Autor Tópico: internet a rádio não funciona em ubuntu (RESOLVIDO)  (Lida 8580 vezes)

Offline dam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
internet a rádio não funciona em ubuntu (RESOLVIDO)
« Online: 05 de Janeiro de 2008, 10:12 »
Utilizo dual boot e de um dia pra outro me deparei com o seguinte problema em minha internet a rádio. Minha internet funciona perfeitamente no windows e com IP estático (fixo). Como abaixo:

Endereço IP 192.168.159.116
Máscara de sub-rede 255.255.255.0
Gateway padrão 192.618.159.254
Servidor DNS 192.168.159.254

Já no ubuntu de um dia pra outro a internet não funciona corretamente. Creio que seja algo relacionado ao DNS mas não consigo especificar correntemente pois não sou um conhecedor de redes. Quando digito um link, por exemplo, como o www.ubuntu.com, não entra no site. Mas quando digito o ip de um site qualquer, funciona perfeitamente. Ai vão alguns dados da rede no ubuntu. Ficaria muito grato se alguém me ajudasse ou pelo menos explicasse o que está acontecendo pois gosto mesmo de usar o ubuntu, sou iniciante em linux, e estou sendo obrigado a postar aqui pelo windows.

ifconfig:

eth0       Encapsulamento do Link: Ethernet  Endereço de HW 00:E0:7D:D0:B0:1E 
          inet end.: 192.168.159.116  Bcast:192.168.159.255  Masc:255.255.255.0
          endereço inet6: fe80::2e0:7dff:fed0:b01e/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:117 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:135 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:29201 (28.5 KB) TX bytes:15302 (14.9 KB)
          IRQ:18 Endereço de E/S:0xe000

lo         Encapsulamento do Link: Loopback Local 
          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Métrica:1
          pacotes RX:8 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:8 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:0
          RX bytes:845 (845.0 b) TX bytes:845 (845.0 b)

interfaces:

# This file describes the network interfaces available on your system
# and how to activate them. For more information, see interfaces(5).

# The loopback network interface
auto lo
iface lo inet loopback

# The primary network interface
auto eth0
iface eth0 inet static
   address 192.168.159.116
   netmask 255.255.255.0
   network 192.168.159.0
   broadcast 192.168.159.255
   gateway 192.168.159.254
   # dns-* options are implemented by the resolvconf package, if installed
   dns-nameservers 192.168.159.254

resolv.conf:

nameserver 192.168.159.254
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2008, 10:58 por dam »

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: internet a rádio não funciona em ubuntu
« Resposta #1 Online: 05 de Janeiro de 2008, 18:03 »
Obviamente seu problema é de DNS que não resolve os nomes dos sites.  Tente descobrir qual o DNS do seu provedor de acesso (primário e secundário) e faça o teste de colocar dentro do arquivo /etc/resolv.conf.

Exemplo, no Rio de Janeiro, o VELOX usava:  200.149.55.142  e 200.165.132.155

Então o /etc/resolv.conf ficaria

nameserver 200.149.55.142
nameserver 200.165.132.155

Faça isso usando um editor:

sudo gedit /etc/resolv.conf

depois disso tente re-inicializar a rede para ver com o comando:

sudo /etc/init.d/networking restart

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline leo2005

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
    • Ver perfil
Re: internet a rádio não funciona em ubuntu
« Resposta #2 Online: 05 de Janeiro de 2008, 18:46 »
Se esta funcionado no windows, por que não pega os endereços do DNS dele com "ipconfig /all" e coloca-os na configuração do Linux como sitado acima?
Alias Ip fixo? Só por curiosidade, quanto vc esta pagando a mais por isto?

Offline dam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: internet a rádio não funciona em ubuntu
« Resposta #3 Online: 05 de Janeiro de 2008, 20:04 »
csat
Quanto ao DNS estou utilizando o mesmo do windows (192.168.159.254) não sei...pq não está funcionando... funcionava. Vou verificar jundo ao provedor quais são os DNS primário e secundário pois não tenho conhecimento deles.

leo2005
O DNS que estou adotando no linux é o mesmo que adotei no windows.
Quanto ao ip, ele é fixo (estático) mas não é verdadeiro, é um ip falso (192.168.XXX.XXX). O que sei é que ele não é observável da internet, só dentro da rede local? certo? Creio que pagaria a mais se ele fosse um ip verdadeiro... não é? Se estou enganado me corrija.

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: internet a rádio não funciona em ubuntu
« Resposta #4 Online: 05 de Janeiro de 2008, 21:24 »
csat
Quanto ao DNS estou utilizando o mesmo do windows (192.168.159.254) não sei...pq não está funcionando... funcionava. Vou verificar jundo ao provedor quais são os DNS primário e secundário pois não tenho conhecimento deles.

leo2005
O DNS que estou adotando no linux é o mesmo que adotei no windows.
Quanto ao ip, ele é fixo (estático) mas não é verdadeiro, é um ip falso (192.168.XXX.XXX). O que sei é que ele não é observável da internet, só dentro da rede local? certo? Creio que pagaria a mais se ele fosse um ip verdadeiro... não é? Se estou enganado me corrija.


Na realidade você está usando o DNS que representa o IP o seu roteador e que, por coincidência é o mesmo do Windows.  Por exemplo o meu roteador tem a interface de acesso com o número 192.168.0.1.  Os DNS dentro do roteador tem os IPs 0.0.0.0.  Quando ele se conecta na internet ele recebe os números IP referentes ao DNS do provedor.

Entretanto nada impede que eu adapte meu /etc/resolv.conf com o DNS que eu quiser.  Existe até um site chamado openDNS onde você coloca o DNS deles que são:

208.67.220.220
208.67.222.222

E funcionam também.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline dam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: internet a rádio não funciona em ubuntu
« Resposta #5 Online: 06 de Janeiro de 2008, 09:33 »
csat

Agradeco a atencao.
Infelizmente nao funcionou. Mudei o /etc/resolv.conf para o seguinte:

nameserver 208.67.220.220
nameserver 208.67.222.222

E reiniciei a rede assim:

sudo /etc/init.d/networking restart

Continua do mesmo jeito. Caso tenha outra opcao? Estou apreensivo. Caso fosse o DNS, creio que sua instrução resolveria o problema. Sera que ha a possibilidade de ser outra coisa?

Mais algumas informação: Isso esta acontecendo nos dois PCs que tenho aqui. Um com ubuntu 7.04 e outro com 7.10. Quando utilizo o live cd ubuntu 6.06, consigo configurar a rede e conecta numa boa (tanto que estou usando o live cd agora). Estou passando a acreditar que nao seja problema com o DNS e sim alguma configuracao.

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: internet a rádio não funciona em ubuntu
« Resposta #6 Online: 06 de Janeiro de 2008, 10:48 »
Utilizo dual boot e de um dia pra outro me deparei com o seguinte problema em minha internet a rádio. Minha internet funciona perfeitamente no windows e com IP estático (fixo). Como abaixo:

Vamos, aos poucos, tentando isolar o problema.  Qual a placa-mãe do computador?  Você está usando a placa de rede que vem junto com a placa-mãe?  Pergunto isso pois a minha, super moderna placa-mãe, uma Gigabyte GA-P35C-DS3R, apresenta problema com a rede  quando uso alternadamente o Windows e o Linux.  O problema estava no software que vem junto com o disco da placa-mãe que fazia a placa de rede ficar em modo adormecido após o boot.  Tentei por várias formas mas era um bug mesmo.  No Vista não tinha problema porque ele reconhecia a placa e eu não precisava carregar o driver contido no cdrom.  Atualmente isolei na BIOS essa placa de rede e coloquei outra em um SLOT vago PCI e não carreguei mais o driver do cdrom original.  Esse assunto pode ser facilmente comprovado ao fazer uma pesquisa no Google.

São problemas muito estranhos e várias tecnologias envolvidas tornando, as vezes, difícil o diagnóstico.  Eu notava, com o microcomputador na bancada de reparos, que o LED indicador de presença de sinal de rede apagava quando eu usava o Windows e reinicializava com o Linux e ficava apagado.  Quando eu desligava o micro, retirava o cabo de rede e o colocava novamente e em seguida dava o boot pelo Linux o LED respectivo da rede se acendia e se mantinha aceso indicando a presença de rede.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline dam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: internet a rádio não funciona em ubuntu
« Resposta #7 Online: 06 de Janeiro de 2008, 18:11 »
Como dito anteriormente, tenho dois computadores:
(1) notebook dell latitude 120L [ com dual boot, windows xp home e linux ubuntu 7.04 ] {Utilizo a porta de rede disponível no notebook}.
(2) pc genérico [ apenas com linux ubuntu 7.10 ] placa mãe asus A7N266-VM { Utilizo uma placa de rede off board, não sei o fabricante}.

Gostaria de evidenciar que a muito tempo tenho a internet funcionando neles sem nenhum problema e de um dia pra outro, ambos não acessam (usando firefox) a internet, ou melhor, só acesso sites que tenho conhecimento do ip. E isso só ocorre no linux enquanto o windows está tudo funcionando normalmente.
Detalhe: com o live cd a internet funciona corretamente.

Qualquer outra informação, peço que me dê dicas de como obtê-las. Amanhã vou testar o notebook em outro ponto de acesso a internet (com DHCP) e reportarei o acontecido.


Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: internet a rádio não funciona em ubuntu
« Resposta #8 Online: 06 de Janeiro de 2008, 18:43 »
As vezes eu me confundo um pouco pois já faço parte do time dos "Dinos"...  O que você quer dizer exatamente com "internet a rádio"???  Significa dizer que você tem um MODEM ligado na internet e nesse MODEM você tem um roteador wireless (sem fio)?  É isso?

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Redley

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: internet a rádio não funciona em ubuntu
« Resposta #9 Online: 06 de Janeiro de 2008, 19:47 »
Qual a marca e modelo de sua placa wireless?

Offline dam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: internet a rádio não funciona em ubuntu
« Resposta #10 Online: 07 de Janeiro de 2008, 20:31 »
csat
Favor verificar que há transferência de dados (ver dados retornados pelo ifconfig na primeira mensagem).
RX bytes:29201 (28.5 KB) TX bytes:15302 (14.9 KB)

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: internet a rádio não funciona em ubuntu
« Resposta #11 Online: 07 de Janeiro de 2008, 21:20 »
csat
Favor verificar que há transferência de dados (ver dados retornados pelo ifconfig na primeira mensagem).
RX bytes:29201 (28.5 KB) TX bytes:15302 (14.9 KB)

Mas que resposta enigmática... devo entender que está usando uma rede sem fio (wireless) que é chamada de internet a radio.  Pronto, agora falta responder a indagação do outro colega referente ao equipamento usado e não seja tão resumido para que a ajuda venha mais rápido.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline dam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: internet a rádio não funciona em ubuntu
« Resposta #12 Online: 08 de Janeiro de 2008, 10:57 »
csat

Me desculpe, tive alguns problemas para postar minha mensagem no forum ontem.

Quanto a internet, ela não é desta que esta pensando. Em meu pc não há placa wireless. Utilizo a placa de rede convencional (cabo) que esta ligado a um switch (provavelmente) e este possui uma conecção ao porvedor (via rádio). Este é um tipo de conecção muito comum em cidades do interior onde não há banda larga.

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: internet a rádio não funciona em ubuntu
« Resposta #13 Online: 08 de Janeiro de 2008, 14:16 »
csat
Quanto a internet, ela não é desta que esta pensando. Em meu pc não há placa wireless. Utilizo a placa de rede convencional (cabo) que esta ligado a um switch (provavelmente) e este possui uma conecção ao porvedor (via rádio). Este é um tipo de conecção muito comum em cidades do interior onde não há banda larga.

Por que "provavelmente"?  O cabo de rede vai ao switch e acabou?  Até onde entendo o switch é para ligar um ou mais equipamentos de rede mas ele tem uma saída para alguma coisa (MODEM, ROTEADOR).  Esse MODEM e/ou ROTEADOR não ficam na sua residência ou seja você não tem poder de alterar ou configurar ou verificar porque funciona com um tipo de sistema e com o outro não?

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline dam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: internet a rádio não funciona em ubuntu
« Resposta #14 Online: 08 de Janeiro de 2008, 21:00 »
Digo "provavelmente" porque o switch não está em minha residência. Sei que este está conectado de alguma forma a uma antena externa.

Qual o seu palpite sobre o problema ocorrido? Por que funciona com ip e não com domínio?  Como faço para configurar a rede pelo terminal? Por que a internet funciona normalmente pelo live cd e windows e não funciona no linux instalado no hd?