não consigo instalar pacotes ( nem pelo Synaptic )

Iniciado por belagra, 24 de Janeiro de 2008, 21:07

tópico anterior - próximo tópico

belagra

Boa noite galera ! é a minha primeira vez no fórum ( e usando o Linux ) e gostaria de tirar umas dúvidas: 1ª- eu instalei o Ubuntu através do particionamento "guiado" e o meu sistema de arquivo atribuído foi o ntfs; preciso mudar para o ext3 ? e como farei se for preciso?  2ª- após ter configurado a senha e o nome de usuário de administrador tentei baixar programas através do " adicionar ou remover " porém não tive êxito, pois todos os programas que eu colocava para baixar me apresentavam a seguinte frase: "(...) 
não pôde ser instalado no seu computador.A aplicação requer características especiais de hardware ou o vendedor decidiu não suportar mais o seu tipo de computador.( i386) " Eu tenho um computador com componentes atuais, acredito que a segunda opção não seja válida. Como faço para ganhar permissão para baixar os pacotes, já que até pelo synaptic mesmo com os quadradinhos verdes não pude obtê-los ?  3ª- quando entro na internet pelo firefox não consigo baixar plug-ins para o mesmo e ele está em inglês, como o openoffice também; como faço para "aportuguesar " o browser e tais aplicativos ?   muito obrigado a quem responder !   :D  abraços.     

VB5

belagra, seja bem-vindo!...

São várias dúvidas e algumas bem extensas, mas vou tentar só levantar a bola para a área...
1ª- eu instalei o Ubuntu através do particionamento "guiado" e o meu sistema de arquivo atribuído foi o ntfs; preciso mudar para o ext3 ? e como farei se for preciso?

Não é possível, Liinux não roda em NTFS... se você tem dual boot, quem está sendo identificado como tal é o W$ já instalado, e aí está certo. O Ubuntu cria partições .EXT3, e o seu certamente está assim.

2ª- após ter configurado a senha e o nome de usuário de administrador tentei baixar programas através do " adicionar ou remover " porém não tive êxito......

Aí você precisa dar mais informações, incluindo o início da mensagem de erro. Você instalou a versão 32 ou 64 bits? Qual o seu hardware? Quanto aos pacotes marcados em verde, eles já estão instalados...

3ª- quando entro na internet pelo firefox não consigo baixar plug-ins para o mesmo e ele está em inglês, como o openoffice também; como faço para "aportuguesar " o browser e tais aplicativos ?

Aqui entra a primeira recomendação aos iniciantes - use a caixinha "Pesquisar" aí em cima...  ;) Muitas dúvidas como esta já foram respondidas centenas de vezes aqui, uma busca vai lhe dar a resposta imediatamente e evitar congestionar o fórum. Porém, se não encontrar solução, poste que a gente tenta ajudar!

Boa sorte, e aproveite a liberdade!...  :D :D

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

belagra

boa noite VB5 tudo bem ? sobre o começo da mensagem de erro, é referente ao programa que não é permitido por exemplo: " kopete não pôde ser instalado no seu computador.A aplicação requer características especiais de hardware ou o vendedor decidiu não suportar mais o seu tipo de computador.( i386) "  a minha configuração é constituída de um sempron 3000 + 1800 Mhz, placa mãe PC-Chips A31G, 2 x 512 MB RAM MarkVision, Geforce 7300 GS , Chipset SIS , HD 80 GB ( não lembro a marca ) ; não entendi sobre ser 32 bits ou 64... eu instalei o Ubuntu 7.10 em Dual Boot com o Windows XP SP 2 ( desculpe-me se anteriormente não forneci esta informação ) porém como já citado não consigo baixar os pacotes devido ao erro i386.De qualquer forma, tem como baixar procurando em vários sites programas semelhantes para o Linux  ( mas eu ainda queria usar os do pacote ) e sobre a 3ª dúvida eu vou ver se acho no fórum XP obrigado por tudo ! abraços.

Obs sobre o que tu disseste: já que os que estão em verde já estão instalados ( como é dito no suporte também ) como faço para ter acesso, por exemplo, ao GCC ? ( que é uma das coisas que mais preciso , um compilador de C e C++ ) 

VB5

E aí, cara?...   A pergunta sobre 32/64 bits refere-se ao fato de que há duas versões do Ubuntu, uma para processadores de 32 bits e outra para os de 64. Eu pessoalmente tenho um processador de 64 (vide assinatura), mas acabei por instalar a versão 32 bits ( a i386) devido à maior facilidade para conseguir drivers, Java, Flash, etc...  Embora a versão 32 bits rode bem em processadores de 64, o inverso não acontece. Entretanto, acho que o Semprom 3000+ é 64... procure confirmar isso, pois não conheço sua placa-mãe. Se for o caso, basta baixar a versão correta e reinstalar ( deletando primeiro a anterior).

Na dúvida sobre como "chamar" um programa, tente abrir um Terminal e simplesmente digite o nome do programa; deve funcionar.

Sobre a pesquisa, quis dizer neste fórum mesmo... afinal, o problema é no Ubuntu, não no XP, certo?.... Coloque simplesmente "Firefox portugues" na caixa de pesquisa e vai ver!...

( ),

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB