ADSL/Speedy IP fixo não navega, mas consigo "pingar" IPs no console

Iniciado por ewsg, 15 de Janeiro de 2008, 12:24

tópico anterior - próximo tópico

ewsg

Olá amigos!

Meu primeiro post aqui no fórum, e gostaria de parabenizar a todos pelo mesmo!  :)

Bom, após muita relutância, resolvi instalar o Kubuntu 7.10 na minha máquina, em dual boot, e tudo correu maravilhosamente bem. O único problema é em relação à internet: não consigo navegar de forma alguma.

Minha conexão é ADSL/Speedy, e possuo IP fixo. No windows, já "forço" as configurações de IP, DNS, gateway etc diretamente na placa de rede, e não preciso efetuar nenhum tipo de login.

No Ubuntu, não estou conseguindo configurar de forma alguma. Primeiro, tentei configurar através do KNetwork Manager, inserindo aí meu IP, a máscara e o gateway. Mas quando tento salvar as configurações, o sistema avisa que o Gateway inserido não é válido. Mas é o mesmo que utilizo no windows, como pode? rsrs

Aí, em seguida, tentei configurar as duas placas eth0 e eth1 para utilizar DHCP. Resultado, ambas detectaram um IP que não é o meu, e, sendo assim, sem navegação mais uma vez.

Aí, segui um tutorial daqui do fórum mesmo, que pode ser encontrado neste link.

Após digitar no terminal o comando:

sudo pppoeconf

É retornado um erro, contendo o seguinte:

CitarSorry, I scanned 4 interfaces, but the Access Concentrator of your provider did not responder. Please check your network and modem cables. Another reason for the scan failure may also be another runnning pppoe process which controls the modem.

Esta é a terceira vez em que tento utilizar o Ubuntu, e sempre esbarro neste problema.  :( Vale ressaltar que no Windows tudo corre muito bem, e não tenho nenhum problema, então, não existe a possibilidade de ser qualquer problema com minha conexão.

OBSERVAÇÃO: se abro o terminal e tento "pingar" um host qualquer, como por exemplo uol.com.br , diz que não foi possível encontrar o mesmo. Agora, se tento pingar um IP qualquer de algum site, o comando é executado normalmente.

Alguém teria alguma dica?  :)

Um grande abraço a todos!

csat

Citação de: ewsg online 15 de Janeiro de 2008, 12:24

OBSERVAÇÃO: se abro o terminal e tento "pingar" um host qualquer, como por exemplo uol.com.br , diz que não foi possível encontrar o mesmo. Agora, se tento pingar um IP qualquer de algum site, o comando é executado normalmente.

Verifique o que tem dentro do seu arquivo /etc/resolv.conf  digitando, no terminal, o comando sudo cat /etc/resolv.conf <enter>

Quando a rede está configurada corretamente podem ter lá dentro o seguinte:

nameserver numero_iP_do_seu_roteador

ou

nameserver numero_ip_do_DNS_do_seu_provedor
nameserver segundo_numero_ip_do_DNS_do_seu_provedor

Basta saber qual o numero do DNS do SPEEDY e colocar la dentro.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

ewsg

Olá, amigo. Obrigado! :)

Mas então, o comando "sudo cat /etc/resolv.conf" não surtiu nenhum efeito.

Utilizei "sudo kate /etc/resolv.conf" (pois havia visto no tópico que citei acima a respeito do editor kate) e aí abriu o resolv.conf, apesar de dar algumas mensagens estranhas antes.

O que achei estranho é que o resolv.conf está "vazio".

Você tem idéia do que devo inserir aí? E sobre o gateway, caso eu tenha de inserir as informações nesse arquivo, também insiro aí? De que forma?

Valeu mais uma vez. :)

RickMura

Cara não sei se te a ver, mas hoje de manhã meu micro só navegava em alguns pouquíssimos sites, como globo.com e terra.com.br, hotmail, este forum, etc, etc não estava entrando, nem pelo konquerior nem pelo opera.
O ping tava normal, certamente há algum problema de dns.

ewsg

Mas então, não encontrei onde insiro as infomações de DNS. Quer dizer, como disse ao csat acima, até abri o resolv.conf, mas o mesmo está vazio. Quer dizer que toda a configuração para internet é feita nesse arquivo?

Se sim, como posso configurá-lo? Tipo, como devo "preenchê-lo? É necessário reiniciar a máquina após?

Acho estranho que lá no KNetwork Manager, quando insiro meu gateway (minha conexão possui IP fixo), o mesmo diz que o gateway é inválido. Mas é o mesmo gateway que estou usando no windows.

ewsg

Então, pessoal, já fiz diversos procedimentos, e não adianta, não consigo configurar a internet no meu Speedy IP fixo. Aliás, desculpem se estou importunando vocês.  :-[

Já editei o /etc/resolv.conf, inserindo os dois nameservers do meu provedor ele estava em branco) e salvei o mesmo.

Depois disso, seguindo uma outra dica aqui do fórum, editei o /etc/network/interfaces, e deixei ele da seguinte maneira:

auto eth0
iface eth0 inet static
address MEUIPFIXO
netmask 255.255.255.0
gateway GATEWAYDOMEUPROVEDOR

Salvei todos os arquivos acima, e nada. Nem pingar endereços ou IP's no console consigo.

Sem contar que o Knetwork Manager possui duas conexões ativas, e mesmo desabilitando uma delas, quando fecho e reabro, estão as duas ativas. Aliás, não sei qual das minhas placas de rede é a eth0 e qual é a eth1 (O Speedy está ligado em uma placa off-board, e a placa mãe possui uma também, sem uso).

Alguém teria mais alguma dica?

Desde já agradeço.  :)

csat

Se você for no Google e colocar assim:

DNS speedy

Vão aparecer várias mensagens informando.  Uma delas diz que o DNS do speedy eram (na época da mensagem):

200.205.125.58
200.205.125.57

Se realmente forem esses basta fazer o seguinte em uma janela terminal de console:

sudo nano /etc/resolv.conf

Dentro do editor coloque assim:

nameserver 200.205.125.58
nameserver 200.205.125.57

Salve conforme a instrução do nano.  Acho que é Alt+x.

Para não precisar rebootar como no Windows... basta re-iniciarlizar a rede:

sudo /etc/init.d/networking restart

Feito isso se tudo estiver certo dê um ping em google.com.  Se resolver o endereço você está com a rede funcionando.  Se não resolver então volte ao início para descobrir o que mais precisa ser feito porque problemas de DNS geralmente são resolvidos assim.

PRECISA CONFIRMAR O DNS DO SPEEDY!!

Tem uma alternativa chamada OPENDNS cujos números são:

nameserver 208.67.220.220
nameserver 208.67.222.222

Csat (Ubuntu 8.04)

ewsg

Então, amigo, já utilizo o OpenDNS há bastante tempo, e primeiramente inseri os DNS's do mesmo no "resolv.conf". conforme abaixo:

208.67.222.222
208.67.220.220

Depois, tentei com os DNS's do UOL (meu provedor, infelizmente):

200.204.0.10
200.204.0.138

Mas de qualquer nada dá certo. Fiz tudo conforme acima, e nada funciona. :(

Algo está estranho, pois do Knetwork manager não aceita o gateway (gateway este que uso no Windows sem problemas), configurações não são gravadas (após configurar no mesmo, ao entrar novamente, se uso dhcp aparecem uns IP's totalmente doidos, e se forço o IP, não navega e diz que o gateway (correto, pois uso no windows), é inválido.

Além disso, todas as configurações feitas no resolv.conf e no /network/interfaces não surtem nenhum efeito, e tenho a impressão de que configurações feitas através do teraminal entram em conflito com as feitas através do KNetwork Manager (aliás, existe alguma forma de se limpar tudo o que foi feito neste último, e começar do zero? Não achei nada que me permitisse fazer isto.

Puxa, só falta isso pra iniciar o uso do Ubuntu. Estava tão empolgado, e a coisa agora empaca. E olha que sou do tipo que corre atrás, em diversos lugares, nas não encontrei nada que me ajude. Minha última esperança é este fórum.  :)

Agradeço desde já por qualquer ajuda.

Ewsg

csat

Citação de: ewsg online 15 de Janeiro de 2008, 21:21

Puxa, só falta isso pra iniciar o uso do Ubuntu. Estava tão empolgado, e a coisa agora empaca. E olha que sou do tipo que corre atrás, em diversos lugares, nas não encontrei nada que me ajude. Minha última esperança é este fórum.  :)

Agradeço desde já por qualquer ajuda.

Ewsg

Uma saída alternativa para ver como outras distribuições se comportam frente ao mesmo problema.  Você diz estar usando o Kubuntu.  Teste o Ubuntu, o Linux Mint 4.0, o SimplyMepis, etc.  Cada uma se comporta de uma forma diferente embora todas sejam Linux.

Csat (Ubuntu 8.04)

ewsg

Então, mas o problema é que antes disso, já havia usado o Ubuntu (com gnome), e ocorreu o mesmo problema.

Será que pode ser algo em meu modem? Acredito que não, pois o ruindows vai na boa.

Onde mais posso mexer/configurar?  :)

csat

Citação de: ewsg online 15 de Janeiro de 2008, 12:24

Minha conexão é ADSL/Speedy, e possuo IP fixo. No windows, já "forço" as configurações de IP, DNS, gateway etc diretamente na placa de rede, e não preciso efetuar nenhum tipo de login.

Como funciona esse "IP fixo"?  Quer dizer que independentemente de você desligar seu MODEM/ROTEADOR ele se mantém?  Se você entrar no site http://www.whatismyip.com/  ele sempre vai te informar o mesmo IP externo ou você está dizendo que o IP fixo é aquele interno que você atribui, ou seja, 192.168.xxx.xxx ou 10.xxx.xxx.xxx ??
Csat (Ubuntu 8.04)

ewsg

Olá CSAT!

Muito obrigado por sua ajuda e atenção!  :)

Então, meu IP é fixo, realmente. Meu Speedy é daqueles antigos (antigo HOME), e na época vendiam assim. Apesar de eu ter migrado meu plano para um mais veloz, continuo com IP fixo.

Ou seja, sempre tenho o mesmo IP, mesmo reiniciando a máquina, desligando e religando o modem, etc. É um único IP na internet. Já fiz tudo o que passei acima, inclusive tudo o que você me sugeriu, mas não adianta.  :(

Não sei o que pode ser. O modem acredito que não seja, pois no windows tenho internet numa boa.

Você, ou alguém mais, teria mais alguma idéia?

Agradeço mais uma vez por toda a ajuda.  :)

csat

Bem eu pensei aqui comigo caso meu IP externo fosse fixo.  Para mim não influenciaria em nada pois uso um ROTEADOR com a porta WAN ligada no MODEM ADSL da VELOX.  Para mim tanto faz o IP externo.  Eu preciso é que sempre tenha o IP externo presente ou seja que o ADSL esteja funcionando.

No roteador é que são feitas as configurações.  Na configuração WAN eu digo que vou usar PPPoE e informo o login/password de autenticação junto ao provedor.  Esse provedor serve apenas para autenticar a conexão com o VELOX.

Creio que no seu caso, conforme você já explicou, não tem a rotina de autenticação.  Então caso eu estivesse usando seu ponto físico de rede (linha ADSL/Telefone) eu iria tentar no roteador a STATIC IP.  Quando eu coloco esta opção no meu roteador somem os campos onde informo o login/password de autenticação.

No roteador tem as seguintes opções para WAN:  Dynamic IP, Static IP, PPPoE, outros.  Eu só usaria o Dynamic IP se o meu MODEM que no momento funciona como BRIDGE estivesse configurado para ROTEADOR.  Como ele está configurado para BRIDGE eu preciso do PPPoE no roteador.

Talvez fosse interessante você testar um ROTEADOR em conjunto com seu MODEM mas não posso garantir que esta seja a solução para seu atual problema.

Csat (Ubuntu 8.04)

ewsg

Então, na verdade, até ontem, eu não possuía roteador, e estava com o micro ligado direto no modem adsl.

Hoje comprei um roteador, um D-Link DI-604. e configurei no mesmo meu IP, como "static", e também os DNS's e o gateway. No windows, não preciso nem fazer nada, nas placas de rede deixo pra encontrar o IP automaticamente, e funciona numa boa.

Agora, no Ubuntu, continua da mesma forma, não sei mais o que faço.  :(

Uma vez ouvi falar que isso talvez seja devido ao meu modem adsl ser antigo e não funcionar com IPV6 (nativo no Ubuntu, não sei se a informação procede), e que eu teria que configurar o Ubuntu pra usar IPV4. Isto procede? Alguém tem alguma idéia de como faço isso, se é que esse é o problema?

Inclusive, tem algo estranho. Pois reinstalei o Kubuntu, após instalar o roteador, e ao editar o arquivo /etc/resolv.conf, sem que eu tivesse inserido nada, aí já constam os DNS's. Eu teria que fazer o mesmo com o gateway, ou não? Se sim, como?

Mais uma vez, muito obrigado por toda a ajuda, e desculpe pela amolação.  :)

ewsg

Puxa, agora é que a coisa complicou...  ???

Por algum motivo, na última instalação do Kubuntu, a mesma travou. Ficou mais der 40 minutos em 60%. Aí, reiniciei a máquina.

E agora, acho que deu algum pau no Grub, pois dá um erro 15, e não consigo mais entrar nem no windows.

Alguém sabe o que posso fazer?

Grato desde já pessoal, e desculpem mais uma vez.  :)