Autor Tópico: OpenSuse trocando o Gnome pelo KDE4.0 na próxima versão, 21/1/2008  (Lida 3447 vezes)

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter

“Com um dia de atraso o time do openSUSE está disponibilizando para download o openSUSE 11 Alpha 1, como de costume da distribuição com os releases  x.0 promete vir recheado de novidades. A primeira delas, parece ser o novo instalador gráfico, substituindo o antigo e também bonito instalador em QT3 que agora foi portada para a QT4 e ganhou um novo look. Ainda pode ter muitas melhorias até a versão oficial.

Além de resolver os muitos bugs do Alpha 0, o Alpha 1 substituiu o KDE 3.5.8 pelo KDE 4.0.0, mostrando então que a versão 11 do calango virá sim com o KDE 4 como seu desktop KDE padrão, lembrando também que o openSUSE suporta o Gnome, que foi o padrão da distribuição nas versões 10.1, 10.2 e 10.3, não se sabe ainda se a distribuição irá voltar usar o KDE como padrão ou não, porém tudo indica que sim.

Outro detalhe muito importante foi a integração com o "Sat Solver", que será o novo verificador de dependências do Libzypp, que promete tornar mais preciso e rápido o processo de checagem de pacotes.

Para fazer o Download do openSUSE 11.0 Alpha 1 visite: software.opensuse.org/developer.”

Fonte: http://br-linux.org/linux/opensuse-11.0-alpha1
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline allanrock

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Meu Flickr
Re: OpenSuse trocando o Gnome pelo KDE4.0 na próxima versão, 21/1/2008
« Resposta #1 Online: 30 de Janeiro de 2008, 00:05 »
Legal... esse tá na minha lista...

Nunca consegui usar o Open Suse com Gnome... não gosto do jeito que eles "personalizam" ele...

Porém com KDE... \0/

Offline Lucas_Panurge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • ^^
    • Ver perfil
    • Gentle Traveller
Re: OpenSuse trocando o Gnome pelo KDE4.0 na próxima versão, 21/1/2008
« Resposta #2 Online: 30 de Janeiro de 2008, 00:58 »
M$-$u$e eu não uso nem pintado de ouro
gtalk: lucas.pan@gmail.com
icq: lucasspan
GNU/Linux User #440333

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: OpenSuse trocando o Gnome pelo KDE4.0 na próxima versão, 21/1/2008
« Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2008, 11:41 »
Eu não uso mais o Suse não por causa dessa parceria com a Microsoft. Mas sim por algumas coisas novas do Suse que não me adapto, como mudanças de Paths de ambiente, o Gnome completamente alterado para pior, consumo alto de memória (ao menos no meu micro é assim) e outras coisas. Gosto mais do Suse para servidor no modo texto, porque Yast é Yast!!

E essa notícia é muito boa, principalmente para o KDE que estava sumindo de cena depois de várias distribuições adotarem o Gnome como padrão. Ok! Concordo que o Gnome é mais integrado, mais enxuto de opções e JÁ foi mais leve. Depois do Gnome 2.10 a melhora foi muito grande e o KDE não o acompanhou. Mas com o KDE4 voltou a ser bem competitivo, leve, integrado e ganhou mais força.

E uma distribuição com o nome que o Suse tem adotando o KDE por padrão novamente é muito bom.

Que isso estimule o desenvolvimento do Gnome. Nessa "briga" somos nós quem ganhamos!
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline allanrock

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Meu Flickr
Re: OpenSuse trocando o Gnome pelo KDE4.0 na próxima versão, 21/1/2008
« Resposta #4 Online: 30 de Janeiro de 2008, 18:04 »
Eu não uso mais o Suse não por causa dessa parceria com a Microsoft. Mas sim por algumas coisas novas do Suse que não me adapto, como mudanças de Paths de ambiente, o Gnome completamente alterado para pior, consumo alto de memória (ao menos no meu micro é assim) e outras coisas. Gosto mais do Suse para servidor no modo texto, porque Yast é Yast!!

E essa notícia é muito boa, principalmente para o KDE que estava sumindo de cena depois de várias distribuições adotarem o Gnome como padrão. Ok! Concordo que o Gnome é mais integrado, mais enxuto de opções e JÁ foi mais leve. Depois do Gnome 2.10 a melhora foi muito grande e o KDE não o acompanhou. Mas com o KDE4 voltou a ser bem competitivo, leve, integrado e ganhou mais força.

E uma distribuição com o nome que o Suse tem adotando o KDE por padrão novamente é muito bom.

Que isso estimule o desenvolvimento do Gnome. Nessa "briga" somos nós quem ganhamos!

Falou tudo.. 8)  tenho usado mais o Suse com KDE no meu desktop... justamente pela lentidão atual do Gnome... pois não consigo me acostumar ao Kubuntu....

E quanto mais me acostumo com, Amarok, K3b e etc... menos vontade tenho de voltar para o gnome apesar de ainda o achar mais objetivo (limpo) e bonito que o KDE (por enquanto..uahuahuahua)

Ps. Leva a mal não, mas essa de não uso novell devido a acordos com o CAPETALISMO não cola mais... então deixemos de usar Open Office (.doc), KDE, Wine, Mp3.... e blá...bla...

« Última modificação: 30 de Janeiro de 2008, 18:08 por allanrock »

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: OpenSuse trocando o Gnome pelo KDE4.0 na próxima versão, 21/1/2008
« Resposta #5 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 11:40 »
Citar
Ps. Leva a mal não, mas essa de não uso novell devido a acordos com o CAPETALISMO não cola mais... então deixemos de usar Open Office (.doc), KDE, Wine, Mp3.... e blá...bla...

Com toda certeza!! Já cometei isso em outros fóruns. Essa história de "clube de futebol" em informática é muito ruim.
Veja como empresas capitalistas trouxeram ótimos softwares que impulsionam o Linux hoje. Sun com o Openoffice, Novell (sim a Novell com o Evolution - antiga Ximian), Red Hat e outras.
Agora temos a Nokia, já que comprou a empresa que desenvolvia o QT (o que seria de mim sem o amarok hoje??? hehe).
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Piras

  • Visitante
Re: OpenSuse trocando o Gnome pelo KDE4.0 na próxima versão, 21/1/2008
« Resposta #6 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 14:39 »
A Novell não está sofrendo boicote por ser uma empresa e muito menos por ser empresa capitalista. Muitos consideram que o acordo Microsoft/Novell fragiliza o movimento open source por torná-lo mais vulnerável a injunções legais por parte da empresa de Bill Gates. É um receio plenamente justificável, pois a Microsoft e aliadas estão sempre tentando encontrar fórmulas legais de reduzir o alcance ou viabilidade da licença GPL. Basta lembrar a recente batalha para substituir o direito autoral pela patente como meio de proteção ao software na União Européia, uma tentativa que por pouco não foi vitoriosa e que poderia ser fatal ao desenvolvimento do software livre.

Se ninguém pensa em boicotar a Red Hat ou Cannonical, outras empresas, é porque eles nunca fizeram este tipo de acordo. A Red Hat é uma grande corporação que respeita o software livre.

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: OpenSuse trocando o Gnome pelo KDE4.0 na próxima versão, 21/1/2008
« Resposta #7 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 14:42 »
O KDE 4 parece mais com o WIndows Vista, e a SUSE fez um acordo como a Mircrosoft. Então tá na cara....
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline allanrock

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Meu Flickr
Re: OpenSuse trocando o Gnome pelo KDE4.0 na próxima versão, 21/1/2008
« Resposta #8 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 20:50 »
A Novell não está sofrendo boicote por ser uma empresa e muito menos por ser empresa capitalista. Muitos consideram que o acordo Microsoft/Novell fragiliza o movimento open source por torná-lo mais vulnerável a injunções legais por parte da empresa de Bill Gates. É um receio plenamente justificável, pois a Microsoft e aliadas estão sempre tentando encontrar fórmulas legais de reduzir o alcance ou viabilidade da licença GPL. Basta lembrar a recente batalha para substituir o direito autoral pela patente como meio de proteção ao software na União Européia, uma tentativa que por pouco não foi vitoriosa e que poderia ser fatal ao desenvolvimento do software livre.

Se ninguém pensa em boicotar a Red Hat ou Cannonical, outras empresas, é porque eles nunca fizeram este tipo de acordo. A Red Hat é uma grande corporação que respeita o software livre.

Entendo perfeitamente e acredito que mesmo com o acordo com a Microsft, o linux continuará com a filosofia de ser livre, afinal é justamente isso que atrai as pessoas a experimentá-lo. A Novell não será tão "idiota" de encher seu produto livre (Open Suse) de restrições de código proprietário...

Pelo menos ainda não pago nada por usá-lo...  ;D E creio que continuará assim...

Ser xiita é uma coisa, entender que parcerias trazem benefícios é ter a mente aberta... 8)

E quanto ao JefersonX ... e bem isso mesmo, existe O Windows, O MacOSX, e os 564564 Linux, legal nada demais, mas por que não facilitar e deixá-los, interoperantes?? tipo mudando apenas características básicas para cada usuário? existindo tipo um unico tipo de pacote por exemplo?? sei lá.. me corrijam se eu estiver viajando.. mas isso uniria toda a comunidade em um foco... O Linux
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2008, 20:55 por allanrock »

Offline HD883

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: OpenSuse trocando o Gnome pelo KDE4.0 na próxima versão, 21/1/2008
« Resposta #9 Online: 06 de Fevereiro de 2008, 10:46 »
O opensuse não tem nenhum ambiente de trabalho como padrão!!!!
http://pt.opensuse.org/Quest%C3%B5es_Mais_Frequentes#Qual_.C3.A9_o_ambiente_por_omiss.C3.A3o_do_openSUSE_-_GNOME_ou_KDE.3F
O autor do texto está completamente equivocado. O SUSE sim, tem como padrão o gnome, mas o opensuse não tem nenhum ambiente como padrão.
Numa pesquisa recente da qual não me lembro o link mostrava que a grande maioria dos utilizadores do opensuse usam kde.