Autor Tópico: Converter vídeos .rmvb para .ogg  (Lida 2198 vezes)

Offline livio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Discutindo Informática e Tecnologia
Converter vídeos .rmvb para .ogg
« Online: 22 de Janeiro de 2008, 13:22 »
Saudações a todos

Para aqueles que enfrentam dificuldade em assistir vídeos codificados no formato .rmvb, pois nem sempre o realplayer pra linux consegue bons resultados, resolvi mostrar como converter de .rmvb pra .ogg com dois passos simples.

!!!ATENÇÃO!!!

Apesar de ser simples, é um processo que vai consumir muito de sua CPU, pois eu não achei um método para converter direto para ogg, então se faz necessário uma conversão intermediária para avi, o que pode tornar o processo bastante demorado, dependendo de seu processador. Eu recomendo esse processo apenas em último caso, se não houver nenhuma forma de assistir o vídeo satisfatoriamente


Primeiro, é preciso ter 2 programas instalados, o mencoder (terminal) e o oggconvert (gráfico)

obs.: Eu optei pelo oggconvert porque em meus testes com o ffmpeg2theora (terminal) o áudio ficou desencontrado com o vídeo [ou eu não fiz a conversão direito ;D]

Para instalar os dois programas basta executar os comandos

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install mencoder oggconvert
Agora, com os programas instalados, vamos à primeira etapa, converter o vídeo .rmvb para .avi, executando o comando:

Código: [Selecionar]
mencoder ARQUIVO_FONTE.rmvb -oac mp3lame -lameopts br=192 -ovc lavc -lavcopts vcodec=mpeg4:vhq -o NOVO_ARQUIVO.avi
NOTA: lembre-se de que qualquer conversão como essa vai levar algum tempo e vai consumir muito de sua CPU.

Após a conversão [e muita paciência] vamos à segunda etapa:

Clique no menu Aplicações (ou no menu K), no submenu Som e Vídeo, e clique em OggConvert.



Na janela que se abrir, clique no botão abaixo de "Source" para selecionar o arquivo .avi recém criado. Ao clicar no botão "Converter", será salvo na mesma pasta e com o mesmo nome o vídeo convertido em ogg.

Após a conversão [paciência é uma virtude], será possível assistir o vídeo no Totem ou qualquer outro player que suporte o formato ogg.

obs.: Nos testes que fiz, a perda de qualidade foi imperceptível.

Se alguém souber de alguma outra forma para fazer a conversão, não deixe de compartilhar aqui.

Artigo em que me baseei: http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=8584
Manual do mencoder: http://br-linux.org/linux/node/8167

Espero ter contribuído