Autor Tópico: informacoes no console  (Lida 1539 vezes)

Offline Xing_Ling

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
informacoes no console
« Online: 12 de Janeiro de 2008, 08:47 »
como eu faço pra ver os comandos que o synaptic esta executando por tras da gui ?
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2008, 14:54 por Xing_Ling »

Offline alessandro_ufms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: synaptic
« Resposta #1 Online: 12 de Janeiro de 2008, 15:03 »
As mensagens igual o apt-get, que diz os pacotes que está instalando ou desinstando?

Na tela de aplicação das modificações tem uma flechinha escrito "Detalhes". É só clicar nela.

Offline Xing_Ling

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: synaptic
« Resposta #2 Online: 12 de Janeiro de 2008, 22:47 »
Mas ali nao mostra os comando que o synaptic utiliza, como por exemplo pra instalar apt-get install programa.
Eu acho que eu conseguia ver oq ele executava quando eu abria o synaptic chamando pelo console nao lembro se isso era com o ubuntu, mas agora num mostra mais nada.

Offline Xing_Ling

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: synaptic
« Resposta #3 Online: 13 de Janeiro de 2008, 14:53 »
na verdade, oq eu queria era saber como eu faco pra mostrar no console oq se passa quando eu executo um programa grafico.

Offline alessandro_ufms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: informacoes no console
« Resposta #4 Online: 13 de Janeiro de 2008, 16:59 »
Bom, não existe uma configuração universal para mostrar "comandos" que o software faz. É de inteira responsabilidade de quem fez o software mostrar os comandos feitos através da gui ou pela linha de comando.

No caso do Synaptic não sei se existe um parâmetro que faça com que ele mostre os comandos que ele faz via linha de comando.

Quase todos os softwares tem um modo debug para mostrar, na linha de comando (saída padrão), o que está se passando e é usado pelos programadores para "debugar" o programa. Porém terá que mexer no código fonte ou em alguma configuração para que o software passe a mostrar o modo debug e em algumas vezes compilar o código.

Para saber realmente o que se passa "atrás" da interface gráfica é só estudando o código fonte.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2008, 17:00 por alessandro_ufms »

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: informacoes no console
« Resposta #5 Online: 15 de Janeiro de 2008, 11:06 »
O adept tem um console de saída.  Tem uma interface gráfica bonita, simples e funcional.  Marco os pacotes que quero instalar e quando clico em apply ele abre uma janelinha de console e eu vejo todo o processo do apt-get.
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline Xing_Ling

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: informacoes no console
« Resposta #6 Online: 15 de Janeiro de 2008, 12:08 »
show esse adept