Autor Tópico: discos ntfs  (Lida 3623 vezes)

untitled

  • Visitante
discos ntfs
« Online: 14 de Janeiro de 2006, 21:55 »
li qualquer coisa num  site sobre linux ter dificuldades ou ser mais dificil , usar ou instalar , já nao me lembro, só que iria dar problemas, em discos ntfs , ....   tava já para instalar  o ubuntu numa partição, e noutra mantinha o windowsXP , vi que o meu disco é ntfs e não fat ...  posso instalar à mesma , ou vai dar mesmo  problemas ?  ..já agora , se eu instalar o ubuntu como estou a pensar fazer, numa partição à parte,  ..mais tarde posso desinstalar sem ter que formatar o disco? e aproveitar essa partição outra vez para o windows, ..ou terei mesmo de formatar o disco todo ?
obrigado..

EDITAR--- bem.., vi que não era nesta  parte  (dicas e truques)do forum em que queria por este post, ...era na secção /instalação...  .. :?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
discos ntfs
« Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2006, 22:57 »
**** MOVIDO ****
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
discos ntfs
« Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2006, 23:08 »
Agora respondendo a sua pergunta:

Você terá que criar uma partição com algum sistema de arquivos Linux (EXT2, EXT3, ReiserFS)! O Ubuntu não será instalado numa partição NTFS ou FAT do Windows.
Procure desfragmentar o seu Windows, depois você pode optar em criar uma partição FAT (por exemplo) com o Partition Magic, ou usar o particionador do Ubuntu durante a sua instalação!

ATENÇÃO: Faça Backups dos seus dados! O Ubuntu só apagará os seus dados se VOCÊ assim determinar durante o particionamento do HD!

Sim, depois você poderá desinstalar o Ubuntu e formatar apenas a partição que pertencia a ele, voltando a usar aquele espaço do HD com o Windows!
Não se esqueça de fazer o Backup dos seus dados! Se possível, chame alguém com mais experiência para te ajudar!


Abraços!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2