uma caso qto aos codecs p/ mp3 vc nem precisa de fazer esforço, clique num arquivo mp3, que imediata/ o Ubuntu vai instalar sob demanda os cdecs p/ vc. Seu trabalho será apenas clicar em OK.
Eu não consegui escutar nenhum arquivo mp3 ainda no recém-instalado Ubuntu e não aparece nenhum programa ou cdecs automaticamente para instalar. Está abrindo um tocador (não me lembro o nome agora, estou em outro PC) e somente diz que falta cdecs... para mp3?!!
Se você usa o
Ubuntu 7.10 Gutsy, então vá no menu
Aplicações >
Acessórios >
Terminal e digite:
sudo apt-get updateeste comando irá atualizar o banco de dados dos repositórios de onde você vai baixar pacotes
.deb de programas para que sempre possa baixar o mais recente disponível dos repositórios. O comando sudo na frente significa que você vai usar o comando como super-usuário (
root) que pode tudo e portanto vai ser pedido uma senha que é a sua mesma de usuário. Não se preocupe que ao digitar a senha os caracteres **** não aparecem, ou seja, não aparece nada quando você digita, mas acredite que está digitando a senha sim.
Depois de atualizado o banco de dados, siga este link aqui:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,25857.0.htmlreferente a tudo de multimídia no
Ubuntu 7.10 Gutsy e que está como tópico fixado na seção
Dicas e Truques deste fórum. Veja os dois primeiros textos deste link mostrado logo acima.
Seguindo com calma o que é explicado por lá você terá seu Ubuntu totalmente configurado para ouvir mp3, ver vídeos com os codecs mais utilizados e etc.
Não se assuste com a quantidade de comandos que terá de fazer, basta, na maioria dos casos, somente copiar e colar no terminal os comandos em verde que tem no link indicado. Só vai ser preciso realizar estes passos uma vez e se nem tudo que estiver no link lhe interessar pule estes passos que não forem do seu interesse em instalar.