa "desistindo". Acho que essa é a palavra final do Xubuntu para mim, ao menos por agora.
No mundo todo, inclusive nos Fóruns do Xubuntu em inglês e em espanhol, há tópicos dando conta da dificuldade em instalar o Xubuntu em hardwares que usam o processador em apreço, qual seja, o AMD K62, equivalente ao Pentium II. Há usuários que dão conta de que o usam sem problema e há, no Fórum em Espanhol, no tópico respectivo, um tutorial completo escrito por uma usuária a respeito de como instalá-lo em hardware com tal configuração a partir do modo "server".
Eu, porém, não estou, ainda, na fase de instalação, mas na de experimentação, uma vez que ainda não sei como particionar o HD.
Assim, por agora, acho que devo aceitar o "giving up" do Xubuntu e tentar a instalação de outro software.
Desse modo, acho que freqüentarei menos este site, mas quero manifestar mais esta vez minha gratidão a todos os que me ajudaram e ao próprio "Projeto Ubuntu".
Grato.
Inspiron 3583 i5 ssd Windos 10
Deus amou o mundo de tal mabeira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Xubuntu X AMD K6 3D processor 190 MB
« Resposta #21 Online: 06 de Fevereiro de 2008, 21:49 »

Assim, por agora, acho que devo aceitar o "giving up" do Xubuntu e tentar a instalação de outro software.
Desse modo, acho que freqüentarei menos este site, mas quero manifestar mais esta vez minha gratidão a todos os que me ajudaram e ao próprio "Projeto Ubuntu".
Grato.

Ora, que outro software vai te dar mais liberdade para experimentar, inclusive particionar hd, se não for o Linux?  Um usuário como você que vai em outros sites em busca de informação para seu problema não é comum e não pode se aproveitar do "giving up".  Fique, teste, pergunte, e teste novamente.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline thornbush

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
  • Inspirom i5 3583 SSD Windows 10
    • Ver perfil
Re: Xubuntu X AMD K6 3D processor 190 MB
« Resposta #22 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 12:51 »
Caro Csat,
Muito obrigado. És muito gentil.
Tens razão, ficarei, pois neste Fórum estais sempre dispostos a ajudar.
Entretanto, não me referi a procurar outro software que não o Linux, mas outra versão do Linux.
Tenho em minha casa uma antiga versão do Kalango (cuja edição não sei agora especificar), que é a única que funcionou no meu hardware, traz o open office 1.0, que consegue ler meus documentos do Word, que em geral estão na versão de Windows 95 (estamos em um pequeno grupo de trabalho que combinou usar este formato, que pode ser lido por aplicativos das versões tanto mais modernas como mais antigas), arquivos .pdf, mp3 e outros. Ele é bastante fácil de usar. No ambiente KDE, posso acessar meu HD através de um atalho chamado meu GNU. Não sei como salvar arquivos feitos nele no HD. Posso também alternar para outros ambientes, quais sejam, o flux box, o ice e o debian, o que é bem educativo. Espero que eles estejam disponíveis também quando eu instalar o conteúdo do CD no HD. Além disso, descobri que o Kalango continua em operação, ou voltou à operação, tendo uma página própria, bem mais modesta que o Ubuntu, na internet.
Quanto a experimentar outras distribuições, bem, experimentei pelo menos três que me foram recomendadas e não funcionaram. Estou certo de que outras funcionariam, mas, na verdade, tenho de confessar que em meu espírito eu já não tenho paz em continuar procurando distribuições.
Se eu conseguir particionar o drive com ele e instalá-lo, poderei tomá-lo como base para, futuramente, instalar outras versões mais modernas e que sejam compatíveis com meu hardware (uma vez que já tenham sido criadas as partições), ou ainda, fazer atualizações no próprio Kalango e seus aplicativos.
Grato.
Inspiron 3583 i5 ssd Windos 10
Deus amou o mundo de tal mabeira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Xubuntu X AMD K6 3D processor 190 MB
« Resposta #23 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 23:54 »
Muito bom

Bons testes, então.  Essa é a vantagem do Linux.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline thornbush

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
  • Inspirom i5 3583 SSD Windows 10
    • Ver perfil
Re: Xubuntu X AMD K6 3D processor 190 MB
« Resposta #24 Online: 01 de Abril de 2008, 19:40 »
Caros Amigos,
Tive excelentes experiências com o Kalango de 2003. Ele é muito bonito, instalei-lhe um Van Gogh para cada um dos três ambientes de trabalho usados, e também no gerenciador de login.
Ele funciona perfeitamente, mas tem alguns bugs com um ou outro aplicativo, como o Kghostview, que foram resolvidos em versões posteriores.
O problema, entretanto, é que, devido à antiguidade e instabilidade da versão do Debian na qual se baseia sua construção, ou, quem sabe, por causa da minha imperícia, tive problemas para instalar programas nele que normalmente o são por apt-get, especialmente o JAVA para Linux.
Por fim, instalei o JAVA por download, mas a instalação não foi bem reconhecida pelos programas da Receita, e eu tive que fazer a Declaração do Imposto de Renda em outra plataforma.
Agora, enquanto o Kalango continua funcionando bem, estou me esforçando muito para instalar o Debian 4.0, instalação essa que não é tão mastigada como a do Ubuntu ou do Xubuntu, os quais, porém, não rodam no meu hardware.
Saudações.
Inspiron 3583 i5 ssd Windos 10
Deus amou o mundo de tal mabeira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Offline Daekdroom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Xubuntu X AMD K6 3D processor 190 MB
« Resposta #25 Online: 02 de Abril de 2008, 13:53 »
Se não me engano, para instalar do live CD você PRECISA de 350MB de memória. Pois o Live CD é copiado para a memória para poder ser rodado.  Se você tem menos que memória que o requerimento, vai ter uma instalação bem lenta. Nesses casos é recomendado o uso do CD alternate (que não vem com live CD, é só o instalador).

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Xubuntu X AMD K6 3D processor 190 MB
« Resposta #26 Online: 02 de Abril de 2008, 15:26 »
Eu tenho uma máquina antiga também (olha minha assinatura) e uso três distros conhecidas por leveza (e todas acho relativamente fácil de usar): Debian, PCLinuxOS e Zenwalk (esta  última, me impressionou pela facilidade mesmo sendo baseada no slackware).

Com o tempo, vc irá aprender que tudo é linux, tornando fácil de usar cada uma. Para ter uma idéia, veja a diferença entre essas 3 distros (e todas coloquei em bom pt-br):

- Debian - Ambiente GNOME - Pacotes deb
- PCLinuxOS - Ambiente KDE - Pacotes rpm
- Zenwalk - Ambiente XFCE - Pacotes tgz

E mesmo assim já estou considerando fácil o uso de qualquer uma delas (e olha que não sou adepto da linha de comando).
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline thornbush

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
  • Inspirom i5 3583 SSD Windows 10
    • Ver perfil
Xubuntu instalado em modo Server X suporte para modem Lucent SiS530 ou SiS5513
« Resposta #27 Online: 03 de Abril de 2008, 01:42 »
Caros amigos,
Tenho mantido muita ajuda no Fórum Debian Internacional, e estava quase pronto para instalar, mas percebi que a maior dificuldade seria a compilação do modem Lucent.
O vendedor dos CDs Debian (devidamente cadastrado no Debian.org), que também me tem ajudado muito, propôs que fizesse a instalação com o CD do Kurumim, que é baseado no Debian 4.0 na versão para a arquitetura i386. Ele também propôs-se a fazer uma compilação, em formato .deb ou outro, e enviar-mo por e-mail, se essa última tentativa não der certo.
Acontece que, segundo ele, o Kurumin não teria instalador no modo server ou texto, senão apenas através do modo live. Assim, e uma vez que o Xubuntu, com XFCE, mais leve que o KDE, não rodou, é possível que o Kurumin não rode. Eu imagino que o KDE de hoje não é como o KDE 3.1, que é a versão do Kalango de 2003, que roda em meu computador. Assim, e como o XFCE é dito mais leve que o KDE, o Kurumin pode não rodar.
Mas há, como já disse, um tutorial de instalação do Xubuntu a partir do modo Server no Ubuntu da Espanha. Eu não acreditei nesse modo de instalação, pois ele requeria que eu entrasse no XFCE, e eu não acreditei que o XFCE funcionaria, já que ele não funcioniou no live CD.
O Xubuntu poderia ter mais chance de instalação que o Kurumin, se o Kurumin não tiver o modo server.
Agora, porém, tratando-se de instalar o Debian 4.0 e depois, com os CDs, instalar o fluxbox e aplicativos, a opção do tutorial da Espanha pode ser bastante interessante.
Por esta causa, o que eu gostaria que algum de vós, por gentileza, me informasse, é apenas isso:
1 - O Xubuntu é baseado na i386?
2 - O Xubuntu possui suporte para o modem Lucent?
Aproveitando a oportunidade, o Xubuntu tem também a máquina virtual JAVA?
Permitam-me copiar abaixo a saída do comando lspci -vv no console:
knoppix@thornbush:~$ lscpi
bash: lscpi: command not found

knoppix@thornbush:~$ su root
Password:
root@thornbush:/home/knoppix# lspci -vv
00:00.0 Host bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] 530 Host (rev 02)
Control: I/O+ Mem+ BusMaster+ SpecCycle- MemWINV- VGASnoop- ParErr- Stepping- SERR- FastB2B-
Status: Cap+ 66Mhz- UDF- FastB2B- ParErr- DEVSEL=medium >TAbort- <TAbort- <MAbort+ >SERR- <PERR-
Latency: 32
Region 0: Memory at e0000000 (32-bit, non-prefetchable) [size=64M]
Capabilities: [c0] AGP version 2.0
Status: RQ=32 Iso- ArqSz=0 Cal=0 SBA+ ITACoh- GART64- HTrans- 64bit- FW- AGP3- Rate=x1,x2
Command: RQ=1 ArqSz=0 Cal=0 SBA- AGP- GART64- 64bit- FW- Rate=<none>

00:00.1 IDE interface: Silicon Integrated Systems [SiS] 5513 [IDE] (rev d0) (prog-if 8a [Master SecP PriP])
Subsystem: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS5513 EIDE Controller (A,B step)
Control: I/O+ Mem- BusMaster+ SpecCycle- MemWINV- VGASnoop- ParErr- Stepping- SERR- FastB2B-
Status: Cap- 66Mhz- UDF- FastB2B- ParErr- DEVSEL=fast >TAbort- <TAbort- <MAbort- >SERR- <PERR-
Latency: 16
Interrupt: pin A routed to IRQ 14
Region 0: I/O ports at <ignored>
Region 1: I/O ports at <ignored>
Region 2: I/O ports at <ignored>
Region 3: I/O ports at <ignored>
Region 4: I/O ports at d000 [size=16]

00:01.0 ISA bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] 85C503/5513 (rev b3)
Control: I/O+ Mem+ BusMaster+ SpecCycle+ MemWINV- VGASnoop- ParErr- Stepping- SERR- FastB2B-
Status: Cap- 66Mhz- UDF- FastB2B- ParErr- DEVSEL=medium >TAbort- <TAbort- <MAbort- >SERR- <PERR-
Latency: 0

00:01.1 Class ff00: Silicon Integrated Systems [SiS] ACPI
Control: I/O- Mem- BusMaster- SpecCycle- MemWINV- VGASnoop- ParErr- Stepping- SERR- FastB2B-
Status: Cap- 66Mhz- UDF- FastB2B- ParErr- DEVSEL=medium >TAbort- <TAbort- <MAbort- >SERR- <PERR-

00:01.2 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS7001 USB Controller (rev 11) (prog-if 10 [OHCI])
Control: I/O+ Mem+ BusMaster+ SpecCycle- MemWINV+ VGASnoop- ParErr- Stepping- SERR- FastB2B-
Status: Cap- 66Mhz- UDF- FastB2B+ ParErr- DEVSEL=medium >TAbort- <TAbort- <MAbort- >SERR- <PERR-
Latency: 32 (20000ns max), cache line size 08
Interrupt: pin A routed to IRQ 12
Region 0: Memory at df800000 (32-bit, non-prefetchable) [size=4K]

00:02.0 PCI bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS 530 Virtual PCI-to-PCI bridge (AGP) (prog-if 00 [Normal decode])
Control: I/O+ Mem+ BusMaster+ SpecCycle- MemWINV- VGASnoop- ParErr- Stepping- SERR- FastB2B-
Status: Cap- 66Mhz- UDF- FastB2B- ParErr- DEVSEL=fast >TAbort- <TAbort- <MAbort- >SERR- <PERR-
Latency: 0
Bus: primary=00, secondary=01, subordinate=01, sec-latency=0
I/O behind bridge: 0000b000-0000bfff
Memory behind bridge: df000000-df7fffff
Prefetchable memory behind bridge: e7800000-e7ffffff
BridgeCtl: Parity- SERR- NoISA- VGA+ MAbort- >Reset- FastB2B-

00:06.0 Multimedia audio controller: ESS Technology ES1969 Solo-1 Audiodrive (rev 01)
Subsystem: ESS Technology Solo-1 Audio Adapter
Control: I/O+ Mem- BusMaster+ SpecCycle- MemWINV- VGASnoop- ParErr- Stepping- SERR- FastB2B-
Status: Cap+ 66Mhz- UDF- FastB2B+ ParErr- DEVSEL=medium >TAbort- <TAbort- <MAbort- >SERR- <PERR-
Latency: 32 (500ns min, 6000ns max)
Interrupt: pin A routed to IRQ 10
Region 0: I/O ports at a800 [size=64]
Region 1: I/O ports at a400 [size=16]
Region 2: I/O ports at a000 [size=16]
Region 3: I/O ports at 9800
Region 4: I/O ports at 9400
Capabilities: [c0] Power Management version 1
Flags: PMEClk- DSI+ D1+ D2+ AuxCurrent=0mA PME(D0-,D1-,D2-,D3hot-,D3cold-)
Status: D0 PME-Enable- DSel=0 DScale=0 PME-

00:0c.0 Communication controller: Lucent Microelectronics 56k WinModem (rev 01)
Subsystem: Lucent Microelectronics LT WinModem 56k Data+Fax+Voice+Dsvd
Control: I/O+ Mem+ BusMaster+ SpecCycle- MemWINV- VGASnoop- ParErr- Stepping- SERR- FastB2B-
Status: Cap+ 66Mhz- UDF- FastB2B+ ParErr- DEVSEL=medium >TAbort- <TAbort- <MAbort- >SERR- <PERR-
Latency: 0 (63000ns min, 3500ns max)
Interrupt: pin A routed to IRQ 11
Region 0: Memory at de800000 (32-bit, non-prefetchable) [size=256]
Region 1: I/O ports at 9000 [size=8]
Region 2: I/O ports at 8800 [size=256]
Capabilities: [f8] Power Management version 2
Flags: PMEClk- DSI+ D1- D2+ AuxCurrent=0mA PME(D0-,D1-,D2+,D3hot+,D3cold+)
Status: D0 PME-Enable- DSel=0 DScale=0 PME-

01:00.0 VGA compatible controller: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS530 3D PCI/AGP (rev a2) (prog-if 00 [VGA])
Subsystem: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS530,620 GUI Accelerator+3D
Control: I/O+ Mem+ BusMaster+ SpecCycle- MemWINV- VGASnoop- ParErr- Stepping- SERR- FastB2B-
Status: Cap+ 66Mhz+ UDF- FastB2B- ParErr- DEVSEL=medium >TAbort- <TAbort- <MAbort- >SERR- <PERR-
Latency: 64 (500ns min)
Interrupt: pin A routed to IRQ 11
Region 0: Memory at e7800000 (32-bit, prefetchable) [size=8M]
Region 1: Memory at df000000 (32-bit, non-prefetchable) [size=64K]
Region 2: I/O ports at b800 [size=128]
Capabilities: [40] Power Management version 1
Flags: PMEClk- DSI- D1- D2+ AuxCurrent=0mA PME(D0-,D1-,D2-,D3hot-,D3cold-)
Status: D0 PME-Enable- DSel=0 DScale=0 PME-
Capabilities: [50] AGP version 1.0
Status: RQ=2 Iso- ArqSz=0 Cal=0 SBA- ITACoh- GART64- HTrans- 64bit- FW- AGP3- Rate=x1,x2
Command: RQ=1 ArqSz=0 Cal=0 SBA- AGP- GART64- 64bit- FW- Rate=<none>

root@thornbush:/home/knoppix#


Grato,
Adriano.
Inspiron 3583 i5 ssd Windos 10
Deus amou o mundo de tal mabeira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Xubuntu X AMD K6 3D processor 190 MB
« Resposta #28 Online: 03 de Abril de 2008, 10:08 »
Cara, diminui a letra do seu post. Ficou horrível essa fonte gigante.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Xubuntu X AMD K6 3D processor 190 MB
« Resposta #29 Online: 03 de Abril de 2008, 11:06 »
Cara, diminui a letra do seu post. Ficou horrível essa fonte gigante.

Acho que basta colocar o texto todo dentro de uma citação (ou a caixa de código) para resolver o problema.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!