Problema a usar K3B, Brasero e GnomeBaker - Micro Congela (Trava)

Iniciado por Oni-BR-, 21 de Janeiro de 2008, 14:03

tópico anterior - próximo tópico

Oni-BR-

Pessoal é o seguinte vai fazer 1 mês que estou usando o Ubuntu nunca tinha tido nenhum problema grave com ele, mas agora começou a acontecer isso, toda vez que eu vou gravar uma imagem de CD ou DVD pelo K3B ou Brasero o meu micro trava, trava tudo mesmo!!! Pode ser qualquer tipo/padrão de imagem que isso acontece.
Testei a gravadora no Windows XP PRO SP2 e funcionou perfeitamente então creio que não seja problema com ela. Será que alguem aqui sabe o que pode ser??

PS: Pesquisei no forum e não achei nenhum problema como o meu.

[]'s a todos.
Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!!

Oni-BR-

bom andei dando uma olhada na central de bug's do Ubuntu e achei isso aqui:

I had the similar error w/ Ubuntu 7.10. Check the owner/permission of $HOME/.kde and correct them if necessary. Ex. chown $USER:$USER $HOME/.kde

só que tem um problema....com eu faço isso????

Oni-BR-

FernandoCordeiro

Citação de: Oni-BR- online 21 de Janeiro de 2008, 20:01

I had the similar error w/ Ubuntu 7.10. Check the owner/permission of $HOME/.kde and correct them if necessary. Ex. chown $USER:$USER $HOME/.kde

Hum... abra sua pasta home, procure por esse .kde (tecle H para exibir), depois clique nele com o botão direito e verifique/altere as permissões em propriedades. Nunca vi esse erro, mas se está sendo sugerido fazer isso, esta seria uma forma de fazê-lo. A propósito, qual o modelo de sua gravadora?
"Existem 10 tipos de pessoas no mundo: as que conhecem código binário e as que não."

Oni-BR-

Citação de: FernandoCordeiro online 23 de Janeiro de 2008, 11:20
Citação de: Oni-BR- online 21 de Janeiro de 2008, 20:01

Hum... abra sua pasta home, procure por esse .kde (tecle H para exibir), depois clique nele com o botão direito e verifique/altere as permissões em propriedades. Nunca vi esse erro, mas se está sendo sugerido fazer isso, esta seria uma forma de fazê-lo. A propósito, qual o modelo de sua gravadora?

eu já tentei isso mas tbem não funcionou!!! >:( ..... o mais interessante é que neste exato momento eu estou usando o Mint Daryna é está funcionando tudo perfeitamente....alias estou gravando um cd agora mesmo!!!! :P ..... creio que seja algum bug relacionado ao Ubuntu mesmo e que ainda não foi detectado e consertado....algo que o pessoal do Mint deve ter feito já que pelo o que eu vi no fórum deles esse problema atingiu a versão anterior ao Daryna e que deve ter sido consertado por eles nesta nova versão!!! já reportei este bug lá na central mas eu vi que diversos outros usuários do Ubuntu estão tendo o mesmo problema que eu e não conseguiram resolver.....e o pessoal responsavel pelo desenvolvimento do Ubuntu tbem não se pronunciou!!! Acho que vou ter que ir usando o Daryna até esse problema ser devidamente sanado no Ubuntu!!! :-[

Oni-BR-

bom o problema tbem começou a aparecer no Mint!!!! >:(  pelo o que eu andei vendo nos foruns gringos isso é um bug do kernel 2.6.22-14!!!! pelo jeito vou ter que esperar!!!! alguem aqui no forum tbem está tendo este problema???? já não sei mais o que fazer.....tenho vários arquivos de backup que preciso gravar em cd e não consigo!!!!

ps: ja testei a gravadora no Windows XP e funcionou perfeitamente!!! :(

este é um dos bugs relatados no launchpad: https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/linux-source-2.6.20/+bug/75295

Oni-BR-

alguém sabe como dá pra fazer para colocar o novo kernel o 2.6.24 no ubuntu 7.10??? pq parece que esse bug foi consertado nesta versão...

Oni-BR-

bom o problema continua o engraçado é que funciona quando quer!!! muito estranho, achei que fosse a midia mas no XP gravou normalmente, depois eu voltei para o Ubuntu e tentei novamente com uma midia de mesma marca.....e funcionou!!! ???

por enquanto eu não estou precisando gravar nada...mas esse problema está muito chato!!!

VB5

Oni-BR,

Com toda certeza não é bug do Ubuntu ou do kernel, ou já teria aparecido - aliás, já gravei dezenas de imagens em duas máquinas diferentes com o Ubuntu atualizado, usando o K3B, e nunca tive problemas. Deve ser algo na sua instalação, muito provavelmente. Quanto você tem de RAM, e qual é sua gravadora, como já foi perguntado?... Conferiu as configurações dos programas de gravação, especialmente quanto a buffers?

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Oni-BR-

Citação de: VB5 online 05 de Fevereiro de 2008, 00:04
Oni-BR,

Com toda certeza não é bug do Ubuntu ou do kernel, ou já teria aparecido - aliás, já gravei dezenas de imagens em duas máquinas diferentes com o Ubuntu atualizado, usando o K3B, e nunca tive problemas. Deve ser algo na sua instalação, muito provavelmente. Quanto você tem de RAM, e qual é sua gravadora, como já foi perguntado?... Conferiu as configurações dos programas de gravação, especialmente quanto a buffers?

VB5

amigo desculpe a demora para lhe responder....bom minha gravadora é uma LG GSA-H10A tenho 1 Gb de memoria em modo dual...quanto ao buffers eu já testei no modo padrão que se não me engano é de 2 Mb e tbem já aumentei para até 50 Mb....ahhh a gravadora está funcionando perfeitamente no WinXP PRO e no OpenSuse 10.2 e Mandriva 2007!!! está muito estranho isso!!! vc tem mais alguma ideia do que pode ser???

Oni-BR-

moçada uma pergunta.....se eu ativar o DMA indo em Sistema-----> Administração-------> Serviços-------> Ajuste de Disco Rígidos (hdparm) será que esse problema para??? lembrando que o meu micro é composto de dois Hd's SATA um de 250 Gb e outro de 80 Gb e a minha gravadora é IDE (PATA), outra coisa se eu rodar o comando sudo hdparm -i /dev/scd0, aparece a seguinte mensagem:

/dev/scd0:

Model=HL-DT-ST DVDRAM GSA-H10A                , FwRev=JL02    , SerialNo=6FE9B02889D8       
Config={ Fixed Removeable DTR<=5Mbs DTR>10Mbs nonMagnetic }
RawCHS=0/0/0, TrkSize=0, SectSize=0, ECCbytes=0
BuffType=unknown, BuffSize=0kB, MaxMultSect=0
(maybe): CurCHS=0/0/0, CurSects=0, LBA=yes, LBAsects=0
IORDY=on/off, tPIO={min:120,w/IORDY:120}, tDMA={min:120,rec:120}
PIO modes:  pio0 pio3 pio4
DMA modes:  mdma0 mdma1 mdma2
UDMA modes: udma0 udma1 *udma2
AdvancedPM=no
Drive conforms to: Unspecified:  ATA/ATAPI-2,3,4,5

* signifies the current active mode

Pelo o que eu entendi a gravadora está com o modo UDMA 2 ativado isso pode gerar algum problema com os softs gravadores de CD?? porque o Gnomebaker trava na hora de fazer o teste de DMA!?!?!?!

alguma idéia?????

clcampos

Você tem dois sistemas linux no seu PC?

Se sim os dois sistemas usam o mesmo HOME? Os usuários usados nos dois sistemas são os mesmos (nome/número - vide /etc/passwd)?

Pode ser que você esta tendo problemas de permissão, ao menos é isto que diz a única mensagem de erro que li aqui.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Oni-BR-

Citação de: clcampos online 14 de Fevereiro de 2008, 21:07
Você tem dois sistemas linux no seu PC?

Se sim os dois sistemas usam o mesmo HOME? Os usuários usados nos dois sistemas são os mesmos (nome/número - vide /etc/passwd)?

Pode ser que você esta tendo problemas de permissão, ao menos é isto que diz a única mensagem de erro que li aqui.

não o único sistema que eu tenho instalado no meu micro é o Ubuntu 7.10 mesmo e somente com um usuário....

Oni-BR-

bom sexta-feira passada eu comprei uma nova gravadora de dvd para o meu micro do trabalho, mas antes eu testei ela em casa.....substitui a antiga pela nova para ver se não era problema de hardware eeeeeeeee nada!!!! continua a mesma coisa!!!!!

bom estou postando o meu fstab para ver se alguem acha algo de errado com ele!!!

# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
# /dev/sda1
UUID=e07f762f-6b2d-4f84-a922-d9216996ab29 /               ext3    defaults,errors=remount-ro 0       1
# /dev/sda5
UUID=59b0ae8e-ce63-493f-94b7-b9ba9660c2d7 none            swap    sw              0       0
/dev/scd0       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec 0       0
/dev/fd0        /media/floppy0  auto    rw,user,noauto,exec 0       

Oni-BR-

bom não sei se isso pode ajudar, mas na hora que estou gravando algo no gnomebaker ele trava quando aparece essa mensagem...

Beginning DMA speed test. Set CDR_NODMATEST environment variable if device
communication breaks or freezes immediately after that.

bom espero que possa ajudar em algo...